alerta de fofura!

Com fantasia feita pela avó, irmãos recriam o Fofão e celebram tradição do Carnaval do Maranhão

Fantasiados do personagem tradicional maranhense, Samir e Túlio encantam a web com vídeo que já soma mais de 400 mil visualizações.

Na Mira, com informações de g1 MA

SÃO LUÍS - O personagem clássico do carnaval maranhense ganhou uma versão miniatura e muito fofa! Fantasiados de Fofão, os irmãos Samir, de 2 anos, e Túlio, de 1, conquistaram a internet ao aparecerem dançando ao som do Bicho Terra, grupo tradicional da folia de São Luís. O vídeo publicado pela família já ultrapassa 400 mil visualizações nas redes sociais.

Nas imagens, os pequenos vestem roupas coloridas de chitão, inspiradas na estética do Fofão, e seguram uma caixa de som enquanto se divertem ao som de “Costela de Adão” e “Que Nem Jacaré”, canções conhecidas do grupo nascido no bairro da Madre Deus e que há décadas anima o carnaval maranhense.

A ideia das fantasias surgiu dentro de casa. Em entrevista, o pai das crianças, o fotógrafo Vitor Jhordan, contou que a sugestão partiu da esposa, Ivana, e que os figurinos foram confeccionados pela avó dos meninos, a professora Silvania, que também se dedica a trabalhos artesanais.

“Ela deu a ideia pra minha sogra, minha sogra fez, e a gente tá vendo talvez com eles pra um bloquinho de criança, pra ter essa vivência de carnaval. Estamos só vendo como. A gente também procurou máscara, mas ainda não tinha encontrado”, explicou.

Vivência cultural para além da folia

(Arquivo Pessoal)
(Arquivo Pessoal)

Apesar do clima carnavalesco, a família não costuma participar da festa. Segundo Vitor, eles geralmente passam o período em retiro por integrarem uma comunidade católica. Mesmo assim, ele acredita que é importante oferecer aos filhos contato com a cultura local.

“Entendemos que é importante proporcionar essas experiências. Mesmo que a gente não participe do carnaval em si, nada impede de levar para um bloquinho infantil, para conviver com outras crianças, brincar, viver aquele momento. Isso também é sobre criar memórias. Eles crescem muito rápido”, disse.

Silvania, a avó, já tem tradição em costurar roupas para os netos. As produções começaram ainda nos “mesversários” temáticos, com trajes de São João, de São José e até do Frei Gilson. Desta vez, o Fofão foi o escolhido e os meninos se empolgaram durante as gravações.

“No fim, é sobre identidade. Sobre saber de onde vieram. Sobre conhecer a cultura da terra onde cresceram e entender a própria história e a história da família”, completou o pai.

Quem é o Fofão?

De acordo com o historiador e pesquisador Fabrício Pereira, o Fofão é uma das figuras mais autênticas do carnaval de São Luís e do Maranhão.

O personagem mistura referências do bufão, um tipo de palhaço italiano, e de figuras da Commedia Dell’Arte, mas ganhou características próprias nas ruas do Centro, das comunidades e das periferias maranhenses.

Para alguns, o Fofão é alegre e brincalhão; para outros, pode parecer até assustador. Mais do que fantasia, ele simboliza resistência cultural e reforça que o carnaval é uma festa popular, construída pelo povo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.