Pela primeira vez, duas cabines de jurados serão posicionadas uma de frente para a outra, nos setores 6 e 7 da Marquês de Sapucaí, durante os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. Com isso, escolas passam a ter que apresentar quesitos como comissão de frente e casal de mestre-sala e porta-bandeira em 360 graus, contemplando jurados em lados opostos da avenida e, ao mesmo tempo, ampliando o alcance do espetáculo para o público.
A proposta da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) é tornar os desfiles mais fluidos, com menos paradas e maior dinamismo, além de democratizar a visualização das apresentações.
A mudança impacta diretamente o trabalho dos casais de mestre-sala e porta-bandeira, que historicamente se prepararam para nunca ficar de costas para os jurados.
Mudança é resultado de estudos e diálogo
A Liesa afirma que a mudança é resultado de estudos e diálogo com profissionais do Carnaval. Para o presidente da liga, Gabriel David, o objetivo é ampliar o acesso do público aos momentos mais emblemáticos do desfile, sem prejuízo técnico.
Os desfiles do Grupo Especial para o Carnaval 2026 serão realizados em três noites, no domingo, segunda e terça-feira de Carnaval (15, 16 e 17 de fevereiro).
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.