PH: Aldo Rebelo na Expo Indústria MA
E mais: Clarisse e Dijé no Golden
Aldo Rebelo na Expo Indústria MA
A 6ª Expo Indústria Maranhão já tem presença de peso confirmada em sua programação: o jornalista, político e escritor Aldo Rebelo será um dos palestrantes do evento realizado pelo pelo Sistema FIEMA (CIEMA, SESI, SENAI, IEL e Federação) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Governo do Estado e do Sebrae.
Reconhecido por sua trajetória política, Aldo Rebelo foi ministro da Defesa, da Ciência e Tecnologia, do Esporte e da Coordenação Política. Também presidiu a Câmara dos Deputados e se destacou como articulador de temas relevantes para o país, inclusive sobre soberania nacional e meio ambiente.
O político apresentará as ideias de seu mais novo livro “O Quinto Movimento: propostas para uma construção inacabada”, lançado pela editora Jornal Já.
A palestra de Aldo Rebelo ocorrerá no espaço Expo Summit e tratará da situação do Brasil na geopolítica internacional, a partir da visão descrita pelo escritor em seu livro “O Quinto Movimento”.
O Brasil como protagonista
Em suas entrevistas, Aldo Rebelo tem afirmado que é preciso voltar a se observar o Brasil como um país ativo e protagonista da política, da economia e da vida, no cenário das nações.
“Desta forma, podendo se apresentar ao mundo com um novo posicionamento ambiental, humanista, transformador, seguro, acolhedor, equilibrado social e economicamente, por meio da união de forças heterogêneas. Um país efetivamente independente e acima de tudo inovador”, reforça.
Em sua análise, o palestrante afirma que o país vive um período de desorientação e imobilismo e defende a mobilização dos brasileiros em torno de três grandes causas: a do desenvolvimento do Brasil, da redução das desigualdades e a manutenção do país em certos padrões de democracia.
Os Quatro Movimentos
Para entender a obra de Rebelo, deve-se primeiro compreender os quatro primeiros movimentos históricos do Brasil, descritos pelo autor ao longo de seu livro.
O primeiro movimento seria aquele referente à construção da base física do território brasileiro, o que teria ocorrido de 1500 até o Tratado de Madrid em 1750.
O segundo movimento diria respeito ao período de independência, em, com atuação de figuras como Tiradentes, D. Pedro I e José Bonifácio.
O período de 1822 a 1888 seria o terceiro movimento, marcado pela Abolição da Escravidão e a consolidação da integridade territorial do Brasil.
Por fim, o quarto movimento iria da Proclamação da República, com Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, até os dias atuais.
A partir da terceira parte de sua obra, Aldo Rebelo apresenta o Quinto Movimento, que seria então seu conjunto de propostas para se buscar um novo momento histórico do Brasil.
Expo Indústria Maranhão 2025
A Expo Indústria Maranhão 2025 acontece de 2 a 5 de outubro, no Multicenter Negócios e Eventos, e a programação inclui shows de Maurício Manieri, Tiago Iorc e Biquini, além de palestras magnas com Samy Dana, Ricardo Wagner e Dr. Juan Pablo Boeira.
Para saber mais e se inscrever gratuitamente na feira, acesse: www.expoindustriama.com.br.
IA está em todo lugar
Vale acrescentar que a 6ª edição da Expo Indústria Maranhão destaca o uso crescente da inteligência artificial (IA) por empresas instaladas no estado.
O evento reúne soluções tecnológicas aplicadas em setores variados, da siderurgia à ferrovia.
O especialista Damy Sana, que irá participar da feira, ressalta que “a IA já se tornou um componente estratégico para modernizar processos e aumentar a eficiência industrial”.
IA está em todo lugar…2
No Maranhão, grandes empresas mostram como a inteligência artificial está integrada tanto na indústria pesada quanto nas operações de logística e produção. A Expo Indústria Maranhão será palco para a troca de experiências e a apresentação de inovações que já fazem parte do dia a dia dos negócios locais.
O economista Damy Sana, que é professor da FGV e comentarista de economia nos principais veículos de comunicação do país, fará palestra no dia 3 de outubro, com o tema “O impacto da Inteligência Artificial na lucratividade e na produtividade empresarial”, no Espaço Plenarium da Expo Indústria Maranhão.
DE RELANCE
Nova geração de profilaxia indolor
A odontologia em São Luís ganha um reforço de excelência com a atuação da cirurgiã-dentista Julia Muniz Gonçalves, graduada pela USP-SP e atualmente pós-graduanda em Dentística Estética pela mesma instituição.
Julia passa a integrar o corpo clínico da tradicional Clínica Joaquim Gonçalves Ortodontia, ao lado de seu pai, o ortodontista Joaquim Gonçalves, localizada na Avenida dos Holandeses.
Como diferencial, a clínica traz para o Maranhão a tecnologia suíça AIR FLOW Prophylaxis Master, que permite realizar a Guided Biofilm Therapy (GBT) – um protocolo moderno, seguro e indolor para remoção de biofilme e profilaxia dental.
O equipamento garante conforto ao paciente, resultados clínicos superiores e prevenção eficaz de doenças bucais, alinhando ciência, inovação e bem-estar.
PEC da Blindagem
Diante da avassaladora contrariedade dos brasileiros com a PEC da Blindagem, aprovada na semana passada pela Câmara dos Deputados, não restava alternativa aos membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado a não ser jogar na lata do lixo a infame investida para criar uma casta de intocáveis no Congresso.
A votação, ontem, no colegiado, com uma derrota da ideia por 26 a 0, foi uma demonstração cabal de que os senadores se deram conta do disparate da proposição e sentiram o bafo na nuca da pressão popular.
O relator do texto na CCJ, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), apresentou parecer pela rejeição da proposta de emendar a Constituição para assegurar aos parlamentares a prerrogativa obscena de só serem processados criminalmente e presos em flagrante por delito inafiançável com a autorização dos pares, por meio de votação secreta.
A busca pelo anonimato, para evitar mostrar o rosto aos eleitores na hora de proteger colegas envolvidos em crimes, apenas demonstrou a pusilanimidade dos defensores da PEC.
A infância não termina
A crônica do poeta e cronista Fabrício Carpinejar “A infância é a única fase que não termina”, publicada no dia 23, me transportou para 50 anos atrás.
Realmente, com todas as atividades, o tempo parecia que não passava. As férias escolares de final de ano (três meses) pareciam intermináveis.
E queríamos que o tempo passasse rápido para poder ver filmes proibidos para menores de 18 anos.
Bons tempos, aqueles!
Clarisse e Dijé no Golden
O Golden Shopping Calhau completa 8 anos de atuação no mercado maranhense na segunda-feira (29), e durante todo o dia haverá ações especiais, como entrega de “mimos” e sorteios de brindes para os clientes como forma de comemorar a data.
Na véspera, dia 28 (domingo), Clarisse e Dijé, personagens da comédia “Pão com Ovo”, voltam ao shopping para celebrar o oitavo aniversário do empreendimento com uma grande e animada apresentação.
O espetáculo, com duração de aproximadamente uma hora, acontecerá na Praça de Alimentação, a partir das 18h.
Encouraçado Butikin
Não fossem compromissos inadiáveis assumidos em São Luís, este Repórter PH iria marcar presença, no próximo dia 9 de outubro, na festa de comemoração dos 60 anos do Encouraçado Butikin, bar que frequentei muitas vezes durante as minhas primeiras incursões na cidade de Porto Alegre.
Afinal, há bares que passam, e há os que ficam e fazem história. Na capital gaúcha, poucos resistiram ao tempo como o Encouraçado Butikin, que chega aos 60 anos fiel à essência, com boa música, drinques, alta gastronomia e ambiente impecável.
Encouraçado Butikin...2
Fundado na década de 1960, o templo da boemia gaúcha marcou a vida social de Porto Alegre, tornando-se ponto de encontro de artistas, intelectuais, políticos e empresários.
Agora, o velho casarão renasceu repaginado, sem renegar o passado. Por lá, afinal, passaram nomes como Elis Regina, Vinicius de Moraes, Toquinho, Chico Buarque e Dorival Caymmi, entre tantas estrelas.
Na memória da cidade e no coração de quem, como este Repórter PH, já viveu ali noites inesquecíveis, o Encouraçado segue firme – e em alto volume.
Para escrever na pedra:
“Nossas vidas começam a terminar no dia em que permanecemos em silêncio sobre as coisas que importam”. De Martin Luther King.
TRIVIAL VARIADO
Novo livro: é grande a expectativa nos meios culturais da cidade em torno do lançamento, em noite de autógrafos, do mais novo livro do poeta Felix Alberto Lima, “com o coração na boca”. Será nesta sexta-feira (26), às 19h30, no Caçarola Bistrô, na Rua de Nazareth e Odylo, 200.
Saudade: esta coluna registra, com pesar, o falecimento de Diva Maria Lima Fontenele, 77 anos, viúva do saudoso radialista Herbert Fontenele. O corpo está sendo velado no Salvatore Funeral e será cremado no Crematório do Jardim da Paz.
Relações diplomáticas: Lula diz que “pintou uma química mesmo” e sinaliza reunião presencial com Trump. Em entrevista, o brasileiro afirmou que o americano foi simpático durante encontro e que ambos têm muito a conversar sobre interesses dos dois países.
Crítica: o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, criticou ontem as instituições internacionais e pediu mais armas para defender o seu país em discurso na ONU. Zelensky também se reuniu com o presidente Lula. Na saída, Zelensky elogiou a postura do brasileiro.
Canção: escolher o lado certo é questão de escutar o Coração Civil da canção de Milton Nascimento e Fernando Brant, que diz: “Se o poeta é o que sonha o que vai ser real / Bom sonhar coisas boas que o homem faz / E esperar pelos frutos no quintal”.
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.