Santo André conquista o título da Copa do Brasil

Globo Online

Atualizada em 27/03/2022 às 15h02

RIO - O Santo André bateu o Flamengo por 2 a 0 na noite desta quarta-feira, calando o Maracanã lotado e conquistando o título da Copa do Brasil. Sandro Gaúcho, aos 7, e Élvis, aos 22, ambos no segundo tempo, marcaram os gols da histórica conquista do time do ABC paulista.

O Santo André não se intimidou com a torcida que lotou o Maracanã. O time de Péricles Chamusca começou o jogo tocando a bola e ocupando o campo de ataque, mas sem levar perigo ao gol de Júlio César. Com menos de 10 minutos Abel foi forçado a queimar uma substituição, trocando Robson, que machucou o tornozelo esquerdo, por Jônatas. O Santo André seguia tocando a bola - aos 13 minutos de jogo, o time paulista tinha 71% de posse de bola. Com um meio-campo formado basicamente por marcadores, o Flamengo não aproveitava os espaços que o Santo André dava.

O Flamengo só foi levantar sua torcida aos 21 minutos, quando Jônatas recebeu bom passe dentro da área, mas chutou em cima da zaga paulista. Felipe começou a aparecer mais para o jogo na ponta direita, prendendo a bola e chamando os marcadores. O Santo André respondeu aos 25 com seu primeiro lance de perigo - um chute de fora da área de Ramalho à esquerda do gol do Flamengo.

O segundo tempo começou com o Santo André se soltando um pouco mais. A recompensa veio aos 7 minutos. Élvis cobrou escanteio da direita e Sandro Gaúcho, completamente sozinho dentro da pequena área, escorou para o gol: 1 a 0 Santo André e silêncio no Maracanã. Abel tratou de mexer em seu time aos 15, tirando Roger e Douglas Silva e colocando em campo Athirson e Negreiros.

O Flamengo ensaiou uma pressão, mas ao mesmo tempo concedeu generosos espaços ao contra-ataque do Santo André. Osmar escapou pela ponta esquerda aos 22 minutos e cruzou na área para Élvis, que se antecipou a Fabiano Eller e tocou à esquerda de Júlio César: 2 a 0 Santo André. O segundo gol caiu como um balde de água fria no time e na torcida do Flamengo, que aos poucos começou a deixar o estádio. O Santo André passou a tocar ainda mais a bola, saindo com consciência e levando perigo nos contra-golpes.

Nos minutos finais, sem forças para buscar o empate, o Flamengo ainda ouviu gritos de "olé" de sua própria torcida. O Santo André manteve a calma, seguiu tocando a bola e merecidamente conquistou o inédito título de campeão da Copa do Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.