Dicas

Tudo sobre o banho do seu pet: Terra Zoo explica como manter a rotina de banhos de forma saudável

O time de especialistas da Terra Zoo separou um manual para ajudar você a entender melhor sobre o banho no seu pet.

Publipost / Terra Zoo

- Atualizada em 02/01/2024 às 15h42
 
 

Manter uma rotina de banhos adequada para o pet é crucial para garantir a saúde e o bem-estar dos nossos companheiros peludos. A frequência ideal varia conforme a raça, pelagem e atividades do pet, evitando problemas de pele e desconfortos.

O time de especialistas da Terra Zoo separou um manual para ajudar você a entender melhor sobre o banho no seu pet.

Sinais que seu cachorro precisa de banho

A Dra. Kênia Sonja, médica veterinária da Terra Zoo, fez uma lista de alguns sinais que podem ser observados no seu animal, alertando que eles precisam de um bom banho:

- Caspa-seborréia visível;

- Odor desagradável;

- Presença de pulgas, piolhos ou carrapatos na pelagem;

- Coceira frequente e tentativas de se livrar dela esfregando-se no chão.

 
 

Qual a frequência ideal para banhar meu pet?

Não há um tempo exato. Isso depende bastante de como é o seu animal. O quanto ele se suja? Se isso acontecer com frequência ou algumas vezes no mês. Atenção com a pelagem: se seu cachorro tiver pelo curto, é indicado que ele tome banho a cada 15 dias. Se o pelo do seu animal for mais oleoso, ele pode tomar banho 1 vez por semana.

Conheça o Clubinho Terra Zoo para cuidados especiais com o seu pet

 
 

O BeautyPet está com promoções renovadas em 2024, trazendo mais benefícios para manter os cuidados com o seu pet em dia.

Adquira 4 banhos e pague apenas 3! 

Condições incluem pagamento antecipado com validade de 30 dias. Agende seu banho de segunda a quinta-feira dentro desse período. A oferta é por pet, não por tutor.

Toda terça-feira, você ganha 15% de desconto na tosa. 

Além disso, ao realizar o tratamento especial de banho, desembolo e hidratação, seu pet ganha tosa higiênica grátis. 

E no primeiro banho, garanta 50% de desconto! 

 
 

Válido em todas as lojas Terra Zoo com BeautyPet. Lembrando que o desconto por CPF se aplica em um único dia para todos os pets do tutor.

Agende pelo WhatsApp: 98 3248-9555 ou diretamente nas lojas BeautyPet, exceto Terra Zoo Centro e Terra Zoo Cohatrac.

Cuidados Específicos para Diferentes Pelagens

Raças com pelagem média a grande podem necessitar de banhos semanais a cada quatro a seis semanas, complementando o cuidado com escovação entre os banhos. Já as raças sem pelos requerem banhos semanais para manter a higiene e cuidados específicos. 

Pelagens espessas ou duplas, como Labrador Retrievers ou Golden Retrievers, possuem um isolamento natural sazonal, necessitando de uma frequência menor de banhos. Para cães com peles sensíveis ou secas, a recomendação é reduzir a frequência de banhos para geralmente a cada 6 a 8 semanas, evitando possíveis problemas de pele.

"O cuidado específico é essencial. Banhos devem ser proporcionados de acordo com as necessidades individuais de cada animal", ressalta Dra. Kênia.

Gatos: Exceções e Recomendações Especiais

Diferentemente dos cães, os gatos normalmente se cuidam sozinhos, não necessitando de banhos frequentes. Exceto em casos específicos, como gatos sem pelos, cujo banho é mais simples e menos estressante quando introduzido desde cedo. A frequência de banho para gatos é bem reduzida, sendo necessária apenas em situações especiais, como obesidade, problemas de pele ou quando recomendado por um veterinário.

 
 

Banho como um aliado para a saúde do seu pet

Manter uma rotina de banhos adequada para seu pet é essencial para sua saúde e bem-estar. Lembre-se de considerar as necessidades individuais de cada animal, sua pelagem e possíveis sinais que indiquem a necessidade de um banho. Consultar um veterinário para orientações específicas é sempre uma ótima prática para garantir o cuidado ideal para seu companheiro peludo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.