Literatura

Livro sobre Tom Jobim é eleito obra do ano

"O ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim" é de autoria de Ruy Castro, imortal da Academia Brasileira de Letras.

Evandro Júnior / Na Mira

Capa do livro "O ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim"
Capa do livro "O ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim" (Foto: Divulgação)

"O ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim" foi eleito o ‘Livro do Ano’ pelo Prêmio Jabuti 2025. A cerimônia foi realizada na noite de segunda-feira (27), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A obra do jornalista Ruy Castro traz quase cem crônicas sobre o compositor que marcou a música brasileira.

No livro, Ruy Castro faz uma construção biográfica em 99 crônicas sobre o autor de "Garota de Ipanema". "O fio condutor de todo o livro é a relação de Tom com o Brasil. Onde quer que estivesse, ele mantinha olhar e ouvido atentos à preservação da natureza, em uma época em que meio ambiente e ecologia passavam longe dos discursos", diz a sinopse da produção.

Ruy Castro é da Academia Brasileira de Letras

Ruy Castro é um conhecido autor, jornalista, biógrafo e escritor. Desde 2023, ele ocupa a cadeira 13 da Academia Brasileira de Letras (ABL) e soma três Prêmios Jabuti: em 1996 com segundo lugar em "Ensaios", por "Estrela Solitária"; em 2023 em "Romance Literário" por "Os perigos do imperador: um romance do Segundo Reinado"; e em 2025, em "Crônicas" e Livro do Ano por "O ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim".

Ruy é autor de "Chega de Saudade: A História e as Histórias da Bossa Nova" (1990), "Flamengo: O Vermelho e o Negro" (2005) e "Carmem - Uma Biografia" (2005).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.