Brisa Session

Marco Gabriel lança sessão ao vivo gravada em São Luís

Rapper maranhense apresenta faixas autorais que retratam a vivência periférica e a força do rap consciente.

Na Mira

Com rimas diretas e mensagens sociais, rapper cria do Monte Castelo mostra autenticidade e resistência
Com rimas diretas e mensagens sociais, rapper cria do Monte Castelo mostra autenticidade e resistência (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS – Enquanto o trap domina as playlists e dita tendências na estética digital da nova geração, o rapper Marco Gabriel segue um caminho próprio voltado para as raízes do rap. Cria da comunidade do Bom Milagre, no bairro Monte Castelo, o artista se destaca como uma das vozes mais autênticas e contundentes da cena autoral maranhense.

Na nova edição da Brisa Session, gravada em agosto de 2025, no Doc Studio, Marco apresenta um som cru, diret e repleto de autenticidade, despontando como um dos principais representante da música independente do Maranhão. Por meio de suas composições executadas no projeto, é possível fazer uma verdadeira viagem ao hip hop nacional dos anos 90, quando o foco estava na rima, na mensagem e na vivência real de quem as expressava. Assista:

Letras que trazem a realidade das ruas de São Luís

Com um álbum lançado e outro em produção, “A Sociedade do Código de Barras”, Marco Gabriel transforma suas músicas em relatos sobre racismo, violência policial e sobrevivência na periferia. Em faixas como “Esse Pequeno é Doido”, o rapper descreve a brutalidade de um enquadro com versos marcantes e viscerais. "Não vão me humilhar de novo, não vão me agredir de novo, eu não viro notícia, eu conheço os dados e sei que a nossa vida vale pouco.”, diz a composição

As rimas reafirmam o compromisso do artista com a verdade das ruas e com a força política e social do rap enquanto forma de resistência.

A trajetória artistica de Marco Gabriel

Atuante desde 2014, o artista é um dos principais nomes do rap maranhense contemporâneo e entre suas músicas mais conhecidas estão “Chato”, “Virada da Década”, “Garruncha do Sampaio” e “Esse Pequeno é Doido”.

O artista já lançou três EPs e o álbum “A Lenda Viva de Narciso Preto”, além de preparar o disco “A Sociedade do Código de Barras”, previsto para os próximos meses. Marco também atua em projetos sociais e culturais, levando o rap para escolas e comunidades, reafirmando o gênero como instrumento de denúncia e transformação coletiva.

Entrevista ao podcast Garagem Alternativa

O rapper Marco Gabriel também foi o convidado do podcast Garagem Alternativa, produção do Imirante.com, gravado em janeiro de 2024. No episódio, ele conversou com os jornalistas André Nadler e Eduardo Lindoso sobre sua trajetória, suas influências e o papel do rap como ferramenta de transformação social. Durante o bate-papo, Marco refletiu sobre a realidade das periferias, a importância da cena autoral maranhense e o desafio de se manter autêntico em meio às mudanças do mercado musical. Com sua fala direta e consciente, o artista reforçou a relevância de espaços como o Garagem Alternativa para valorizar vozes e histórias da cultura urbana local. Veja:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.