A Beija-Flor de Nilópolis levará para a Marquês de Sapucaí, no Carnaval deste ano, no Rio de Janeiro, o enredo sobre o Bembé do Mercado. Na quadra da escola, na Baixada Fluminense, a comunidade se mobiliza para contar a trajetória da maior manifestação de candomblé de rua do mundo, realizada em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano.
Em busca do bicampeonato, a Azul e Branca aposta na força simbólica dessa celebração centenária. No desfile do ano passado, a escola conquistou o título ao homenagear Laíla, histórico diretor de Carnaval que marcou época na Beija-Flor.
Expressão de fé, resistência e identidade
Com mais de 130 anos de existência, o Bembé do Mercado foi escolhido como tema por representar uma das mais relevantes expressões de fé, resistência e identidade do povo negro no Brasil.
Criado em 1889, um ano após a abolição da escravidão, o evento reúne atualmente mais de 60 terreiros de religiões de matriz africana e ocupa o espaço público com uma intensa programação cultural que se estende por cinco dias.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.