Leitura

Livro mostra como quebrar ciclos geracionais de sofrimento

Em novo romance cristão, autora Nubiha Faria apresenta uma jovem que vive entre rejeição, fé, perdão e a necessidade de recomeçar em meio a dores.

Evandro Júnior / Na Mira

Capa do livro
Capa do livro (Foto: Divulgação)

A jovem Mabí Carrié carregou desde a infância um peso emocional que não escolheu: no dia do seu sexto aniversário, um acidente levou sua mãe à morte e transformou a existência da filha em motivo de rejeição dentro da própria casa. Anos depois, prestes a se formar no ensino médio, ela sonha que o diploma seja um passaporte para a reconciliação, mas o que encontra é mais silêncio e desprezo familiar. O leitor acompanha a jornada de recomeço da protagonista em ‘Eterna Culpa’, romance cristão escrito e publicado de forma independente pela pedagoga Nubiha Faria.

Mabí desaparece após a cerimônia de formatura, seu destino é marcado por mais violência e abandono. A moça é encontrada em estado grave, o que obriga a família a encarar as próprias falhas e revelar segredos guardados por anos. O enredo retrata temas como dor, esperança e a importância do perdão para recomeçar a vida. A autora também apresenta dilemas intensos, ao construir uma narrativa em que diferentes tipos de traumas se misturam ao desejo de reconstrução e reencontro com Deus.

No centro da história, além da protagonista, está o pai Murilo – um homem endurecido pelo luto e pelas culpas do passado – as irmãs Mercedes e Marina; Rita, a babá que se torna mãe de coração; e Alexandre, interesse amoroso e de amizade que surge como alívio em meio ao caos. O livro trabalha com tropes como crise de fé, found family, enemies to forgiveness e romance de apoio emocional, ao explorar como cada personagem encara o remorso, o desprezo e a possibilidade de reaproximação.

Com um toque de drama e suspense, Nubiha conduz o leitor por reviravoltas chocantes e descobertas sobre paternidade, violência e compaixão. A trajetória de Mabí não é fácil: ela enfrenta tentativa de suicídio, dúvida da bondade do Criador e passa por uma difícil decisão de se internar em busca de cura psicológica.  

Esta ficção cristã aborda as marcas deixadas por eventos traumáticos e abusos, mas sem perder a perspectiva de manter a comunhão com Deus para superar as adversidades. Nubiha mostra que perdoar não é esquecer, mas escolher seguir em frente, conforme os ensinamentos divinos. A partir do drama familiar sensível, o livro convida o público a refletir sobre as próprias dores, perdoar a si mesmo e enxergar na fé pode um refúgio.

‘Eterna Culpa’ é o primeiro volume de uma trilogia: a sequência, Antes que a vida termine, chegou aos leitores em 2025, e terá conclusão no terceiro livro, já em processo de criação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.