Pergentino Holanda
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Malu e Miécio Dias em São Luís

E mais: A nova campanha já começou

PH

- Atualizada em 06/10/2026 às 11h30
Família maranhense há anos radicada na Bélgica, Malu e Miécio Dias iniciaram a semana revendo São Luís. Vieram acompanhados dos filhos Meikerlen Dias Wassouf e Miécio Dias Filho e foram matar saudade dos quitutes do restaurante Cabana do Sol, onde foram saudados pelo Repórter e amigo PH
Família maranhense há anos radicada na Bélgica, Malu e Miécio Dias iniciaram a semana revendo São Luís. Vieram acompanhados dos filhos Meikerlen Dias Wassouf e Miécio Dias Filho e foram matar saudade dos quitutes do restaurante Cabana do Sol, onde foram saudados pelo Repórter e amigo PH

Abstenção e desilusão política

Razões como a desilusão política e a facilidade para justificar o voto fizeram o primeiro turno da eleição presidencial registrar o maior percentual de abstenção desde 1998.

Por trás do índice de 21,08% há uma multidão de 33.469.244 votantes que deixaram de comparecer às seções eleitorais no domingo (4).

Mesmo que uma pequena parte desse contingente resolva comparecer às urnas na segunda etapa, seria o suficiente para fazer disparar a vantagem de Flávio Bolsonaro (PL) ou garantir uma virada a Luiz Inácio Lula da Silva (PT): a quantidade de ausentes é 15 vezes maior do que a diferença de votos entre os dois concorrentes – que foi de 2.224.965.

Especialistas apontam motivos variados para o crescente desinteresse dos brasileiros em determinar quem deve ser o presidente do país.

Abstenção e desilusão política…2

Desde 2006, quando o percentual de abstenção no primeiro turno recuou de 20,47% para 16,75%, esse índice tomou o sentido oposto e cresceu 4,3 pontos percentuais.

Para alguns cientistas políticos, hoje a ausência pode estar sendo utilizada pelo eleitorado como forma de expressar desencanto com a política por fatores como a excessiva polarização ideológica, as tensões envolvendo o Supremo Tribunal Federal (STF) e o escândalo do Banco Master:

Como isso resulta em uma crise sistêmica que envolve desvio de recursos, pode ter gerado um aumento desse sentimento de desencanto.

Antes das urnas eletrônicas, o voto de protesto era feito por meio de xingamentos escritos na cédula. Hoje, a abstenção é utilizada como uma forma de manifestar insatisfação.

Abstenção e desilusão política…3

Há cientistas ainda que opinam: como a rejeição aos dois principais concorrentes é elevada, ao redor de 50%, uma fatia de eleitores que não se filia tanto ao lulismo quanto ao bolsonarismo não se satisfez com as demais opções oferecidas na urna.

Essa fatia do eleitorado, estimada em cerca de um terço, não encontrou no sistema político opções de centro que a agradassem. O próprio sistema restringe o surgimento de nomes alternativos porque tem interesse em manter a polarização para alavancar votações para o Congresso e as assembleias.

Por um lado, pode ser atribuído à rejeição aos principais candidatos e à percepção de ausência de alternativas. O mesmo cenário se repetiu em algumas eleições estaduais. Por outro lado, ficou mais fácil justificar a ausência.

Isso faz com que, na prática, o voto seja facultativo.

A legislação permite que a justificativa seja feita via aplicativo do celular e, caso não seja formalizada, é aplicada multa de R$ 3,51 por turno.

A nova campanha já começou

Os candidatos que disputam o segundo turno das eleições gerais à Presidência da República e aos governos estaduais e do Distrito Federal retomaram ontem, às 17h, suas campanhas eleitorais, 24 horas depois do encerramento das urnas.

Já são permitidos comícios, carreatas, caminhadas e distribuição de panfletos, além de propagandas e divulgações pagas na internet e em meios impressos. O prazo de encerramento dessas atividades começa no dia 22 de outubro, com o fim do uso de equipamentos sonoros.

O dia 23 é o limite para veiculação de propaganda paga e, no dia 24, termina o prazo para distribuição de material, além de realização de passeata e carreata. A votação será no dia 25.

A nova campanha já começou...2

Para cada atividade, as regras também mudam. As que fazem uso de alto-falantes ou amplificadores de som móveis, como as carreatas, as campanhas só são permitidas entre as 8h e as 22h. Para equipamentos fixos em comícios, o som poderá funcionar até a meia-noite.

As divulgações pagas na internet e impressos têm limite de 10 anúncios por veículo, em datas diversas. Em caso de publicações impressas, as campanhas devem ser limitadas ao tamanho equivalente a 1/8 de página de jornal padrão e a 1/4 de página de revista ou tabloide.

A nova campanha já começou...3

A propaganda eleitoral no rádio e na televisão para o 2º turno das Eleições 2026 começa na sexta-feira e vai até o dia 23.

No rádio, a propaganda política será veiculada às 7h e ao meio-dia. Na TV, o horário eleitoral vai ao ar às 13h e às 20h30min. As exibições serão divididas em dois blocos diários de dez minutos para cada cargo, sendo cinco minutos por candidato.

As emissoras também reservam 25 minutos diários para inserções de 30 ou 60 segundos, distribuídas de forma igualitária, conforme as regras previstas na legislação eleitoral.

Direita tradicional, a maior derrotada

A expressiva vantagem de Flávio Bolsonaro (PL) sobre Lula (PT) no primeiro turno o coloca como amplo favorito a vencer a disputa presidencial.

Confirmada essa tendência, será uma queda retumbante da esquerda.

Mas a maior derrotada das eleições deste ano é a direita tradicional – que cedeu lugar de vez ao bolsonarismo.

Nos governos, nas bancadas estaduais e federais, candidatos do PL derrotaram representantes de outros partidos de direita que há anos dominavam o poder.

É uma onda bem mais forte do que em 2018 – quando Jair Bolsonaro foi eleito na esteira da desilusão provocada pela Lava-Jato.

Empresa que transforma vidas

O Hospital dos Servidores Estaduais (HSE – HSLZ) recebeu o troféu “Empresa que Transforma Vidas”, concedido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) e pelo Serviço Social do Comércio (SESC-MA).

A homenagem reconheceu o hospital como uma das 20 maiores empresas maranhenses em arrecadação de contribuições para o Sistema S.

Realizada na sede da Fecomércio-MA, a solenidade reuniu representantes das organizações homenageadas.

O diretor-geral do HSE, Plínio Túzzolo, representou o hospital e recebeu o troféu das mãos do presidente da Federação, Maurício Feijó.

O Diretor Geral do HSE – HSLZ, Plínio Túzzolo, recebendo o troféu do SESC “Empresa que Transforma” das mãos do Pres. da Fecomécio-MA, Maurício Feijó e do Superintendente Max de Medeiros
O Diretor Geral do HSE – HSLZ, Plínio Túzzolo, recebendo o troféu do SESC “Empresa que Transforma” das mãos do Pres. da Fecomécio-MA, Maurício Feijó e do Superintendente Max de Medeiros

DE RELANCE

O ‘day after’ de Eduardo Braide

No dia seguinte à vitória consagradora no primeiro turno, o governador eleito do Maranhão, Eduardo Braide, deu novas pistas sobre a postura que pretende adotar no cargo, as agendas prioritárias e o perfil da gestão.

A sinalização de que formará um secretariado técnico, com nomes que dominem as áreas que vão comandar, é um indício promissor.

Os momentos que se seguem a triunfos eleitorais são de justa comemoração e impregnados de otimismo.

A realidade que espera a nova gestão, no entanto, é intrincada. Aguarda-se que o governador eleito, ao assumir as suas funções, pratique uma conduta conciliatória, forme e mantenha uma equipe pautada pela eficiência e consiga entregar ótimos resultados à população maranhense. 

Derrame santinhos

No domingo, ruas e calçadas próximas a locais de votação amanheceram cobertas por santinhos.

O derrame de material de campanha, além de deixar grande volume de papel espalhado pela cidade, é considerado propaganda eleitoral irregular quando ocorre nas proximidades das seções eleitorais.

Ausência e justificativa

Quem não votou neste domingo poderá votar normalmente no segundo turno, desde que esteja em situação regular.

Uma ausência não impede a participação na outra etapa da eleição. Mas a falta precisa ser justificada até 3 de dezembro.

O procedimento pode ser feito pelo e-Título, pelo Autoatendimento Eleitoral nos sites do TSE e dos TREs ou diretamente em cartório eleitoral, com documento que comprove o motivo da ausência.

Emoções eleitorais

Concordo com o leitor Nelson Noschang quando afirma que cada eleição é um laboratório para os profissionais que lidam com a mente humana. Só eles podem fazer uma análise aprofundada desta nossa usina de sentimentos.

O campo de estudo pode ser individual ou coletivo. O bem e o mal, o certo e o errado, o ético e o antiético, a moral e o imoral dependem do caráter e da personalidade de cada um.

Pessoas criadas num mesmo ambiente familiar, que tiveram a mesma base de valores, nesses momentos divergem violentamente. Não importa o nível cultural ou a classe social, mas sim o que eu penso. E, se não há uma reciprocidade, está instalado o conflito.

Lutamos para que a democracia vença, mas no fundo somos ditadores, desde nossa primeira golfada de ar.

Nobel de Medicina

O Prêmio Nobel de Medicina 2026 reconheceu um cientista americano e dois alemães por seu trabalho no campo da optogenética, área que permite compreender como determinadas células contribuem para a aprendizagem, o medo, o vício e o movimento.

As pesquisas do psiquiatra e neurologista americano Karl Deisseroth e de seus colegas alemães Peter Hegemann e Georg Nagel poderiam levar a um eventual tratamento para transtornos neurológicos e sensoriais, como a doença de Parkinson e a epilepsia. Na medicina clínica, os pesquisadores utilizam esse método para tentar restaurar a visão em pessoas com deficiência.

Os laureados receberão US$ 1,2 milhão (cerca de R$ 6,3 milhões). Até dia 12 serão conhecidos os vencedores em outras áreas.

Comprinha vai chegar

A novela dos Correios teve fim após 15 dias de cartas paradas e pacotes acumulados.

O TST bateu o martelo, concedeu um reajuste salarial de 4,09% retroativo a agosto e garantiu que o trabalhador não tenha os dias parados descontados no contracheque.

A estatal bem que tentou carimbar a paralisação como abusiva e aplicar multa pesada nos sindicatos para sair por cima, mas a Corte deu um nó nas intenções da empresa e mandou a categoria compensar o tempo perdido de braços cruzados.

Para o consumidor que esperava encomenda, fica o alívio; para a direção da estatal, sobrou aceitar a derrota e botar a frota na rua.

Relatos Inspiradores

Classificada nos três primeiros lugares de um concurso do Conselho Federal de Administração, Jacira Haickel, que ficou entre as três primeiras colocações, com um relato sobre a gestão do Blue Tree São Luís, teve o seu trabalho publicado no livro Relatos Inspiradores, que reúne histórias de administradores pelos 60 anos do Conselho.

O lançamento será hoje, às 18h30, no Oito Restaurante do Blue Tree.

 Floratta Blue Crystal

O Boticário, que tem a empresa Gentil Negócios (dos irmãos Glícia, Glenda e Glauber Gentil com franqueados nesta Capital) inaugura uma nova fase do mercado de florais frescos e apresenta Floratta Blue Crystal.

A novidade traduz a tendência internacional clean chic para a perfumaria feminina ao combinar o frescor dos florais aldeídicos à assinatura única de Floratta, construída pela potência da Gardênia e pela delicadeza da Rosa.

O resultado é uma criação que une a sensação revigorante de pós-banho à feminilidade e à sofisticação que marcam o DNA da marca.

Floratta Blue Crystal...2

Assinada pelo renomado perfumista internacional Christian Alori, a inovação é impulsionada pelo exclusivo Acorde Crystal Flower, fusão do frescor magnético da Flor de Alecrim ao conforto envolvente de Musk. Desenvolvida com moléculas aldeídicas proprietárias da casa de fragrância IFF, a novidade entrega um perfil efervescente, leve e radiante, garantindo alta difusão com extrema delicadeza.

Ao inaugurar a estrutura aldeídica na linha Blue, a criação utiliza moléculas capazes de conferir um brilho vibrante à fórmula, amplificando a luminosidade da fragrância, o que remete à sensação aconchegante de pele recém-saída do banho.

Conhecido como “laundry fragrance”, esse perfil olfativo é muito procurado no mercado de nicho internacional.

O Boticário inaugura uma nova fase do mercado de florais frescos e apresenta Floratta Blue Crystal
O Boticário inaugura uma nova fase do mercado de florais frescos e apresenta Floratta Blue Crystal

Vinhos ao mar

São Luís se prepara para viver uma experiência especial que une vinhos, gastronomia, música e um dos mais belos cenários da Ilha do Amor.

No próximo dia 10 de outubro, será realizado o evento Vinhos ao Mar – 1º Sunset Open Wine de São Luís, na Quinta do Lago, no Olho d’Água.

O evento reunirá uma grande seleção de rótulos de diferentes partes do mundo, com vinhos do Brasil, Chile, Argentina, Itália, França, Espanha e Portugal, em uma experiência Open Wine.

Vinhos ao mar...2

A gastronomia também será protagonista. O evento contará com Open Food sob o comando da chef Lourdes Medeiros, com um menu especialmente pensado para acompanhar e harmonizar com os vinhos servidos durante o sunset.

E vinho, gastronomia e pôr do sol pedem boa música. A programação musical terá curadoria de Halan Freitas e contará com os DJs Blemes, Diego Moura e Panda, além de apresentação de banda, criando a trilha sonora para uma tarde que promete avançar pela noite em clima de celebração.

Para escrever na pedra:

“A juventude é o tempo de estudar a sabedoria; a velhice, o tempo de praticá-la”. Do filósofo francês Jean-Jacques Rousseau.

TRIVIAL VARIADO

Recorde: A reeleição de Erika Hilton (PSOL), 33 anos, para o cargo de deputada federal por SP veio acompanhada de um recorde: ela foi a mulher mais votada de todos os tempos para ocupar uma cadeira da Câmara dos Deputados. No total, acumulou 1.596.472 votos.

Os mais votados: Lucas Pavanato, de SP, e Nikolas Ferreira, de MG, ambos do PL, conquistaram mais de 3 milhões de votos cada um. Assim, eles se tornaram os dois deputados federais mais votados da história do país.

Executivo e Legislativo: Foram eleitos no último domingo, no Brasil, 95 candidatos autodeclarados pretos e 436 autodeclarados pardos.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Receba também as principais notícias do Maranhão, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail. Cadastre-se gratuitamente no Imirante.com e ative a opção "Receber conteúdos por e-mail" para acompanhar a Newsletter do Imirante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.