SÃO LUÍS - Entre os dias 2 e 4 de outubro, será realizado a primeira edição do FUMAÇA – Expansões Artísticas, evento voltado a espaços para trocas, experimentações e diálogos em torno das artes cênicas produzidas no Maranhão. A programação será realizada em três espaços: Teatro Luiz Pazzini, Centro de Ciências Humanas / UFMA e a sede da Cia Chão de Cozinha.
Durante três dias, o público terá acesso a espetáculos, formações e mesas de diálogo, atividades gratuitas. A proposta do projeto é articular produção, formação e pesquisa, reunindo artistas, companhias, grupos independentes, pesquisadores, estudantes e comunidades em uma experiência de partilha e construção coletiva.
Diversidade e protagonismo
O projeto surge como um movimento de expansão das práticas artísticas e de fortalecimento da cena maranhense, sempre com atenção às identidades e territórios que marcam a produção cultural local.
A programação reflete o compromisso com a representatividade: mulheres negras, artistas quilombolas, pessoas LGBT+ e corpos diversos compõem a base desta realização, reafirmando a equidade e a resistência como pilares do evento.
Arte como direito cultural
Voltado para artistas e grupos teatrais, professores, pesquisadores e estudantes, o FUMAÇA também se dedica a aproximar comunidades periféricas e quilombolas dos espaços culturais da cidade. Ao mesmo tempo, busca alcançar o grande público, incentivando a formação de plateia e a valorização das artes cênicas como direito de todos.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.