SÃO LUÍS – Na semana em que se celebra o Dia Mundial da Poesia (21 de março), o podcast Redemoinhos, produzido e apresentado pelo poeta e jornalista Félix Alberto Lima, apresenta nesta segunda-feira mais um encontro com nomes de relevo da literatura.
O quarto episódio da atual temporada já está disponível no portal Imirante e traz como convidada a escritora e pesquisadora Suzana Vargas, uma das vozes mais atuantes na difusão da poesia e da formação de leitores no país.
Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e autora de mais de 16 livros – entre eles Cadernos de Outono, finalista do Prêmio Jabuti – Suzana Vargas esteve no ano passado em São Luís para ministrar uma oficina de poesia na Academia Maranhense de Letras.
Na entrevista, Suzana destacou que a literatura brasileira possui uma riqueza expressiva que se manifesta em diferentes regiões, mas ainda enfrenta um desafio central: a formação de leitores. “A literatura, a poesia e qualquer gênero dependem de leitores. Precisamos de mais leitores de livros, não apenas leitores funcionais”, observou.
Ao falar sobre o processo de criação poética, a escritora ressaltou que talento e disciplina caminham juntos. Para ela, escrever poesia exige sensibilidade, mas também leitura constante e prática. “Existe hoje um desequilíbrio: muitas pessoas escrevem mais do que leem. Quem quer escrever poesia precisa ler poesia”, afirmou durante a conversa.
Suzana Vargas também chamou atenção para o papel da escola na formação de leitores. De acordo com a autora, a poesia ainda é pouco trabalhada em sala de aula, muitas vezes porque professores se sentem inseguros diante da linguagem poética.
Durante a entrevista, Suzana recordou ainda sua relação com o poeta maranhense Ferreira Gullar, cuja obra teve grande influência em sua trajetória. Para a escritora, o autor do Poema Sujo ampliou a compreensão do alcance da poesia e demonstrou como o poema pode dialogar profundamente com a vida.
O podcast Redemoinhos é veiculado quinzenalmente no portal Imirante, reunindo entrevistas e reflexões sobre literatura, cultura e artes. Nesta temporada, já participaram do programa os escritores Eric Nepomuceno, José Luís Peixoto e Marie-Laure Solanet, ampliando o diálogo com diferentes perspectivas da literatura contemporânea.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.