O Agente Secreto representa o cinema brasileiro no Oscar 2026
O filme de Kleber Mendonça Filho concorre ao prêmio com: Melhor Filme; Melhor Filme Internacional; Melhor Ator (Wagner Moura); Melhor Escalação de Elenco.
Embora exista uma torcida significativa a favor, por outro lado não tá sendo fácil saber que existe muita gente a torcer o nariz para o estágio vencedor do cinema brasileiro, ao saber que pelo segundo ano consecutivo, ganha os holofotes internacionais um filme brasileiro de forte conteúdo político, que sofre criticas negativas, principalmente, pelo viés político, de um período da história brasileira que essas pessoas do contra e pela onda de desinformação insistem em negar ou, pior, aplaudir e pedir à volta da caserna.
Categorias e Premiações
O filme O Agente Secreto foi indicado ao Oscar em quatro categorias nesta quinta-feira (22/1), em anúncio feito em Los Angeles pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. O filme de Kleber Mendonça Filho concorre ao prêmio com: Melhor Filme; Melhor Filme Internacional; Melhor Ator (Wagner Moura); Melhor Escalação de Elenco.
Outro brasileiro também indicado, mas em uma produção estrangeira, foi Adolpho Veloso, pelo filme Sonhos de Trem, na categoria de melhor fotografia. O Agente Secreto igualou o recorde de Cidade Deus no Oscar. Os dois filmes receberam quatro indicações. No Oscar 2004, Cidade de Deus concorreu em Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia — mas não venceu nenhum prêmio. Esta é a segunda vez que um filme brasileiro é indicado à principal categoria do Oscar: Melhor Filme. A primeira foi em 2025, com Ainda Estou Aqui.
Wagner Moura: quebrando paradigma no Oscar
É preciso destacar o quanto essa indicação de Wagner Moura rompe com os padrões estabelecidos: trata-se da primeira indicação de um ator brasileiro ao Oscar. Antes, apenas as atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres haviam sido reconhecidas nessa categoria.
Além do protagonista baiano, em um filme dirigido por um cineasta pernambucano, com um elenco potente que reúne talentos do Nordeste — como Alice Carvalho, Thomas Aquino, Tânia Maria e tantos outros que o Brasil precisa conhecer mais e prestigiar. "O Agente Secreto" tem o mérito de recuperar a atmosfera de apreensão, silenciamentos e perseguições vividas no Recife do final da década de 1970.
O filme revisita os medos e as violências de um regime militar que havia implantado, na década anterior, uma ditadura no país que deixou marcas, vidas interrompidas e verdades ainda não reveladas.
Acompanhando como sempre a resenha do jornalista Leonardo Sakamoto, ele fez uma relação interessante ao dizer que o "país do futebol" está virando o "país do cinema". Sei que nós todos amamos futebol, mas a bola no Brasil "passou a devolver frustrações, o cinema resolveu fazer o serviço que o futebol abandonou: oferecer orgulho, espanto e aquela rara sensação de que ainda somos capazes de contar boas histórias. E de fazê-las chegar ao mundo". E pra quem deturpa, eis o verdadeiro sentido da palavra “meritocracia”.
O Prêmio para o Brasil no cinema chegou outra vez. É uma realidade. Agora vem aquela batalha, que a gente sabe que é incerta, que é lutar pelas estatuetas. Uma coisa é garantida: nosso cinema é gigante, o mundo se rendeu e falta alguns brasileiros do “quanto pior melhor” entenderem que o "cinema brasileiro é a nossa história contada por nós. Quando a tela acende, a nossa autoestima também se ilumina. Filmes nacionais retratam o país sob o olhar próprio, transformando memórias e histórias em arte reconhecida mundialmente". Enfim, quem não sabe enxergar o que tem, vive como se não tivesse nada.
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.