Programação cultural

Primavera dos Museus 2025 terá programação especial em São Luís; confira

No Maranhão, diversos Museus e Casas de Cultura terão programações diversificadas a partir do dia 23 de setembro.

Na Mira

Atualizada em 20/09/2025 às 13h16
Durante a Primavera dos Museus, muitas atividades são organizadas por instituições museológicas em todo o país.
Durante a Primavera dos Museus, muitas atividades são organizadas por instituições museológicas em todo o país. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Terá início, nesta segunda-feira (22), a 19ª Primavera dos Museus, temporada cultural nacional coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Este ano, o tema “Museus e Mudanças Climáticas” reforça o papel dos museus como espaços de preservação, diálogo e mobilização frente a esse que é um dos maiores desafios do nosso tempo. No Maranhão, diversos Museus e Casas de Cultura terão programações diversificadas a partir do dia 23 de setembro.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

A Primavera dos Museus é uma oportunidade para os museus se conectarem com a comunidade local, aumentando sua visibilidade e reforçando seu papel como centros de preservação e disseminação do conhecimento.

Os museus participantes oferecem programações especiais que podem incluir exposições temporárias, que apresentam novos acervos ou exploram temas específicos, além de palestras e seminários. As oficinas e workshops são outra atração, proporcionando ao público a oportunidade de aprender ainda mais sobre o tema do evento. As visitas guiadas também são destaque, permitindo que os visitantes tenham uma experiência educativa mais profunda e compreensiva das exposições.

De acordo com o Ibram, o evento foi criado com o objetivo de intensificar a relação entre os museus e a sociedade, promovendo a valorização do patrimônio cultural brasileiro. Durante a Primavera dos Museus, muitas atividades são organizadas por instituições museológicas em todo o país, atraindo um público diversificado e incentivando a participação comunitária.

A programação completa pode ser acompanhada no site.

Veja os destaques da programação:

Dia 23 de setembro

19h – Palestra Consumo de Moda Sustentável

Local: Escola Modelo Benedito Leite  

Dia 24 de setembro

14h30 - Inspiração e criação do romance Os tambores de São Luís. Informações e estudo sobre a criação do mais importante romance do escritor maranhense: Josué Montello e sua trajetória nesses 50 anos de publicação.

Local: Casa de Cultura Josué Montello.

Dia 25 de setembro

19h - Lançamento da edição especial dos 50 anos do romance "Os Tambores de São Luís" de Josué Montello

Local: Auditório Viriato Corrêa, na Casa de Cultura Josué Montello.

Dia 26 de setembro

16h às 18h– Ação Cultural em Prol do Planeta - Limpeza da Praia Ponta d’areia

Local: Próximo ao Forte Santo Antônio.

Museu Memorial José Sarney integra a 19ª Primavera dos Museus

Confira a programação:

Segunda-feira (22)

9h - Abertura do Evento 

9:30h - Mesa Redonda: Museus, mudanças climá$cas e educação: Reflexões sobre a importância, as perspectivas e as práticas

Participantes: 

Samuel Benison da Costa Campos (IFMA/CCH), Fabrícia Brito (IFMA/CCH), Luciana Barros (IFMA/CCH) e Régis Costa de Oliveira (IFMA/CCH).

Terça-feira (23)

14h às 15h30 — Cine Diálogo: Exibição do documentário “O Amanhã é Hoje”

9h — Visita mediada com alunos do CAS - Centro de Ensino de Apoio à Pessoa com Surdez

Quarta-feira (24)

11h — Visita mediada com alunos da Escola Municipal Pires Ferreira (Morros - MA)

Quinta-feira (25)

 9h30 e 14h30 — Visita mediada com alunos do CEI Estação do Saber

Sexta-feira (26)

09hs - Exibição do Filme documental Mar de Lixo, produzido e dirigido pelo cineasta maranhense Taciano Brito, seguido de bate-papo com o cineasta.

Público: Estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente e docentes do IFMA.

9h e 14h — Visita mediada com alunos da Escola UEB Luís Serra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.