(Divulgação)
COLUNA
Pedro Sobrinho
A cultura é rica e diversa. Como jornalista convido você pra colar na coluna PEDRO SOBRINHO com resenhas e abordagens sobre: artes visuais (pintura, escultura, fotografia), música, literatura
Projeto Brisa 7

Gugs dá "start" a nova série em vinil da Brisa Discos

O projeto Brisa 7, em formato de compacto em vinil, reúne quatro faixas — “Daquele Jeito”, “Deus Dará”, “Não Pega” e “Rude Boy” — conectando o rap, o reggae e a pesquisa sonora que marcam a fase atual do artista.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 22/02/2026 às 14h53

A Brisa Discos lança em 2026 o projeto Brisa 7”, série de compactos em vinil dedicada à música maranhense contemporânea. Todos os lançamentos do projeto serão de artistas maranhenses em atividade, com o objetivo de ampliar o acesso ao vinil e fortalecer a circulação da produção local dentro e fora do país.

Gugs é o primeiro artista do projeto Brisa 7”, nova série em vinil da Brisa Discos. Foto: Jader Soares
Gugs é o primeiro artista do projeto Brisa 7”, nova série em vinil da Brisa Discos. Foto: Jader Soares

O formato 7” foi escolhido por sua presença histórica entre DJs, colecionadores e selos independentes, funcionando como uma mídia ágil, circulável e conectada às dinâmicas reais da cena musical.

A capa do compacto foi criada pelo ilustrador, designer e tatuador maranhense Jader Soares, dentro da proposta do Brisa 7” de aproximar música e artes visuais em cada lançamento. Foto: Jader Soares
A capa do compacto foi criada pelo ilustrador, designer e tatuador maranhense Jader Soares, dentro da proposta do Brisa 7” de aproximar música e artes visuais em cada lançamento. Foto: Jader Soares

O primeiro compacto da série será do rapper maranhense Gugs, cantor, produtor musical e ativista cultural de São Luís, em atividade desde 2009. Seu trabalho mistura rap, reggae e música popular maranhense, com influências afro-indígenas, jamaicanas e amazônicas, enquanto suas letras tratam de diversidade, empoderamento e representatividade negra a partir de vivências reais e referências de ancestralidade.

O disco reúne quatro faixas — “Daquele Jeito”, “Deus Dará”, “Não Pega” e “Rude Boy” — conectando o rap, o reggae e a pesquisa sonora que marcam a fase atual do artista. Em 2024, Gugs lançou o álbum Mudando o Final da História, premiado como Melhor Álbum no Prêmio Trends, no Rio de Janeiro, e já dividiu palco com nomes como Racionais MC’s, Dexter, Rashid e Djonga.

A capa do compacto foi criada pelo ilustrador, designer e tatuador maranhense Jader Soares, dentro da proposta do Brisa 7” de aproximar música e artes visuais em cada lançamento.

A pré-venda está aberta no site https://brisadiscos.com.br/gugs/ a partir deste domingo, 22 de fevereiro de 2026, com preço de R$ 75 no cartão em até 3x ou 8% de desconto no Pix. A entrega está prevista para maio de 2026.

Outros lançamentos do projeto Brisa 7” serão anunciados ao longo de 2026, sempre com artistas maranhenses em atividade.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.