RIO - Depois de estrear no comando do Botafogo com o empate em 1 a 1 diante do Figueirense, sábado, no Caio Martins, o técnico Mauro Galvão disse ter detectado o primeiro problema na equipe. Segundo ele, há uma queda de rendimento na etapa final das partidas e, por causa disso, será preciso rever o trabalho que vem sendo feito.
- Vou pegar as avaliações físicas dos jogadores e checar se há algo errado. Não quero falar nada antes de saber exatamente o que está acontecendo, mas tenho a semana inteira para resolver isso.
O preparador físico Altamiro Bottino, no entanto, garante que não há nada errado com o preparo dos jogadores. Diante da má campanha do time não apenas no Campeonato Brasileiro, mas também em todo o ano do centenário alvinegro, ele afirma que o problema é mesmo emocional.
- Existem vários estudos científicos comprovando que a ansiedade pode atrapalhar drasticamente o desempenho físico do atleta. Não só no futebol, mas até mesmo em tropas de elite do exército e na polícia militar.
Galvão, por sua vez, acredita que não há necessidade de buscar ajuda de um profissional para cuidar da parte psicológica dos jogadores.
- É muito cedo para falar nisso. O assunto é válido, mas se o time começar a vencer irá recupera o lado emocional.
Bottino lembra que o elenco está praticamente no mesmo nível e explica as diferenças existentes.
- O grupo já atingiu o preparo físico ideal. Os que demoraram mais a chegar no ponto que queríamos foram aqueles que chegaram por último. Agora, apenas o Schwenk está trabalhando para chegar lá - disse, refereindo-se ao ex-atacante do Cruzeiro contratado há menos de uma semana.
Ao mesmo tempo em que diz que o Botafogo tem um elenco de qualidade, o treinador alvinegro falou nesta segunda-feira que não queria heróis dentro da equipe. Para evitar uma polêmica desnecessária, ele tratou de esclarecer o que quis dizer.
- Talvez eu tenha um exagerado um pouco, mas minha intenção foi lembrar que cada jogador possui uma função no time e tem de cumpri-la. Se tem uma posição, não pode abondoná-la, pois isso pode gerar problemas para outros companheiros. Se todos trabalharem por um mesmo objetivo, poderemos alcançar os resultados desejados.
Quem voltou aos treinos foi o goleiro Jefferson, recuperado de dores lombares. Ele ficou fora do time nos últimos dois jogos, contra Grêmio e Figueirense, e esta à disposição de Galvão para o clássico contra o Vasco, domingo, no Maracanã.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.