BRASIL - Depois de quatro dias intensos de blocos, festas e desfiles, a Quarta-feira de Cinzas marca a despedida oficial do Carnaval e a volta gradual à rotina. Para muita gente, o dia começa só ao meio-dia ou serve para recuperar as energias. Já para os católicos, a data vai além do descanso, é o início de um período de reflexão e mudança de hábitos.
No calendário religioso, a Quarta-feira de Cinzas abre a Quaresma, os 40 dias de preparação para a Páscoa, uma das celebrações mais importantes do cristianismo.
O que significam as cinzas?
Durante as missas, os fiéis recebem a imposição das cinzas na cabeça ou na testa. O gesto é simbólico: lembra a fragilidade humana e convida à conversão espiritual.
“É lembrar-nos que somos pó e ao pó voltaremos, provocando a busca pelo perdão dos pecados e o desejo de viver uma vida nova”, afirmou o padre Kleber Rodrigues ao g1.
As cinzas usadas na celebração vêm dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. Depois de guardados e secos, eles são queimados, um elo simbólico entre o começo da Quaresma e o Mistério Pascal celebrado na Páscoa.
Embora não seja considerado um dia santo de guarda, a Igreja orienta os católicos a praticarem jejum e abstinência de carne, como forma de penitência e preparação espiritual.
Da folia ao silêncio
A mudança de clima chama atenção. Se o Carnaval é marcado por música alta, fantasias e multidões, a Quarta-feira de Cinzas propõe recolhimento, oração e autoconhecimento.
Mesmo pessoas que não frequentam a igreja regularmente costumam participar das celebrações nessa data. Para o padre, isso representa um momento de recomeço.
“A experiência da misericórdia divina é permanente. A imposição das cinzas pode ser uma nova oportunidade de renovar a fé e retomar o caminho da vivência dos sacramentos”, destacou.
Neste ano, o líder da Igreja Católica, o Papa Leão XIV, também convidou os fiéis a viverem a Quaresma com três atitudes principais: escutar, jejuar e caminhar juntos, reforçando a importância da escuta da Palavra e da vivência comunitária.
Entre o brilho do Carnaval e o silêncio das igrejas, a Quarta-feira de Cinzas surge como a ponte entre dois mundos, marcando um novo começo para milhões de brasileiros.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.