PH: Tempo de festejar Teresa e Fernando
E mais: Le Petit Cirque em Paço do Lumiar
Hoje é o Dia de Reis
Celebrado em 6 de janeiro, o Dia de Reis é tradicionalmente associado ao encerramento das comemorações natalinas, momento em que muitas famílias desmontam a árvore de Natal. A data, no entanto, reúne significados religiosos e culturais e é celebrada de diferentes formas em várias partes do mundo.
No calendário cristão, o Dia de Reis marca a visita de magos do Oriente ao recém-nascido Jesus Cristo. A celebração também é conhecida como Epifania ou Teofania, termos que se referem à manifestação ou revelação divina da chegada de Jesus.
A passagem bíblica que relata o episódio está no Evangelho de São Mateus. O texto narra que, dias após o nascimento de Jesus, magos guiados por uma estrela chegaram até ele e ofereceram presentes. A Bíblia não especifica o número exato de visitantes, mas a tradição cristã consolidou a ideia de três magos em razão das três ofertas mencionadas.
Hoje é o Dia de Reis…2
Embora a celebração tenha origem bíblica, estudiosos apontam que a forma como o Dia de Reis é comemorado atualmente foi consolidada na Idade Média.
No texto bíblico, os visitantes não são chamados de reis, mas de magos, termo associado a sábios ou estudiosos do Oriente.
A denominação “reis” teria surgido posteriormente, influenciada por interpretações e tradições medievais.
Registros históricos do século 7 indicam que os magos eram possivelmente persas e praticantes do zoroastrismo, religião antiga da região. Essa origem pode explicar o uso do termo “magos” para descrevê-los.
Ao longo dos séculos, as tradições do Dia de Reis e do Natal passaram a se misturar. Em períodos anteriores, a troca de presentes era associada ao Dia de Reis, em referência às ofertas levadas a Jesus, e não à noite de Natal.
Com o tempo, a proximidade das datas levou à adaptação dos costumes, resultando nas celebrações como são conhecidas.
Enredos do Rio
Oito dos 12 enredos das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro em 2026 serão biográficos e contarão a história de personalidades de diversas expressões artísticas e da política, exaltando o papel dessas figuras públicas na criação de novos padrões estéticos, na reverência à cultura negra e na denúncia a preconceitos.
Na passarela dos homenageados, estarão o compositor e pintor Heitor dos Prazeres (Vila Isabel), o cantor Ney Matogrosso (Imperatriz Leopoldinense), a cantora e compositora Rita Lee (Mocidade Independente de Padre Miguel), a escritora Carolina Maria de Jesus (Unidos da Tijuca), e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (Acadêmicos de Niterói).
Enredos do Rio...2
A carnavalesca Rosa Magalhães (Acadêmicos do Salgueiro) e o mestre de bateria Moacyr da Silva Pinto, o Mestre Ciça (Acadêmicos do Viradouro), estão entre os ilustres do mundo do samba que serão temas de enredos, que também exaltarão a cultura negra contando a história do curandeiro amapaense Raimundo dos Santos Souza, o Mestre Sacaca (Estação Primeira de Mangueira), e do líder religioso Custódio Joaquim de Almeida, o Príncipe Custódio do Bará (Portela).
O panteão das figuras negras reforça o conjunto de desfiles que resgatam a história e a cultura de origem africana, como propõe o enredo Lonã Ifá Lukumi (Paraíso do Tuiuti), sobre a religião afro-cubana Santeria; e o enredo Bembé do Mercado (Beija-Flor de Nilópolis), a respeito de manifestação religiosa no Recôncavo Baiano.
Outra escola da Baixada Fluminense, a Grande Rio, presta homenagens ao movimento musical de contracultura Manguebeat, surgido na década de 1990 em Recife (PE).
O Agente Secreto
O filme brasileiro ‘O Agente Secreto’ ganhou, na noite de domingo (4), o prêmio de melhor filme em língua estrangeira no Critics Choice Awards 2026. O filme concorreu com as produções A Garota Canhota, Foi Apenas um Acidente, Belén, Sirat e No Other Choice.
Dirigido por Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura, ‘O Agente Secreto’ tem sido bastante elogiado pela crítica nacional e internacional e foi muito bem recebido nos festivais por onde passou ao longo dos últimos meses.
A produção também concorreu na categoria melhor ator com Wagner Moura, mas o ator Timothée Chalamet foi quem ganhou pelo filme Marty Supreme. Competiram com Moura, nesta categoria, os atores Leonardo DiCaprio (Uma Batalha Após a Outra), Ethan Hawke (Blue Moon) e Michael B. Jordan (Pecadores).
Artigo de Sardinha
O uso de força militar na Venezuela soa como um recado direto dos Estados Unidos para a América Latina e o restante do mundo. É o que traz, em artigo publicano no Imirante, o escritor, professor e tabelião, graduado em Direito, Filosofia e História Cristiano Sardinha.
Segundo ele, é evidente que as garras da águia americana buscam petróleo e outras riquezas naturais, sob o pretexto de defesa da democracia.
O precedente, conforme Sardinha, é perigoso e pode ser o combustível para o colapso da já fragilizada paz internacional, abalada por inúmeros conflitos ao redor do globo.
Esses acontecimentos, diz ele, estão muito distantes de qualquer mundo ideal e se impõem de forma tão incômoda quanto um elefante na sala.
Para que a situação seja compreendida com seriedade e sobriedade, não basta apenas o raciocínio acadêmico, sustentado por livros e artigos científicos.
Artigo de Sardinha...2
Para Cristiano Sardinha, é indispensável abrir os olhos para a realidade cotidiana de milhões de pessoas que tiveram seus direitos humanos sistematicamente violados.
Somente aqueles que perderam a liberdade e viram seus entes queridos passarem fome, serem presos ou mortos conseguem ter a real dimensão do que pode ser melhor para o próprio país.
Nos meios de comunicação, diz Sardinha, “assistimos aos venezuelanos tomando as ruas para comemorar a prisão do tirano que os oprimia com mão de ferro”.
DE RELANCE
Eleições e recursos
Às vésperas das eleições de 2026, o direito eleitoral ganha um capítulo decisivo com o volume recorde de recursos concentrados nas mãos de partidos e parlamentares, impulsionado pela antecipação de emendas e pelo fortalecimento dos fundos eleitorais.
O modelo, embora formalmente amparado pela legislação, levanta alertas sobre o impacto direto na igualdade de condições entre candidatos, no equilíbrio da disputa e na própria legitimidade do processo eleitoral.
A concentração bilionária de recursos públicos pode favorecer quem já ocupa cargos, dificultar a renovação política e tensionar os limites entre financiamento legal e eventual abuso de poder econômico. Até que ponto esse arranjo respeita os princípios constitucionais da isonomia e da moralidade eleitoral?
A pauta propõe ir além dos números e discutir os reflexos jurídicos desse cenário na fiscalização das campanhas, no papel da Justiça Eleitoral e na confiança do eleitor.
Há instrumentos eficazes para controlar o uso desses recursos? O modelo atual compromete a paridade de armas nas eleições ou representa apenas uma escolha política legítima do Congresso?
Novos cursos
O novo ano começou e se renova a vontade de muitos de incrementar o currículo e dar um salto profissional. Para muitos, o que compensa mesmo é apostar em cursos de MBA, com destaque para aqueles que estão em sintonia com a modernidade.
Um desses cursos inovadores é oferecido em São Luís pela Faculdade de Negócios Faene. Chama-se MBA em Gastronomia, Hotelaria e Eventos, criado para quem deseja atuar com excelência em um dos setores mais promissores do país.
Combinando gestão, criatividade e experiência prática, o curso prepara profissionais para liderar operações, equipes e grandes projetos. Aprende-se com especialistas da área, utilizando ferramentas e estratégias modernas para entregar serviços de alto nível.
Ou seja: uma formação pensada para quem quer ampliar oportunidades e crescer com consistência.
Le Petit Cirque
O município de Paço do Lumiar passa a integrar o circuito de grandes espetáculos culturais com a chegada do Le Petit Cirque, tradicional circo europeu que estreou na cidade no dia 2 de janeiro, após uma temporada de grande repercussão em São Luís.
Instalado próximo ao Cantinho Doce, na Estrada de Ribamar, o circo apresenta ao público uma experiência que resgata a essência das grandes trupes europeias.
Com uma proposta estética refinada, o Le Petit Cirque combina luzes, música e cenários em uma atmosfera retrô que desperta nostalgia e cria um ambiente envolvente para toda a família.
Le Petit Cirque...2
O espetáculo conduz o público por uma jornada de risos, emoção e admiração. A trupe de artistas internacionais apresenta números que encantam crianças, jovens e adultos, reforçando o compromisso do circo com a valorização da arte, da cultura e do entretenimento acessível.
Após conquistar o público da Capital, o Le Petit Cirque chega a Paço do Lumiar com a missão de expandir suas atividades, aproximando o espetáculo de moradores de São José de Ribamar e municípios vizinhos, e fortalecendo a oferta cultural na região metropolitana.
Tributos Nu Metal
O Casarão Beira Dumar, na Avenida Litorânea, será palco, no dia 17 de janeiro, da primeira edição do Tributo Nu Metal, destacando Evanescence, Pitty, Slipknot, Linkin Park, System of a Down e Korn.
A 1OFF Produções traz um especial com tributos icônicos, daqueles que fazem qualquer fã de metal arrepiar só de imaginar.
A casa vai virar um caldeirão de riffs pesados, performances eletrizantes e aquela vibe insana que só o nu metal entrega.
Fundão e desequilíbrio
O aumento do chamado Fundo Eleitoral, que saltou de cerca de R$ 1 bilhão para R$ 4,9 bilhões, deve aumentar a vantagem de políticos estabelecidos. Partidos e candidatos que já ocupam espaço político, com máquinas eleitorais, base de recursos e rede de financiadores, tendem a se sair melhor em campanhas caras, segundo fonte da coluna.
O quadro dificulta a renovação política, reduzindo chances de novos líderes emergirem.
Vale lembrar que o Fundão Eleitoral é diferente do Fundo Partidário. Este é formado principalmente por multas e penalidades aplicadas pela Justiça Eleitoral e doações de pessoas físicas feitas de depósito bancário diretamente na conta do partido político. Já o Fundão tem recursos oriundos diretamente do Tesouro para financiar as campanhas políticas.
Eleições e melhorias
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza entre os dias 3 e 5 de fevereiro audiências públicas para receber sugestões destinadas ao aperfeiçoamento das resoluções que vão orientar as eleições gerais deste ano.
As audiências começam às 10h nos dias 3 e 4 e às 11h no dia 5, organizadas por eixos temáticos.
No primeiro dia, entram em debate pesquisas eleitorais, auditoria e fiscalização, sistemas eleitorais e atos gerais do processo.
No dia 4, o foco será registro de candidaturas e prestação de contas. Já no encerramento, a pauta inclui propaganda eleitoral, ilícitos, representações, transporte especial para eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida e a consolidação das normas voltadas ao cidadão.
Inscrições
As minutas das resoluções estarão disponíveis para consulta pública a partir de 19 de janeiro, no portal do TSE.
As contribuições deverão ser enviadas por formulário eletrônico até 30 de janeiro, enquanto os pedidos de manifestação oral se encerram no dia 27.
As audiências serão em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube e pela TV Justiça.
Justiça e mulheres
O Conselho Nacional de Justiça marcou para os meses de março, agosto e novembro a realização das ações da campanha Justiça pela Paz em Casa em 2026.
O calendário integra a Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e deve mobilizar tribunais de todo o País para intensificar o julgamento de processos relacionados à violência doméstica e familiar.
Para escrever na pedra:
“Não morda um prazer antes de certificar-se de que ele não tem um anzol oculto.” De Thomas Jefferson, terceiro presidente dos Estados Unidos.
TRIVIAL VARIADO
Em risco: Sérgio França Danese, embaixador brasileiro durante a reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) na segunda-feira (5), disse que a paz na América do Sul está em risco. E mais: “Não podemos aceitar o argumento de que os fins justificam os meios”, disse embaixador brasileiro.
Ministério da Saúde: A cobertura de testagem para HIV cresce 47% em áreas indígenas. Mais de 1 milhão de testes rápidos foram distribuídos em 2025.
FGTS: Saque-aniversário 2026 começa a ser liberado. Trabalhadores nascidos em janeiro já podem retirar os recursos.
Recesso: Mesmo em recesso parlamentar, os partidos testam alianças em silêncio, ajustam chapas e evitam movimentos públicos que possam fechar portas cedo demais. Nos corredores da ALEMA, a certeza é uma só: 2026 será decidido mais adiante. Por enquanto, observar é mais seguro do que avançar.
Pedidos: Em São Luís, há candidatos desistindo de disputar a eleição antes mesmo do início oficial da campanha. O motivo alegado é a enxurrada de pedidos pessoais que chegam antes de qualquer debate sobre política pública.
Tem Mais: “Já vai longe o tempo em que o eleitor queria diálogo e propostas. Às vezes, o primeiro contato com o candidato já vem acompanhado de um pedido de dinheiro. Eu não dou conta”, declarou um ex-deputado estadual.
Cautela: A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil emitiu alerta aos cidadãos norte-americanos que residem no país sobre manifestações em protesto à operação dos EUA na Venezuela, que depôs o ditador Nicolás Maduro. Em nota divulgada ontem, dia 5, em seu site, a embaixada pediu que os cidadãos evitem as áreas de manifestação e “exerçam cautela” em suas proximidades.
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.