Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1986, o autor nigeriano Wole Soyinka disse ter tido o visto para os Estados Unidos revogado pelo Consulado dos Estados Unidos em Lagos, na Nigéria.
Devido ao prêmio e ao reconhecimento internacional, o escritor foi homenageado por grandes instituições de ensino ao redor do mundo, incluindo as norte-americanas Harvard e Cornell. Ele também havia recebido visto de residência permanente nos Estados Unidos.
Soyinka, porém, rasgou o documento em 2016 após a primeira vitória de Donald Trump. O autor já se pronunciou publicamente mais de uma vez contra as políticas estadunidenses, como as decisões tomadas pelo país durante o conflito na Faixa de Gaza.
Durante coletiva com a imprensa, o romancista e dramaturgo leu uma carta que teria recebido pelo consulado, em que o órgão pede para que Soyinka leve o passaporte para ter o visto anulado.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.