PH: 50 anos de Guga
E mais: Flávio Dino e aula magna
50 anos de Guga
Nesta quinta-feira, 10 de setembro de 2026, dedico parte desta coluna diária ao legado do ídolo que fez o Brasil acreditar no tênis.
Gustavo Kuerten, o maior tenista da história do Brasil, está completando 50 anos. Os 20 títulos conquistados por ele são apenas uma parte da sua grandeza como atleta incomparável.
Não são poucos os profissionais que tiveram a oportunidade de conviver com ele durante a carreira, E todos exaltam o lado humano do ex-tenista, algo que o tornou um atleta ainda maior.
A resiliência, o lado humano, a simplicidade e, claro, o talento são os legados do Guga no esporte.
50 anos de Guga...2
A primeira vez que vi Guga brilhando numa quadra de tênis foi num torneio realizado no Hotel Quatro Rodas, em São Luís. Depois, o aplaudi em várias partidas vitoriosas em Roland Garros, na França, palco de seus maiores feitos nesse esporte.
Toda essa emoção em espaços divididos com celebridades como o ex-presidente Bill Clinton (dos Estados Unidos), o icônico ator Omar Sharif, os maranhenses Teresa e Fernando Sarney, que me abriram as portas para viver esses grandes momentos na torcida pelo sucesso de um genial garoto brasileiro.
Quando Guga foi bicampeão, eu estava em Roland Garros. Quando Guga foi tricampeão eu também estava lá, um anônimo na multidão aplaudindo, tanto o atleta fenomenal quanto o seu treinador Larri Passos – os dois formaram uma parceria vitoriosa, com direito a três títulos de Roland Garros, que levaram o brasileiro ao topo do ranking mundial.
50 anos de Guga...3
O legado de Guga segue vivo para a nova geração. Nascido em Santa Catarina, ele entregou ao tênis brasileiro muitas glórias e abriu portas para uma nova geração.
Se hoje jovens promessas despertam a torcida dos brasileiros, é porque o ex-tenista inspirou – e continua inspirando – quem sonha em alcançar algo próximo do que ele conquistou.
A grandeza de Guga também se revela no fato de que muitas crianças que sequer tiveram a oportunidade de vê-lo jogar ao vivo continuam tratando o ex-tenista como referência.
Para Larri Passos, a história de Guga vai ficar para sempre. Era impossível se tornar possível. “A história do atleta, tudo o que ele fez, é e sempre será incomparável” – resume Larri.
Flávio Dino e aula magna
O único maranhense no atual quadro de ministros do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, ministrará uma aula magna na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, no dia 25 de setembro.
Com o tema Democracia constitucional e separação de poderes: freios e contrapesos no Brasil contemporâneo, a palestra será realizada no Salão Nobre do prédio histórico da faculdade.
Flávio Dino é jurista, professor e político. Foi juiz federal por doze anos antes de ingressar na política partidária, quando atuou como deputado federal, presidente da Embratur e governador do Maranhão por dois mandatos consecutivos. Eleito senador em 2022, licenciou-se do cargo para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública no terceiro governo Lula. Em fevereiro de 2024, tomou posse como ministro do STF.
DE RELANCE
Todos desconfiam de todos
Muito oportuno o comentário do jornalista Túlio Milman sobre o novo degrau da desconfiança, lembrando que durante anos, nos preocupamos com a queda da confiança dos brasileiros nas instituições. Congresso, partidos, Justiça e governos.
Pesquisas medem esse desgaste, especialistas discutem suas causas e todos sabemos o risco que ele representa para uma democracia. O problema acaba de subir um degrau.
Agora são as próprias instituições que parecem desconfiar umas das outras.
Todos desconfiam de todos...2
Discordâncias entre instituições são normais. Mais do que isso, são necessárias. A democracia foi desenhada para produzir tensão e estabelecer limites ao poder.
O problema começa quando a divergência deixa de ser apenas sobre a interpretação da lei e passa a envolver suspeitas sobre as motivações de quem a interpreta. É aí que a crise muda de natureza.
A discussão já não é apenas se uma decisão está certa ou errada. Discute-se se uma investigação tem motivação política, se um ministro ultrapassou suas atribuições, se uma autoridade protege aliados ou persegue adversários.
Não é preciso escolher um lado para perceber a gravidade. Quando todos suspeitam de todos, cada decisão passa a carregar uma segunda interpretação, cada investigação parece esconder uma intenção e cada reação alimenta a reação seguinte.
Todos desconfiam de todos...3
Tulio Milman defende que a confiança é um patrimônio invisível das democracias. Ela não exige que as instituições concordem. Exige algo mais básico: que reconheçam a legitimidade umas das outras mesmo quando discordam.
Durante muito tempo, o alerta foi que os brasileiros estavam deixando de confiar nas instituições. Agora, a desconfiança deixou de vir apenas de fora. E, quando aqueles que deveriam arbitrar os conflitos passam a desconfiar uns dos outros, a pergunta já não é quem vencerá a disputa da semana. É quanta confiança restará quando ela terminar.
Viagens de Uber
A Uber anunciou, ontem, o lançamento da transmissão de vídeo ao vivo pelo aplicativo no Brasil. A ferramenta serve para que os responsáveis possam acompanhar as viagens de adolescentes na plataforma.
Lançado no mês passado nos Estados Unidos, o novo recurso é vinculado às contas teen, modalidade voltada a viagens supervisionadas para usuários entre 12 e 17 anos.
A atualização permite que os responsáveis vejam o interior do veículo em tempo real pela câmera do celular do motorista parceiro.
Segundo a empresa, a funcionalidade está sujeita às condições técnicas do dispositivo do motorista parceiro e habilitação do recurso.
Como vai funcionar
No início da corrida, pais ou responsáveis pela conta do adolescente receberão uma notificação informando sobre a possibilidade de acompanhar a viagem ao vivo.
Ao final do trajeto, a transmissão é encerrada e o arquivo de vídeo fica armazenado de forma criptografada, sendo acessado pela equipe de suporte da Uber apenas em casos de segurança.
A ferramenta será disponibilizada gradualmente nos próximos dias. Segundo a Uber, as viagens teen são realizadas pelos motoristas parceiros mais experientes.
Educação que Transforma
Com vagas esgotadas, o III Congresso Sesc/Senac-MA “Educação que Transforma” começa nesta quinta-feira (10) e prossegue até sexta-feira (11), no Teatro Sesc Napoleão Ewerton (Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac). O tema central é “Humanos em tempos de algoritmos: o papel da educação no equilíbrio emocional”.
A conferência de abertura será ministrada às 10h, pelo doutor em Comunicação, Semiótica e Direito, Gabriel Chalita, autor de mais de 90 livros, abordando o tema “Entre o clique e o cuidado: educar mentes e corações na era digital”. A programação da manhã conta, ainda, com um desfile temático do Senac-MA e a palestra do consultor Guilherme Bara sobre diversidade, inclusão e cultura de respeito.
No período da tarde, as atividades do primeiro dia do congresso se dividem em cinco workshops simultâneos, todos operando com lotação esgotada em suas respectivas salas temáticas. Os minicursos abordam temas urgentes para o cenário educacional contemporâneo, como o uso prático de Inteligência Artificial na educação profissional, acolhimento, inteligência afetiva, saúde mental e criação de materiais visuais no Canva.
Educação que Transforma...2
O encerramento do primeiro dia ficará por conta da pesquisadora Lígia Zotini, fundadora do Voicers, discutindo a relação entre IA e inteligência consciente.
Na sexta-feira (11), o evento continua com uma nova rodada de oficinas e workshops pela manhã, culminando com uma performance literária e a solenidade de encerramento às 12h.
Além do impacto pedagógico e do intercâmbio de práticas inovadoras, o congresso terá um papel social direto: a entrada dos participantes inscritos é mediante a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados aos programas sociais atendidos pelo Sesc Mesa Brasil.
Para escrever na pedra:
“A solidão é a sorte de todos os espíritos excepcionais”, De Arthur Schopenhauer, o filósofo alemão da individualidade.
TRIVIAL VARIADO
Hoje na história: Em 1808 foi lançada a Gazeta do Rio de Janeiro, o primeiro jornal impresso a circular no Brasil. Ele foi o veículo oficial da Corte portuguesa no país.
Missa de Sétimo Dia: Será rezada hoje a Missa da Esperança, pelo sétimo dia do falecimento de Ana Paula de Holanda Cavalcanti de Araújo, às 19h30, na Igreja São Luís Rei de França, no Calhau.
Preocupação: Os ataques contra escolas aumentaram 33% em 2025, diz Unesco. Foram 1.680, em comparação com 1.265 em 2024.
Sigilo: O presidente Lula da Silva (PT) disse na quarta-feira, 9, que “é urgente a quebra completa do sigilo das investigações de todos os envolvidos no caso Master”.
No assunto: Essa foi a manifestação mais contundente do Presidente da República sobre o caso e representa uma mudança de rota em sua campanha para tentar responder ao desgaste sofrido nas últimas semanas.
Ciência: Uma grega de 54 anos deu à luz, ontem, uma menina graças a um embrião congelado há 22 anos.
Bicicletas: No Congresso Nacional, uma proposta pretende criar regras válidas para todo o país. O Projeto de Lei 4.920/2025 estabelece idade mínima de 15 anos para condução de bicicletas elétricas e motorizadas.
Tem mais: A idade do condutor virou um dos principais pontos do debate sobre as bicicletas elétricas. Com isso, adolescentes que hoje usam as bikes no deslocamento diário, teriam que esperar até completar a idade mínima.
Em tempo: A proposta nacional também estabelece parâmetros de circulação. A intenção é diminuir conflitos entre bicicletas elétricas, bicicletas convencionais, carros, motocicletas e pedestres.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Receba também as principais notícias do Maranhão, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail. Cadastre-se gratuitamente no Imirante.com e ative a opção "Receber conteúdos por e-mail" para acompanhar a Newsletter do Imirante.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.