Infraestrutura

Justiça determina interdição de escola municipal em Esperantinópolis

A Justiça determinou a transferência dos alunos e professores para outras escolas.

Divulgação/MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

ESPERANTINÓPOLIS - A pedido da Promotoria de Justiça da Comarca de Esperantinópolis (a 325 km de São Luís), a Justiça determinou a imediata interdição da Escola Municipal Getúlio Vargas e a transferência dos alunos e professores do estabelecimento para outras escolas do município. A determinação judicial obriga, ainda, o Município de Esperantinópolis a realizar licitação para viabilizar a reforma da escola em 120 dias não prorrogáveis.

A decisão é resultado de Ação Civil Pública com pedido de liminar, ajuizada em 12 de novembro, pelo promotor de justiça da Comarca, Paulo Roberto da Costa Castilho, contra a prefeitura do município.

O pedido de interdição foi motivado pela precariedade das condições estruturais da escola, verificadas durante as vistorias realizadas no período de 22 a 24 de outubro pelo representante do Ministério Público do Maranhão (MPMA) e pela secretária de Educação de Esperantinópolis, Maria Jucilene Uchôa, em todas as escolas do município.

As inspeções tiveram por objetivo averiguar a situação estrutural dos prédios escolares, a frequência dos alunos e servidores públicos e a qualidade da merenda servida aos estudantes.

Rachaduras e buracos

Na escola interditada, o promotor de justiça constatou a existência de rachaduras e buracos nas paredes e no chão, evidenciando sérios riscos de desmoronamento da edificação, o que, consequentemente, coloca em risco a segurança física dos alunos e dos funcionários.

"Na Escola Municipal Getúlio Vargas foi possível enxergar, entre as rachaduras das paredes, o lado externo do prédio e retirar com as mãos o reboco da parede. Isso demonstra que a estrutura do prédio apresenta sérios riscos de desabar", assevera o promotor.

Na decisão judicial, o juiz Rômulo Lago e Cruz destaca que "está comprovado que a estrutura da escola está significativamente comprometida, necessitando de reparos urgentes".

A multa por descumprimento foi estipulada em R$ 1 mil diários.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.