(Divulgação)
COLUNA
Pedro Sobrinho
A cultura é rica e diversa. Como jornalista convido você pra colar na coluna PEDRO SOBRINHO com resenhas e abordagens sobre: artes visuais (pintura, escultura, fotografia), música, literatura
Festival Ilha Dub Convida

São Luís legitima título de Jamaica Brasileira em festival

O Festival Ilha Dub Convida ocorrerá entre os dias 19 e 21 de fevereiro, com uma programação intensa e extensa, no Museu do Reggae e Restaurante Pedra de Sal, na Praia Grande

Pedro Sobrinho / Jornalista

Entre os dias 19 e 21 de fevereiro, São Luís legitima seu título de capital do reggae com a realização do Festival Ilha Dub Convida. O evento, promove um intercâmbio entre a história das radiolas maranhenses e a cena dub contemporânea mundial.

O cantor paulistano Junior Dread está no line up do Festival Ilha Dub Convida e faz show no dia 21 de fevereiro. Foto: Instagram/Junior Dread
O cantor paulistano Junior Dread está no line up do Festival Ilha Dub Convida e faz show no dia 21 de fevereiro. Foto: Instagram/Junior Dread

A abertura oficial ocorre na quinta-feira (19/2), às 14h, no Museu do Reggae. A roda de conversa "Jamaica Brasileira: História, Identidade e Impacto Social" terá a mediação de Preto Nando, artista, articulador do coletivo Ilha Dub e peça fundamental na difusão da cultura Sound System local. O debate contará com o diretor do museu, Ademar Danilo, o DJ e pesquisador Joaquim Zion e a historiadora Thalisse Ramos.

Na sexta-feira (20/2), também no Museu do Reggae, a programação mergulha na imagem e na estética corporal. A Mostra Audiovisual apresenta dois títulos fundamentais: RAM - Reggae Além da Música (2023 - 34’): Dirigido por André Freitas, o documentário explora o movimento reggae e sound system em São Paulo, revelando o significado espiritual e social do ritmo na vida de quem o produz.

Roots, Rock, Reggae: Inside The Jamaican Music Scene (1977 - 53’): Dirigida por Jeremy Marre (Shanachie Records), esta obra histórica registra a efervescência da Jamaica nos anos 70, com apresentações icônicas de Bob Marley, Jimmy Cliff e The Abyssinians, retratando o reggae como a voz da alma e da resistência política.

Na sequência, o grupo Black Woman ministra um workshop de dança focado na conexão entre música e identidade. O coletivo celebra a cultura afro-caribenha através de uma metodologia que une técnica, consciência corporal e o fortalecimento da autoestima da mulher negra.

No dia 21 de fevereiro (sábado), a partir das 20h, tem show no restaurante Pedra de Sal, na Praia Grande, com El Kanin (Suécia), Ilha Dub (MA), Célia Sampaio (MA), Junior Dread (SP), Gugs (MA) e Ilha Dubs (MA).

As atividades formativas (dias 19 e 20) possuem vagas limitadas. Interessados devem garantir a vaga pelo link na bio do Instagram oficial: @ilhadub.

O Festival Ilha Dub Convida é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Ministério da Cultura - Governo Federal), por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SECMA).

Programação

19/2 (Quinta-feira) – Museu do Reggae

15h - Roda de Conversa: Jamaica Brasileira – Origens e Impacto Social.

20/2 (Sexta-feira) – Museu do Reggae

14h às 16h - Mostra Audiovisual: Exibição de RAM e Roots, Rock, Reggae.
16h àa 17h30 - Workshop Black Woman: Aula prática de dança reggae

21/2 (Sábado) – Shows: 20h às 21h

El Kanin (Suécia)
Ilha Dub (MA)
Célia Sampaio (MA)
Junior Dread (SP)
Gugs (MA)
Ilha Dub (MA)

Serviço

Evento: Festival Ilha Dub Convida
Datas: 19, 20 e 21 de fevereiro
Locais: Museu do Reggae e Restaurante Pedra de Sal - Rua da Estrela, Centro
Entrada: Gratuita


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.