cultura

Ocupação Barroca SLZ 2025 abre inscrições para festival de arte urbana em São Luís

Evento chega à 6ª edição com inscrições abertas até 26 de outubro e propõe vivências artísticas, performances e feira criativa no Centro Histórico.

Na Mira, com informações de assessoria

Atualizada em 10/10/2025 às 15h41
Ocupação Barroca SLZ 2025 abre inscrições para festival de arte urbana em São Luís.
Ocupação Barroca SLZ 2025 abre inscrições para festival de arte urbana em São Luís. (Divulgação/@ocupacaobarrocaslz)

SÃO LUÍS - A Ocupação Barroca SLZ – Festival Multilinguagens de Arte Urbana e Cultura de Rua está com inscrições abertas para sua edição de 2025. O evento será realizado nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, no Centro Histórico de São Luís, reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Desde 2020, as ruas Isaac Martins de Barrocas e Graça Aranha, além da Praça Manoel Beckman, recebem intervenções de lambe-lambe, grafite, performances e manifestações culturais. O festival reúne artistas do Maranhão, do Brasil e de outros países, promovendo arte urbana em diálogo com o patrimônio histórico.

Inscrições abertas até 26 de outubro

Artistas e coletivos interessados podem se inscrever até 26 de outubro, pelo link. O resultado será divulgado no dia 5 de novembro no Instagram oficial @ocupacaobarrocaslz.

Serão selecionadas oito propostas artísticas do Maranhão. Cada projeto receberá R$ 1.000,00 para produção da obra ou ação. As linguagens aceitas incluem intervenções urbanas, performances, danças, apresentações cênicas e manifestações culturais de rua, como batalhas, slams, hip-hop, poesia e circo.

Programação multilinguagens e gratuita

A edição 2025 amplia suas frentes e reafirma o caráter de evento multilinguagens. A programação inclui:

  • Intervenções visuais (lambe-lambe, colagens e grafite)
  • Apresentações musicais
  • Performances e danças urbanas
  • Ações formativas (oficinas, rodas de conversa, vivências)
  • Feira de economia criativa

Toda a programação será gratuita e aberta ao público.

Ocupação Barroca

Idealizada pelo artista maranhense João Almeida, o Opedefeijão, a Ocupação Barroca surgiu como forma de ressignificar o patrimônio histórico da cidade, transformando-o em espaço de convivência e criação artística.

Premiada em 1º lugar no Prêmio Magno Cruz de Direitos Humanos 2021, na categoria “Poder Público e Participação Popular”, a iniciativa consolidou o conceito de arte pública colaborativa, apresentando o patrimônio como elemento vivo e em constante transformação.

Nas últimas edições, o festival expandiu suas atividades para a Praça Manoel Beckman, com shows, performances e ações formativas, apoiadas por vendedores ambulantes, voluntários e moradores locais.

Entre 2020 e 2024, cerca de 1.500 pessoas foram impactadas pelas ações da Ocupação, que já reuniu artistas de várias regiões do Brasil e de países como França, Colômbia, Argentina e Estados Unidos, consolidando São Luís como um território criativo em permanente construção.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.