São João 2025

Arraial do Ipem reúne ritmos e tradições do São João maranhense em São Luís

A programação valorizou a cultura popular com uma diversidade de ritmos e grupos consagrados de bumba meu boi, além de atrações musicais que animaram o público.

Cláudia Pontes / Imirante

Atualizada em 05/07/2025 às 12h37
Diversos grupos folclóricos se apresentaram no Arraial do Ipem na quinta (3) e sexta-feira (4)
Diversos grupos folclóricos se apresentaram no Arraial do Ipem na quinta (3) e sexta-feira (4) (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O Arraial do Ipem, um dos mais tradicionais do São João maranhense, atraiu muitas pessoas em São Luís na quinta-feira (3) e sexta-feira (4). A programação valorizou a cultura popular com uma diversidade de ritmos e grupos consagrados de bumba meu boi, além de atrações musicais que animaram o público.

Na quinta-feira (3), o público pôde acompanhar apresentações como o Milagre de São Benedito, DP Vira Lusitano, Cacuriá da Vila Goreth e a cantora Camila Reis. O Boi de São Simão também marcou presença, junto com os shows de Lene Marques e do grupo BMD Lendas e Magias. A noite terminou com a energia contagiante do BMB da Pindoba. No Barracão do Forró, o Trio Cheio da Terra, Renato Serra e Forró Pesado, Trio Mulundus e Forró Grude Aí animaram os forrozeiros.

Entre os visitantes que prestigiaram o arraial estava Ana Paula Silva, turista de Belo Horizonte (MG), que visitava pela primeira vez o Maranhão durante as festas juninas. 

“Estou encantada com a riqueza cultural daqui. O Arraial do Ipem é vibrante e cheio de tradição. Nunca tinha visto um bumba meu boi tão animado! A música, as danças e a receptividade das pessoas fazem dessa experiência algo inesquecível”, disse Ana Paula.

Ela ainda destacou a diversidade das atrações. “É incrível como cada apresentação traz um ritmo diferente, mas tudo se conecta na celebração dessa festa tão importante para o Maranhão.

Já na sexta-feira (4), a festa seguiu com apresentações do TC Brilho da União de São Benedito, Quadrilha Explode Coração e Junina Fogueira Viva. O Grupo Lamparina e o BMB Valente da Ilha também fizeram parte da programação, assim como a Banda Kizoeira e os bois BMB da Floresta, BMB de Sonhos e Boi de Maracanã. 

No Barracão do Forró, os shows foram comandados pelo Forró Pé-de-Serra Trio Mandacaru, Forró do Mel, Forró Zabumçuado e Forró Pé-de-Serra Chá de Catuaba encerrando a programação da noite.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.