PH: O Brasil no Oscar 2026
E mais: Carnaval em Veneza
O Brasil no Oscar 2026
O cinema brasileiro segue fazendo história: O Agente Secreto está entre os filmes indicados do Oscar 2026. O longa de Kleber Mendonça Filho recebeu quatro indicações da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, nas categorias de melhor filme, melhor ator (Wagner Moura), melhor filme internacional e melhor elenco.
As indicações foram divulgadas na manhã desta quinta-feira. A 98ª edição da premiação ocorre em 15 de março, em Los Angeles.
Assim, O Agente Secreto empata em número de indicações com Cidade de Deus, de Fernando Meirelles e Kátia Lund, que concorreu em 2004 a melhor direção, melhor roteiro adaptado, melhor montagem e melhor fotografia. Acabou não levando nenhum dos prêmios.
O Brasil no Oscar 2026...2
Veja as indicações e os concorrentes de O Agente Secreto – Melhor filme: Bugonia; F1; Frankenstein; Hamnet; Marty Supreme; Uma Batalha Após a Outra; O Agente Secreto; Valor Sentimental; Pecadores e Sonhos de Trem; Melhor ator: Timothée Chalamet, por Marty Supreme; Leonardo DiCaprio, por Uma Batalha Após a Outra; Ethan Hawke, por Blue Moon; Michael B. Jordan, por Pecadores e Wagner Moura, por O Agente Secreto.
Na categoria de melhor filme internacional, O Agente Secreto (Brasil) concorre com Foi Apenas um Acidente (França); Valor Sentimental (Noruega); Sirât (Espanha); e A Voz de Hind Rajab (Tunísia).
Na categoria de melhor elenco: O Agente Secreto concorre com Hamnet; Marty Supreme; Uma Batalha Após a Outra e Pecadores.
O diretor de fotografia Adolpho Veloso foi indicado por seu trabalho no filme Sonhos de Trem, figurando na categoria Melhor Fotografia e completando as cinco indicações históricas para o cinema nacional. Veloso chamou atenção da crítica internacional por realizar um trabalho com 99% de luz natural no filme dirigido por Clint Bentley, disponível na plataforma de streaming Netflix.
O Brasil no Oscar 2026...3
O filme é ambientado no Brasil de 1977, em pleno período da ditadura militar, O Agente Secreto é um thriller político dirigido por Kleber Mendonça Filho que tem Recife como cenário central.
A história acompanha Marcelo, personagem interpretado por Wagner Moura, um especialista em tecnologia com um passado envolto em mistério que retorna à capital pernambucana em busca de tranquilidade.
O reencontro com a cidade, no entanto, está longe de representar um refúgio. Marcelo depara com um país marcado por repressão política, vigilância e traumas que atravessam gerações. À medida que circula por um Recife tenso, ele percebe que as feridas do regime autoritário se misturam às suas próprias cicatrizes pessoais.
O Brasil no Oscar 2026...4
O Agente Secreto conquistou em 11 de janeiro o prêmio de melhor filme em língua não inglesa do Globo de Ouro 2026, desbancando o favorito Valor Sentimental, da Noruega.
O longa-metragem de Kleber Mendonça Filho é o segundo filme a conquistar a honraria para o Brasil na categoria – o primeiro foi Central do Brasil (1998). Vale lembrar que a produção franco-brasileira Orfeu Negro (1959) venceu o prêmio em 1960, mas o troféu foi para a França.
Além disso, Wagner Moura conquistou a estatueta de melhor ator em filme de drama pelo longa.
O Brasil no Oscar 2026...5
O Agente Secreto é um filme sobre memória ou falta de memória. E eu acredito que se o trauma pode ser passado de geração para geração, os valores também podem. Então, este prêmio vai para aqueles que estão se mantendo fiéis aos seus valores nos momentos difíceis – disse Moura, em inglês, ao receber o troféu.
A trajetória de O Agente Secreto vem sendo de vitórias. Conquistou, entre dezenas de prêmios, duas distinções no Festival de Cannes: a de melhor diretor para Kleber Mendonça Filho e a de melhor ator para Wagner Moura. Além disso, faturou o prêmio de melhor filme estrangeiro no Critics Choice Awards.
Carnaval em Veneza
Em todas as rodas de conversas de gente elegante da cidade só se fala na produção do Almoço de Carnaval do PH Revista, que está com uma grande equipe cuidando dos mínimos detalhes para o sucesso desse evento que, neste ano, homenageia o famoso Carnaval de Veneza.
E com esse entusiasmo vamos reeditar no Maranhão o Baile dos Sonhos, que é o mais icônico evento da cidade italiana, no dia 7 de fevereiro, a partir das 13h30, no Palazzo Eventos.
Teresa Martins está convidando os nomes da lista de convidados do PH Revista que vão participar da tarde/noite de folia e alegria num ambiente lindamente decorado pela designer Cintia Klamt Motta.
A camiseta-convite, de uso obrigatório pelos convidados, será entregue na última semana de janeiro, a tempo de serem customizadas, principalmente pelas foliãs.
Os horários de entrega das camisetas no Rio Poty Hotel serão anunciados no próximo fim de semana, no PH Revista.
Maranhão em Harvard
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão será representada nos Estados Unidos pelo projeto “Te Alui, Mulher”, durante a 12ª edição da Brazil Conference.
A iniciativa com DNA maranhense, que fortalece o protagonismo das mulheres, será apresentada entre os dias 27 e 29 de março pela subdefensora-geral do Estado, Cristiane Marques.
Selecionada entre mais de 2 mil projetos de impacto social, a conferência acontecerá nos auditórios das universidades de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Cambridge.
DE RELANCE
Código de ética
Esta coluna faz coro com Tulio Milman: um código de ética para ministros do Supremo Tribunal Federal parece, em tese, uma boa notícia. Ele expressa a preocupação com limites e responsabilidade institucional. Mas, de fato, a ideia carrega um significado mais profundo. E mais incômodo.
Os ministros não deveriam precisar de um texto que diga o que é adequado ou inadequado neste campo. Se eles chegaram ao STF, é legítimo supor que saibam.
O Supremo é o lugar onde a Constituição ganha densidade concreta. Onde o poder encontra seus limites. Onde a legalidade se transforma em referência para todo o sistema.
Por isso, há algo paradoxal na ideia de um código de ética para quem ocupa o ápice do Judiciário. Em certo sentido, ele funcionaria, no contexto atual, como uma advertência pública a quem deveria ser, por definição, a própria referência ética do sistema.
Código de ética...2
O ministro do Supremo não é um influenciador. Não é um comentarista político. Não é um protagonista de redes sociais. Ele é, antes de tudo, um agente de contenção do poder, inclusive do próprio poder que exerce.
Quando a autoridade começa a depender de holofotes, quando a presença pública passa a disputar espaço com a força das decisões, algo essencial se perde. Por isso, o risco do código não está em existir. Está no que sua existência revela: a necessidade de formalizar por escrito aquilo que sempre foi pressuposto do cargo.
Nesse contexto, uma ideia que parece boa se transforma em um sinal de alerta institucional: o Supremo não precisa de um código para ensinar ética. Ele precisa voltar a ser, pelo exemplo de seus ministros, o código de ética vivo da República.
Músicas com conteúdo inadequado
O exemplo vem de Porto Alegre (RS). E deve ser imitado por outras cidades.
Lá, o prefeito Sebastião Melo sancionou uma lei que proíbe a execução de músicas “com conteúdo inadequado para menores de idade” em escolas públicas municipais. A lei foi publicada na quarta-feira (21) no Diário Oficial.
O projeto classifica como inadequadas músicas com conteúdo como: incitação à violência, à discriminação ou ao preconceito; desvalorização e erotização da mulher; apologia às drogas; promoção da discriminação por motivo de raça, cor, sexo, orientação sexual, religião ou origem nacional; pornografia.
Pesquisa para o Senado
Em pesquisa Econométrica encomendada pelo Imirante, Carlos Brandão e Roseana Sarney lideram cenários para as duas vagas ao Senado Federal pelo Maranhão em 2026. O levantamento, registrado na Justiça Eleitoral sob o número MA-08591/2026, ouviu 1.362 eleitores entre 8 e 11 de janeiro, com margem de erro de 2,7 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
No primeiro cenário testado, o governador Carlos Brandão aparece como principal nome, com 21,8% das intenções de voto.
Na sequência, empatados tecnicamente com 11,6% cada, figuram o senador Weverton Rocha e o ex-senador Roberto Rocha.
A senadora Eliziane Gama registra 9,4%, seguida pelo ministro André Fufuca (8,5%) e pelo deputado Pedro Lucas Fernandes (4,4%).
Possível paralisação
Rodoviários da Grande São Luís emitiram alerta sobre a possibilidade de paralisação do transporte público na região, diante da falta de avanços nas negociações da Convenção Coletiva de Trabalho para 2026.
O Sindicato dos Rodoviários do Maranhão afirma que, desde o início das discussões com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), nenhuma contraproposta satisfatória foi apresentada às reivindicações da categoria.
As reuniões têm ocorrido sem progresso substancial, e a única proposta da parte patronal é a criação de convenções coletivas distintas – uma para trabalhadores do sistema urbano e outra para os do semiurbano.
A proposta foi rejeitada pela entidade, que defende a unificação da categoria e a garantia de direitos iguais para todos os rodoviários.
De Leão a Leão
Organizado pelo cardeal Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, será lançado em Roma, na Itália, nesta sexta-feira (23), o livro De Leão a Leão – 200 anos Brasil-Santa Sé.
O lançamento ocorrerá na residência oficial do embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Éverton Vieira Vargas, após Missa Solene em Ação de Graças pelo Bicentenário das Relações Diplomáticas Brasil e Santa Sé, na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore.
O livro comemora o bicentenário das relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé, no período compreendido entre 23 de janeiro de 1826 e 23 de janeiro de 2026.
A Santa Sé, ou Sé Apostólica, é a instituição governamental da Igreja Católica, sediada no Vaticano, enquanto o Vaticano é um território físico e uma cidade-estado em Roma, que serve como sede para a Santa Sé, abrigando as residências papais, basílicas e museus.
Lavagem de escadaria
O Bloco do Saci e o Programa Rosas no Caminho promoveram, nesta semana, a segunda lavagem da Escadaria Baden Powell, em Copacabana. A primeira ocorreu no ano passado. O evento homenageia também o orixá Oxóssi, que, no sincretismo religioso afro-brasileiro, é equiparado ao mártir católico São Sebastião.
As flechas constituem o elemento de ligação entre os dois personagens. Oxóssi, rei das matas, da caça, da fartura e do conhecimento, representa o sustento, a abundância, a inteligência para caçar (alcançar objetivos) e a cura.
Já São Sebastião é símbolo de fé inabalável, resistência e proteção contra doenças e injustiças. A união das duas figuras no dia 20 de janeiro reflete a busca por proteção e fartura, com ambos sendo representados pelo arco e flecha, fortalecendo a conexão com a natureza e a sabedoria ancestral.
Instituto Plenitare
Neste sábado, dia 24, a naturopata integrativa Mayara Castro, CEO do Instituto Plenitare, realizará um evento especial voltado exclusivamente para mulheres: a Experiência Plenitare.
O Instituto Plenitare é um espaço de saúde integrativa que atua com uma visão holística, tratando o corpo como um todo físico, emocional e energético respeitando a individualidade de cada pessoa.
Durante o evento, as participantes viverão uma experiência diferenciada de autocuidado e autoconhecimento, com destaque para o exame bioenergético, que avalia mais de 60 marcadores do organismo, auxiliando na identificação de desequilíbrios e na indicação de uma suplementação personalizada e assertiva.
Bicho Terra nas ruas
O Bicho Terra é a atração confirmada para a inauguração, nesta sexta-feira (23), da nova Praça do Sol da Ponta d’Areia, pelo governador Carlos Brandão, às 17h.
Aliás, o fim de semana do bloco da Madre Deus está badalado, pois no domingo ele também se apresenta na Feirinha São Luís, na Praça Benedito Leite, no Centro Histórico.
O Bicho está em ritmo de Carnaval e fará uma apresentação esfuziante no dia 1º de fevereiro no Circuito Vem pro Mar, na Avenida Litorânea, a bordo de um trio elétrico com o seu Blocão do Bicho.
É para relembrar a década de 1990, quando passava pelo Corredor da Folia durante a micareta Marafolia.
Folia em Codó
O Carnaval 2026 de Codó já tem data, local e atrações confirmados. A festa será realizada de 13 a 17 de fevereiro, em circuito na Avenida Augusto Teixeira, reunindo tradição, alegria e uma programação musical que promete arrastar multidões. Serão dois trios elétricos, além da participação de bandas locais, garantindo diversidade de ritmos e muito espaço para os artistas da terra brilharem junto com os nomes nacionais.
Entre as atrações confirmadas estão O Kannalha, Saiddy Bamba, Kiko Chicabana, Oh Polêmico e Ricardo Chaves, levando ao circuito sucessos que misturam axé, swing, pagode e música popular. A programação também conta com Donna Fulô, Lily Araújo, Halan Kastro, A Japa, Swing Ghetto, Johnny Fred, PP Júnior e Diego Vaz, completando um line-up que passeia por diferentes estilos e garante animação do início ao fim.
Mais valorizados
O Nordeste ganhou destaque na lista final dos 50 bairros mais valorizados das capitais brasileiras em 2025. O levantamento recente do Índice Fipezap monitora os preços médios de imóveis residenciais no país.
Entre os bairros nordestinos que aparecem no ranking, Pajuçara, localizado em Maceió, é o primeiro que aparece, ocupando o 19º lugar, e com m² médio a um preço de R$ 14.455.
A seguir dois bairros de São Luís aparecem: Ponta D’Areia, ocupando 27º lugar, e São Marcos, em 31º; ambos com m² médio vendido a R$ 13,1 mil e R$12.379, respectivamente.
Mais um bairro de São Luís, Ponta do Farol, aparece na lista ocupando o 39º lugar (m² médio de R$ 12.379).
Universidade para Todos
A primeira edição do ano do Programa Universidade para Todos oferecerá 594.519 bolsas. É a maior oferta da história do Prouni, segundo o Ministério da Educação (MEC).
No Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na parte do Prouni, os candidatos podem consultar as vagas ofertadas por município, curso, turno e instituição privada de ensino superior.
O programa federal oferta bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. O público-alvo são brasileiros sem diploma de nível superior.
Para escrever na pedra:
“Opinião só não muda quem não tem”. Do gaúcho Mário Quintana.
TRIVIAL VARIADO
Feminicídio: Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, quatro mulheres foram vítimas de feminicídio todos os dias em 2025. O país bateu recorde de mortes por gênero: foram 1.470 casos registrados até o momento e os dados de dezembro no estado de São Paulo ainda não foram computados.
Tem mais: Para comentar o tema e ampliar o debate sobre o que esses números revelam acerca da realidade brasileira, minha sugestão de fonte é a administradora e escritora Nanda Raupp, que acaba de lançar o romance "Memórias de um passado", obra que aborda a violência contra mulheres a partir de uma perspectiva sensível e responsável.
Apostas: O mês de janeiro concentra maior risco para a gestão de banca entre apostadores, segundo especialistas. Com o endividamento das famílias próximo de 50% no início do ano e despesas como impostos e reajustes pressionando o orçamento, muitos apostadores retomam as atividades sem redefinir limites claros, o que amplia decisões impulsivas e perdas.
Em Londres: Até 23 de janeiro, Londres será o epicentro dos debates sobre o futuro da educação. A capital britânica recebe a Bett UK 2026, o principal encontro do mundo sobre tecnologia educacional e inovação em políticas públicas de aprendizagem. São esperados mais de 35 mil participantes de 130 países.
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.