projeto de vida

Oficina de Acarajé ensina a arte da culinária ancestral

O projeto de Leila Oliveira é levar o alimento ancestral como forma de arte, cura e conexão.

Na Mira

Atualizada em 06/01/2026 às 13h18
Cozinheira Leila Oliveira, idealizadora do Panela Preta.
Cozinheira Leila Oliveira, idealizadora do Panela Preta. (Foto: Divulgação)

Comida não é só sabor. É encantamento, é cuidado, é oferenda”.

A frase resume o projeto de vida da cozinheira Leila Oliveira, idealizadora do Panela Preta, um movimento de gastronomia ancestral que reúne produção de alimentos, bebidas artesanais, oficinas formativas e ações culturais.

O projeto de Leila é levar o alimento ancestral como forma de arte, cura e conexão. Para isso, começa 2026 com a mão na massa, promovendo a primeira Oficina de Acarajé do ano, que acontece neste sábado( dia 10) em duas turmas ( manhã e tarde) na OCA Maranhão, residência artística situada no centro histórico de São Luís, que tem como tema central o patrimônio biocultural do Maranhão.

A culinária de Leila já virou referência no Estado. Junto com o produtor cultural André Lobão, ela foi idealizadora da Cozinha Ancestral, restaurante e espaço de expressão artística, memória coletiva e espiritualidade alimentar. A Cozinha Ancestral fez história como um projeto itinerante, criado a partir da vivência de Leila nos rituais e na escuta das vozes mais velhas, de mães, tias, avós e orixás.

Quem já teve a oportunidade de participar de alguma de suas vivências, garante: Leila não ensina apenas receitas, ela compartilha visão de mundo, história e auto estima. Seu trabalho é uma ponte entre mundos: entre o sagrado e o cotidiano, entre a tradição e a contemporaneidade, entre a comunidade e o território. Em cada prato, carrega a força da oralidade, da história e do encantamento.

As vagas da Oficina de Acarajé deste sábado ( com direito a comidinha no final) são limitadas. Mais informações pelo whatszapp (98) 9 8154 9035 ou pelo instagram @panelapretaancestral

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.