(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Ana Karin Andrade na ABAV

E mais: Justiça na Amazônia

PH

EM recente encontro na reunião nacional da ABAV, Ana Karin Andrade (na próxima semana virá a São Luís), que já foi diretora da Embratur, com a empresária maranhense Ana Carolina Medeiros
EM recente encontro na reunião nacional da ABAV, Ana Karin Andrade (na próxima semana virá a São Luís), que já foi diretora da Embratur, com a empresária maranhense Ana Carolina Medeiros

Descrença da população

Pesquisa da Quaest divulgada ontem mostra um inquietante aumento da descrença da população com as principais instituições do país.

O quadro preocupa, por ser sintoma de mal-estar com a democracia, mas não é surpreendente. As conclusões deveriam instar as figuras públicas que compõem e estão à frente dos três poderes a rever comportamentos para que a sociedade possa voltar a percebê-los como mais interessados no bem comum do que movidos por motivações corporativas, eleitorais e de concentração de prerrogativas.

Conforme o levantamento, a confiança no Congresso caiu de 54%, em 2022, para 45%. No caso da Presidência da República, recuou de 62% para 54%. Em relação ao Supremo Tribunal Federal (STF), diminuiu de 56% para 50%. O parlamento é, entre as três, a instituição com a pior imagem e que viu o seu desprestígio crescer mais. Não é de graça.

Descrença da população…2

Um rápido olhar sobre pautas recentes defendidas com ardor pelo grupo majoritário de deputados e senadores confirma o corporativismo, o patrimonialismo e o flerte com retrocessos ocasionados por razões inconfessáveis.

São exemplos dessa postura as tentativas de restaurar o privilégio de investigações contra parlamentares serem submetidas à licença prévia do Congresso e de limitar o foro por prerrogativa de função para deputados e senadores.

A autoproteção é o único objetivo.

Descrença da população…3

Intriga, também, a investida contra a independência do Banco Central (BC), com a tentativa de dar ao Congresso o poder de demitir diretores da autoridade monetária.

Pesa ainda contra o Congresso a sofreguidão na luta por recursos cada vez maiores para emendas, distribuídas com pouca transparência.

Descrença da população…4

O STF não passa incólume ao mau humor. Há excesso de decisões monocráticas e verborragia de parte dos ministros, que não raro antecipam posicionamentos em casos que vão decidir em manifestações públicas.

Também recebe justificados reparos a hipertrofia da Corte ao se imiscuir em atribuições de outros poderes.

Chega a hora da autocontenção no STF.

Descrença da população…5

O aumento do descrédito das principais instituições da República inquieta por ser terreno fértil para movimentos antidemocráticos, para a antipolítica e para o surgimento de salvadores da pátria.

Recuperar a confiança, porém, depende em grande parte de uma mudança de postura dos indivíduos que as conduzem.

Setembro Amarelo

No silêncio da madrugada, o canto do sabiá rompe a escuridão para anunciar vida. Ele canta porque sua existência depende disso.

Nós também lutamos pela vida – e quando alguém pensa em desistir, não é fraqueza, é sinal de sofrimento profundo.

O Setembro Amarelo nos convoca a enxergar esses sinais. Quem precisa de ajuda deve ter coragem de pedir; quem percebe a dor do outro deve oferecer apoio, nunca julgamento.

Como o sabiá que insiste em cantar, precisamos ecoar cuidado e esperança. A vida vale ser vivida com propósito e com amor.

O Repórter PH com Rose e Eli Medeiros, que aproveitaram o feriadão da Independência para curtir Santo Amaro, nos Lençóis Maranhenses
O Repórter PH com Rose e Eli Medeiros, que aproveitaram o feriadão da Independência para curtir Santo Amaro, nos Lençóis Maranhenses

DE RELANCE

Justiça na Amazônia

O presidente eleito do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, já sinalizou que a sua gestão, que se inicia no próximo dia 25, terá a Amazônia como uma área de atenção especial.

Nas palavras do ministro, a Justiça do Trabalho reforçará seu posicionamento na região, ampliando as formas de acesso da população.

Confirmando o discurso, o novo ministro convocou dois paraenses para atuarem na equipe de assessoria da nova administração.

O juiz do trabalho Otávio Bruno da Silva Ferreira será juiz auxiliar da Presidência e o comunicador Edney Martins assumiu a Secretaria de Comunicação do tribunal.

Cultura e prazo

O Ministério da Cultura prorrogou para 19 de setembro o prazo para enviar o Plano de Aplicação dos Recursos (PAR) da Política Nacional Aldir Blanc.

A prorrogação ocorreu a pedido das prefeituras e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) que identificou dificuldades enfrentadas das gestões municipais, como em relação à plataforma CultBR e o novo sistema de registros do PAR.

O Ministério da Cultura alertou que o novo prazo não vai alterar o cronograma de repasses de recursos da Política para os entes federativos.

Sean Penn e “Manas”

O ator e cineasta Sean Penn, duas vezes vencedor do Oscar e também reconhecido por seu engajamento em causas sociais e ambientais, é o mais novo grande nome do cinema mundial a se associar ao filme “Manas”, primeiro longa de ficção de Marianna Brennand, cotado para representar o Brasil no Oscar em 2026.

Sean Penn se tornou produtor executivo do filme que conta a história de uma jovem marajoara e aborda a questão da exploração sexual no arquipélago.

Envenenamento e estatística

Dados divulgados ontem pela Associação Brasileira de Medicina de Emergência apontam que, nos últimos dez anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 45.511 atendimentos em prontos-socorros relacionados a envenenamentos que evoluíram para internação, e em alguns casos levaram à morte.

O trabalho revela que, deste total, além dos envenenamentos acidentais e indeterminados, 3.461 pacientes internados sofreram intoxicação proposital, causada por terceiros.

Com base na série histórica é possível estimar uma média de 4.551 casos de envenenamento ao ano, entre 2009 e 2024. O índice fica em torno de 379 registros ao mês e com 12,6 casos ao dia.

Isso significa que a cada duas horas uma pessoa deu entrada numa emergência em consequência de ingestão de substâncias tóxicas ou que causaram reações graves.

A derrota de Milei na Argentina

Na eterna gangorra entre o peronismo e as forças que a ele se opõem, quem ficou por baixo na eleição legislativa na província de Buenos Aires, domingo, foi o presidente Javier Milei. Seu partido, La Libertad Avanza, perdeu para a coligação Fuerza Pátria, de centro-esquerda.

O placar foi 47% a 32% e jogou luz sobre uma figura que deverá ser central na próxima eleição presidencial, a do governador da província de Buenos Aires: Axel Kicillof.

Com o resultado, os peronistas já têm um nome para a eleição presidencial de 2027. Kicillof tem boa avaliação como governador e maior independência em relação aos Kirchner, desgastados com a prisão domiciliar da ex-presidente Cristina.

Milei não cumpriu a promessa de acabar com o Banco Central, mas fez cortes profundos na máquina pública e aprofundou problemas da população mais pobre. Reduziu a inflação, que estava fora de controle, mas o custo social elevado implodiu sua popularidade.

Termômetro

A eleição na província de Buenos Aires, termômetro para as próximas disputas, coincidiu com um dos piores momentos do governo, também pelo escândalo que envolve sua irmã, Karina, braço direito no governo como secretária-geral da Presidência. Karina é acusada de cobrança de propina de 3% sobre compras para a entidades que cuidam de pessoas com deficiência.

Em vez de dar explicações, Milei e Karina preferiram o silêncio. Na Argentina, a lista com o nome dos eleitores é fixada na porta da seção eleitoral. Ao lado do de Karina, escreveram "3%".

A derrota ensina aos candidatos brasileiros que ainda vale a lógica de que o eleitor vota com o bolso (ou estômago). O eleitor tem necessidades que, se não forem supridas, o empurram para os braços da oposição. 

Angela Ro Ro

A cantora Angela Ro Ro, que faleceu ontem, aos 75 anos, vítima de uma parada cardíaca após ser submetida a uma cirurgia, foi dona de hits como Gota de Sangue, que fez sucesso na década de 1980.

Angela Maria Diniz Gonsalves, seu nome de batismo, nasceu no Rio de Janeiro, em 1949. Gay assumida, ela viveu intensamente sua vida e ganhou notoriedade como uma compositora que falava de sentimentos pela perspectiva feminina. Como intérprete, foi influenciada por nomes como Ella Fitzgerald, Maysa e Elis Regina.

Com voz rouca e grave, ainda na infância ganhou o apelido de "Ro Ro". Começou a estudar piano clássico aos cinco anos e, décadas depois, se consagraria como uma das artistas mais originais do país.

Começou a carreira na década de 1970, depois de uma viagem para a Itália, onde conheceu o cineasta Glauber Rocha.

No período chegou a viver em Londres, onde trabalhou como faxineira em um hospital, além de ser garçonete e lavadora de pratos num restaurante. Quando teve a oportunidade, fez apresentações em pubs. Por indicação de Glauber, participou do álbum Transa, de Caetano Veloso, tocando gaita em uma música.

Quando retornou ao Rio de Janeiro, começou a se apresentar em casas noturnas e foi contratada pela gravadora Polygram/Polydor - atual Universal Music. O primeiro álbum foi lançado em 1979. Com seu nome, o disco reuniu apenas músicas autorais da artista. Entre as composições, estão grandes sucessos como Balada da Arrasada, Agito e Uso, Tola Foi Você e Amor, Meu Grande Amor. Em 1980, Angela lançou seu segundo álbum, intitulado Só nos Resta Viver. No ano seguinte, voltou a reeditar a parceria com Caetano Veloso, desta vez em seu terceiro disco: Escândalo. A faixa-título do álbum de Angela foi composta pelo cantor.

Seu último trabalho foi Selvagem, disco lançado em 2017. Além da carreira como cantora, Angela apresentou o talk-show Escândalo, no Canal Brasil.

Ângela Ro Ro saiu para a eternidade deixando um rastro de grandes sucessos musicais
Ângela Ro Ro saiu para a eternidade deixando um rastro de grandes sucessos musicais

Para escrever na pedra:

“De todas as paixões baixas, o medo é a mais amaldiçoada”. De William Shakespeare.

TRIVIAL VARIADO

Correios: prejuízo vai a R$ 2,64 bi no 2º trimestre. No semestre, rombo de R$ 4,37 bi é o triplo do verificado em igual período de 2024.

Peça rara: sabre de Darth Vader bate recorde e é vendido por R$ 195 milhões em leilão em Los Angeles.

Horário de Verão: o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) tem indicado a necessidade de que o País volte a adotar o horário de verão para reduzir o consumo de energia e evitar falhas no abastecimento.

Saúde: Cientistas da Universidade da Califórnia (EUA) descobriram proteína que desacelera o cérebro envelhecido e como manipulá-la.

Economia: mercado financeiro projeta PIB de 2,16% em 2025. Segundo Boletim Focus, inflação deve se manter em 4,85%.

Justiça e execução: com o tema “15 anos de transformação: a Justiça que faz acontecer” será realizada, de 15 a 19 deste mês, em todo o País, a 15ª Semana Nacional da Execução Trabalhista.

Tem mais: a iniciativa é promovida anualmente pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com os 24 Tribunais Regionais do Trabalho.

Crítica: uma obra do misterioso artista Banksy apareceu ontem em uma das fachadas dos Royal Courts of Justice, em Londres, no Reino Unido. A imagem mostra um juiz com martelo erguido diante de um manifestante no chão e surgiu dois dias após a detenção de quase 900 pessoas em ato de apoio ao grupo Palestine Action. O grafite foi ocultado por cercas.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.