Turismo

Chapada das Mesas: complexos turísticos deixam de oferecer meia-entrada a partir de agosto

Decisão segue entendimento do STJ e afeta estudantes e outros grupos não amparados por legislação específica.

Imirante

Chapada das Mesas.
Chapada das Mesas.

CAROLINA - A partir de 1º de agosto de 2025, os principais atrativos da Chapada das Mesas, localizada na região Sul do Maranhão, não concederão mais o benefício da meia-entrada, exceto nos casos garantidos por leis específicas, como o Estatuto do Idoso.

A medida foi anunciada pela Associação dos Atrativos Turísticos da Chapada das Mesas (AATCM), que representa os principais empreendimentos turísticos dos municípios de Carolina e Riachão. O Poço Azul, o Complexo da Pedra Caída, as Cachoeiras do Itapecuru e o Tangará Ecopark estão entre os locais que adotarão a nova regra.

Segundo a AATCM, a decisão está respaldada por recente entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que definiu que a Lei da Meia-Entrada (Lei Federal nº 12.933/2013) se aplica exclusivamente a eventos culturais, artísticos e esportivos de caráter temporário como shows, peças teatrais e sessões de cinema. Dessa forma, complexos turísticos com estrutura permanente de lazer não estão obrigados a conceder o benefício.

Com isso, estudantes e outros públicos que antes eram contemplados pela meia-entrada deixarão de ter acesso ao desconto nesses locais. A associação reforçou, no entanto, que cada empreendimento manterá autonomia para definir ações promocionais e políticas sociais próprias, com o objetivo de oferecer experiências de qualidade e acessíveis ao público.

Chapada das Mesas,
Chapada das Mesas,

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.