PH: Canopus e expansão para a região Norte
E mais: Portugal endurece a lei para imigração
Canopus e expansão para a região Norte
Com o objetivo de materializar os sonhos de famílias com confiança e inovação, por meio da transformação de espaços, a Canopus Construções chega à região Norte com foco no projeto Minha Casa, Minha Vida.
Vale destacar que o grupo está há 50 anos no mercado e já entregou mais de 50 mil moradias no Maranhão, Piauí e Ceará.
A empresa valoriza os aspectos sociais e ambientais nos empreendimentos, além de tornar realidade a expectativa de qualidade de vida das pessoas.
Um dos diferenciais do grupo é tornar única a experiência do cliente. Assim como Belém, outras praças já estão sendo estudadas e, com certeza, também receberão um empreendimento com o selo de qualidade Canopus.
Canopus e expansão…2
Os empreendimentos da Canopus entregam infraestrutura completa, áreas de lazer, localização estratégica e condições acessíveis.
Outro ponto importante é que a empresa é responsável por gerar milhares de empregos e transformar vidas, com impacto direto nas comunidades onde atua.
A Canopus é uma das maiores construtoras do Nordeste. E seu foco é habitação de interesse social (Minha Casa, Minha Vida), onde já soma mais de 50 mil imóveis entregues e tem aproximadamente 20 obras em andamento.
Outro ponto importante é que a Canopus garante um controle de qualidade eficiente ao realizar os sonhos dos clientes.
Negociação já nasce morta
Li, não faz muito tempo, que o presidente americano adota uma tática antiga dos manuais de estratégia: a “Teoria do Louco” (Madman Theory).
A ideia é se colocar como alguém disposto a encarar um enfrentamento a qualquer custo na tentativa de dissuadir o adversário. Se um dos lados acredita genuinamente que o outro é capaz de apertar o botão e dar início a uma guerra, pode ceder às demandas dele para evitar o pior.
Foi assim que Trump agiu antes mesmo de assumir o novo mandato para obter o cessar-fogo no Oriente Médio. Em outras palavras, disse a Israel e ao grupo terrorista Hamas: “Fechem um acordo, libertem os reféns antes que eu assuma ou o inferno vai se instalar”.
Ninguém sabia se ele estava blefando ou não. Na dúvida, houve o acordo.
Negociação já nasce morta...2
Com o Irã, foi diferente: Trump disse que estava avaliando o uso da superbomba contra a central nuclear de Fordow e que tomaria a decisão em semanas.
Menos de 48 horas depois, foi lá e bombardeou o país dos aiatolás. Aqui, não foi blefe. Foi mentira, mesmo.
No caso do tarifaço brasileiro, o que mais dificulta a negociação não é tanto a conhecida imprevisibilidade de Trump – seja ela genuína ou como tática deliberada.
Negociação já nasce morta...3
O problema é que os EUA não têm sido claros no que pretendem. Trump postula o fim do inquérito contra Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF). E, para causar um efeito de saturação, coloca sobre a mesa pontos tão diversos quanto as big techs e o Pix, passando pelo etanol e as blusinhas da Rua 25 de Março.
Isso inviabiliza qualquer diálogo sério, qualquer eventual arbitragem internacional.
Não há pontos concretos a serem negociados simplesmente, porque Trump não quer negociar ou porque qualquer possibilidade de negociação, na verdade, já nasce morta.
Portugal endurece a lei para imigração
Nos últimos anos, Portugal tem oferecido aos brasileiros uma combinação rara de acesso facilitado, laços culturais, estabilidade institucional e a proximidade com o restante da Europa.
É a porta de entrada, até agora aberta, para a União Europeia.
Por isso, a decisão do parlamento português, que na quarta-feira passada aprovou projetos de lei que endurecem a política migratória, acendeu um sinal de alerta entre brasileiros que vivem no país ou planejam migrar.
A nova legislação impõe restrições ao reagrupamento familiar, cria barreiras adicionais para obtenção de vistos e estabelece uma unidade especial de fronteiras dentro da Polícia de Segurança Pública (PSP), com foco no controle migratório.
Emendas e pendências
Termina hoje o prazo para que os municípios elaborem o plano de trabalho e formalizem a entrega do documento na plataforma Transferegov.
Até a sexta-feira (18), segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), 855 prefeituras ainda estavam com pendências na elaboração do plano.
Os municípios que não cumprirem as exigências, mesmo sendo de anos anteriores, terão impedimento técnico de receber as indicações de emendas especiais de 2025, cuja lista de beneficiários será divulgada em 29 de julho.
Somadas, as pendências dessa lista de municípios correspondem a R$ 1,3 bilhão em emendas.
A CNM alerta que o procedimento não pode ser feito após a divulgação dos beneficiários de 2025.
DE RELANCE
Envelhecimento cerebral
Pesquisa publicada na revista científica Nature Medicine mostra que fatores sociopolíticos, ambientais e sociais de um país influenciam de forma significativa o envelhecimento cerebral, podendo resultar em maior declínio cognitivo e quadros de demência.
As descobertas devem contribuir para a formulação de políticas públicas que melhorem as condições de vida na terceira idade.
O envelhecimento geralmente é associado a condições individuais, como genética e estilo de vida. Segundo o estudo, envolve ainda combinação entre ambiente e exposições físicas, sociais e sociopolíticas às quais a população está sujeita no dia a dia.
A pesquisa avaliou mais de 160 mil pessoas em 40 países e foi desenvolvida por 41 cientistas de América Latina, Europa, África e Ásia.
Envelhecimento cerebral...2
O estudo avalia como o expossoma (conjunto de exposições físicas, sociais e sociopolíticas ao longo da vida) impacta o envelhecimento, analisando como fatores de proteção ou de risco contribuem para um envelhecimento saudável ou acelerado, respectivamente.
A pesquisa se baseia nas diferenças de idade biocomportamentais (BBAGs), termo que se refere à diferença entre a idade real (cronológica) de uma pessoa e a idade predita pelo modelo com base em indicadores de saúde, cognição e educação, por exemplo.
Envelhecimento cerebral...3
Países europeus e asiáticos apresentaram um envelhecimento mais lento. Já o Egito e a África do Sul, mais rápido. O Brasil ficou entre os dois extremos.
O estudo mostra que o brasileiro envelhece, em média, cinco anos mais rápido que a média dos 40 países estudados.
Se a pessoa tem 60 anos e vive em um país ditatorial, que não tem voto universal, e sofre de hipertensão, diabetes, o seu envelhecimento é muito maior do que deveria ser.
Esse envelhecimento acelerado aumenta em duas vezes as chances de declínio cognitivo e perda de funcionalidade, como perda de independência, em comparação à idade cronológica.
Um dos pesquisadores observa que mudanças individuais no estilo de vida, como atividade física, saúde cardiovascular e educação, são importantes, mas não suficientes:
– Existe a necessidade de políticas públicas que melhorem a qualidade do ar, reduzam desigualdades e fortaleçam instituições democráticas, por exemplo.
Envelhecimento cerebral...4
Na visão de especialistas, a pesquisa servirá para uma maior valorização do contexto sociopolítico e dos fatores ambientais:
– Temos agora a evidência científica de que a democracia é boa para a saúde, esse é o grande ponto do artigo. Outro ponto é valorizar os fatores do ambiente, não só o genético, não só os problemas de saúde que as pessoas têm.
Um ambiente com educação de qualidade, acesso à saúde, higiene básica e rede de esgoto aumenta a saúde e melhora o envelhecimento da população.
O estudo não diferenciou as regiões do Brasil, mas os pesquisadores já trabalham para identificar diferenças regionais – mais especificamente, macrorregiões ou cidades em que as pessoas envelhecem mais rápido.
Para escrever na pedra:
“De todas as paixões baixas, o medo é a mais amaldiçoada”. De William Shakespeare.
TRIVIAL VARIADO
Novas urnas: o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para o período de 1º a 5 de dezembro o teste público de urna para as eleições do ano que vem. O trabalho será feito em um espaço reservado na sede do TSE, em Brasília (DF).
Urnas…2: podem participar do teste, na condição de investigador, eleitores maiores de 18 anos, individualmente ou em grupo.
Aliado do cérebro: ingestão adequada de zinco pode reduzir risco de AVC, aponta estudo chinês. Ovo, sardinha, amendoim e aveia contêm o mineral.
Preciosa: esmeralda bruta de 92,5 quilos, encontrada na Bahia, será leiloada por lance inicial de R$ 100 milhões.
Confiança: a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga hoje o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) Setorial. A pesquisa avalia o nível de confiança dos empresários em 29 setores da indústria, considerando o porte das empresas e a localização geográfica.
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.