(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Murilo Albuquerque e Elvira Bona prestigiaram o 'Grande Gala'

E mais: Papai Noel dos Correios

PH

- Atualizada em 29/11/2023 às 10h18
Murilo Albuquerque e Elvira Bona já regressaram ao Rio de Janeiro, após uma movimentada temporada em São Luís. Na foto, o casal pontificando no Grande Gala de Fim de Ano no Palazzo Eventos
Murilo Albuquerque e Elvira Bona já regressaram ao Rio de Janeiro, após uma movimentada temporada em São Luís. Na foto, o casal pontificando no Grande Gala de Fim de Ano no Palazzo Eventos

 Volta à Assembleia

O deputado estadual Othelino Neto anunciou seu retorno à Assembleia Legislativa. Ele vai deixar a Secretaria da Representação Institucional do Maranhão em Brasília (Rebras).

Pelo Twitter, Othelino justificou a decisão: quer estar no cargo já no dia 30 de novembro para indicar suas emendas ao Orçamento do Estado para 2024.

Além disso, a esposa, senadora Ana Paula Lobato (PSB), agora oficialmente no cargo, com indicação de Flávio Dino (PSB) para o STF, decidiu também voltar com ele para morar no Maranhão.

Com a volta do comunista para o Legislativo, sai do mandato o primeiro suplente da Federação Brasil da Esperança, Zé Inácio, do PT.

Filiação nesta sexta

O secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, anunciou que vai se filiar ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) nesta sexta-feira, quando ocorrerá a convenção estadual da legenda.

O evento, que oficializará Marcus Brandão no comando do partido no Maranhão, ocorrerá no Auditório Darcy Ribeiro, no Multicenter Sebrae, a partir das 15h30, em São Luís.

A convenção reunirá importantes nomes do MDB-MA e terá a participação do presidente nacional do partido, o deputado federal Baleia Rossi.

A expectativa é fortalecer a sigla e assumir o protagonismo no estado, além de contribuir para as discussões e estratégias no país.

Maxx agora em Santa Rita

A operadora Maxx não para de crescer para levar mais conexão e desenvolvimento aos maranhenses, sob a direção visionária do CEO Augusto Diniz.

Agora os moradores da cidade de Santa Rita (MA) já podem desfrutar dos diversos serviços de conexão e tecnologia com o alto padrão de qualidade Maxx.

Os serviços de telefonia móvel e fixa, internet WIFI 100 % fibra e TVHD já podem ser contratados diretamente na loja da operadora, que acaba de inaugurar na cidade.

A loja da Maxx em Santa Rita fica localizada na Av. Ivar Saldanha. A campanha de inauguração está oferecendo ofertas e preços especiais para os primeiros clientes da região. 

Com essa inauguração, a operadora Maxx agora está presente em São Luís, Rosário, Santa Inês, Chapadinha, Vargem Grande, Itapecuru-Mirim e Santa Rita.

O gerente comercial da operadora Maxx, Fábio Silva, reunido com o time local na inauguração da nova loja em Santa Rita
O gerente comercial da operadora Maxx, Fábio Silva, reunido com o time local na inauguração da nova loja em Santa Rita

 DE RELANCE

Papai Noel dos Correios

Realizada nesta época que antecede o Natal, a campanha “Papai Noel dos Correios’” engloba 27 instituições atendidas, sendo 9 na Grande São Luís e 18 no interior do estado.

No Maranhão, as adoções vão até 7 de dezembro.

A campanha, que existe há 34 anos, tem como objetivo possibilitar que crianças de baixa renda do país possam ganhar e receber presentes de Natal.

Cartinhas com o presente desejado são escritas por crianças de até 10 anos ou matriculadas até o 5° do ensino fundamental e disponibilizada no site dos Correios.

Réveillon do Amanhecer

Uma parceria inédita vai sacudir a noite da virada em São Luís no dia 31 de dezembro.

Pela primeira vez na história das celebrações de Ano Novo na capital maranhense, dois grandes selos se unem para realizar o que promete ser uma grandiosa produção em reverência à chegada de 2024.

O Réveillon Sunrise, conhecido por ser dos mais animados e duradouros da temporada, incorporou o Réveillon Privilégio, o maior da categoria “all inclusive” no Maranhão.

A festa é uma realização da Reprise Produções (Évila Pinheiro), Pororoca Produções (Ricardo Pororoca) e FDS Produtora (João Marcelo Sá).

Réveillon do Amanhecer...2

O resultado dessa união de forças é o ‘Réveillon Sunrise 2024 – O Único do Amanhecer’, que chega recauchutado e ainda mais poderoso, prometendo uma noite inesquecível.

O evento será realizado nos jardins do Blue Tree Hotel, no Calhau, com shows de Raí Saia Rodada, Mad Dogz, Bruno Shinoda, Baile Nego TDN (de Imperatriz) e Álvaro Neto (Teresina).

O Sunrise acumula 14 anos de sucesso. Foi realizado pela primeira vez em 2009, no extinto Trapiche, na área da Península da Ponta d’Areia.

Solos em declínio

Antes de desaparecer totalmente, o solo entra em declínio. Cerca de 40% do território agrícola no mundo todo é classificado como degradado ou gravemente degradado.

O professor John Crawford, cientista por trás do cálculo de que, se nossa trajetória atual for mantida, os solos talvez só produzam apenas 60 colheitas. Ele é enfático sobre a urgência de agir a esse respeito.

A agricultura industrial usa fertilizantes químicos para mascarar a decadência do solo, mas uma avaliação feita por cientistas do Grantham Centre for Sustainable Futures descreveu essa prática como “insustentável”.

Os rendimentos das plantações são mantidos artificialmente mediante o uso pesado de fertilizantes cujo cultivo consome 5% da produção mundial de gás natural e 2% do fornecimento anual de energia do planeta. Para onde quer que olhemos, os solos em declínio tornarão um futuro sustentável bem menos provável.

Expectativa de vida

Um levantamento publicado esse mês no Reino Unido revelou que pessoas com autismo possuem expectativa de vida menor do que a média da população.

O estudo mostrou que homens autistas com dificuldades de aprendizagem viviam em média 71,7 anos, enquanto as mulheres viviam 69,6 anos.

Índices bem abaixo da esperança média de vida da população não-autista, que é de cerca de 80 anos para os homens e 83 para as mulheres.

Expectativa de vida...2

Segundo a pesquisa, essa queda não é causada pela deficiência em si, mas sim pelas dificuldades de acesso ao tratamento adequado e pela falha no sistema de saúde no acolhimento de pessoas neurodivergentes.

Para Lucelmo Lacerda, doutor em educação e referência em direitos dos autistas no Brasil, essa não é uma realidade tão distante do Brasil.

Segundo ele, os índices de ansiedade, depressão e até suicídio nesse grupo é até nove vezes maior do que para pessoas com desenvolvimento típico.

Negócios em Gastronomia

Começaram a todo o vapor as aulas do inédito MBA ‘Negócios em Gastronomia, Bebidas, Eventos e Meios de Hospedagem”, uma iniciativa da Faculdade de Negócios Faene em parceria com o Hotel Blue Tree Towers.

O conteúdo começou a ser repassado pelo professor Lula Fylho, mestre em Administração, pós-graduado em Didática do Ensino Superior, Gestão de Pessoas, Liderança e Gestão Pública. Lula ministrou aula no Blue Tree sobre bares, restaurantes e afins.

As aulas terão continuidade com o professor Ricardo Carreira, que falará sobre High Perfomance Management, no dia 4 de dezembro. Depois, no dia 22 de janeiro, Rafael Libério ministará aula sobre o tema “Cozinha Brasileira e Contemporânea”.

Biografia de Martha Medeiros

Fundadora de uma marca de luxo 100% brasileira, a estilista Martha Medeiros é um ícone da indústria da moda, exemplo de empreendedorismo e impulsionadora do mercado brasileiro de renda artesanal.

Na biografia ‘Do Sertão a Hollywood’, a jornalista e escritora Eliane Trindade revela os bastidores de uma história de ousadia, glamour e inclusão social, que projetou Martha e transformou a vida de rendeiras nordestinas.

A obra narra a trajetória da empresária alagoana que apostou em uma matéria-prima relegada a feiras populares e a panos de mesa e acabou vestindo celebridades como Beyoncé, Xuxa, Ivete Sangalo e Sofía Vergara, uma das prefaciadoras.

Biografia de Martha Medeiros...2

Suas criações brilham em tapetes vermelhos e levam ao mundo uma marca genuinamente nacional. Com maestria, a autora apresenta uma jornada movida a grandes sonhos e fundamentada pela coragem.

Além de reunir depoimentos de famosos, colaboradores e familiares, o livro conta com um caderno de fotografias, criando mais uma camada à experiência de leitura.

Antes de ingressar no mundo da moda, Martha Medeiros vendeu artesanato, foi bancária e sacoleira. Dona de um espírito empreendedor, decidiu empoderar mulheres e levar a arte brasileira para fora do país.

Ainda na infância, a garota nordestina fazia roupas de bonecas com sobras de tecido e o auxílio de costureiras da avó. Mais tarde, ajudou a criar uma feira de artesanato em Alagoas, bordava peças prontas para vender e investiu o dinheiro que não tinha para começar a produção de roupas e criar a própria marca.

As amigas Maria Castro, Marilena Belo, Maria Carmen Fernandes Vieira, Iolanda Paraíso, Maria Iracema Sabóia, Sílvia Nahuz, Zélia Goulart, Remédios Marques, Alberlila Santana e Helena Nahuz reunidas durante almoço no bistrô Grand Cru
As amigas Maria Castro, Marilena Belo, Maria Carmen Fernandes Vieira, Iolanda Paraíso, Maria Iracema Sabóia, Sílvia Nahuz, Zélia Goulart, Remédios Marques, Alberlila Santana e Helena Nahuz reunidas durante almoço no bistrô Grand Cru

Amigas maranhenses reunidas na Ilha

Um time de muito charme, elegância e tradição marcou presença no almoço do bistrô Grand Cru esta semana. São amigas maranhenses de longas datas que, atualmente, estão divididas entre Brasília, Rio de Janeiro e São Luís, e que conseguiram se reunir na Ilha para celebrar a vida e as boas amizades.

De Brasília, quem circula rapidamente por aqui é Maria Iracema Sabóia, e em torno dela se reuniram as amigas Maria Castro, Marilena Belo, Maria Carmen Fernandes Vieira, Zélia Goulart, Remédios Marques, Sílvia Nahuz, Alberlila Santana, além de Iolanda Paraíso e Helena Nahuz, ambas residentes no Rio mas, atualmente curtindo uma temporada nesta Capital.

Mulheres de famílias tradicionais de São Luís, as amigas relembraram os bons tempos de escola e juventude, e reafirmaram os laços fraternos que as unem ao longo de tantas décadas.

Acessibilidade em prédios

Aprovado na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 096/2021, de autoria da deputada Andreia Rezende, que trata sobre as diretrizes para criação do Programa de Acessibilidade a Prédios de Uso Público. O PL segue à sanção governamental.

A proposição apresenta uma série de disposições de ordem técnica que devem ser implementadas pelo Poder Público visando garantir acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Entre elas, estão proteção guarda-corpo em desníveis e terraços; zonas de circulação devem estar livre de obstáculos, tais como caixas de coleta, lixeiras, extintores de incêndio, etc; e escadas com corrimão acessível em ambos os lados.

No almoço de ontem do excelente restaurante Frango de Ouro, na Ponta d´Areia, Alípio Moraes e Emmanuel Márcio Barbosa com o jovem Daniel Machado Calado, que ajuda os pais Silvana e Calado a fazer daquele local um dos melhores restaurantes da cidade
No almoço de ontem do excelente restaurante Frango de Ouro, na Ponta d´Areia, Alípio Moraes e Emmanuel Márcio Barbosa com o jovem Daniel Machado Calado, que ajuda os pais Silvana e Calado a fazer daquele local um dos melhores restaurantes da cidade

TRIVIAL VARIADO

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o 13º salário tem a primeira parcela paga até esta quinta-feira (30). A segunda parcela deve ser paga até 20 de dezembro.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário extra injetará R$ 291 bilhões na economia neste ano. Em média, cada trabalhador deverá receber R$ 3.057.

Fies: termina amanhã o prazo de inscrição para vagas remanescentes do Fies. O resultado será divulgado no dia 4 de dezembro.

Câncer: o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 704 mil novos casos da doença serão registrados no Brasil entre 2023 e 2025.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, negou a possibilidade de separação do Ministério da Justiça e Segurança Pública com a saída de Flávio Dino, titular da pasta.

O Comitê Nacional de Secretários de Estado da Fazenda (Comsefaz) divulgou nota técnica informando que as unidades da federação registraram, nos últimos doze meses, queda da arrecadação do ICMS que totaliza R$ 109 bilhões.

No assunto: a redução de receita nos cofres públicos foi resultado da lei complementar que limitou as alíquotas sobre combustíveis, energia elétrica e telecomunicações em 2022.

Será realizada hoje, em Belém do Pará, a 26ª reunião do Conselho Deliberativo (Condel) da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

A presidência ficará a cargo do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. O titular da Sudam, Paulo Rocha, será o secretário-executivo da reunião.

Aliás, a reunião vai discutir o planejamento do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) para o ano que vem e a política de incentivos fiscais.

Nesta data, em 1899, foi fundado o clube de futebol espanhol Barcelona. E em 1976, nasceu o ator norte-americano Chadwick Boseman.

Foram vistos no jantar do Mamma, ontem, o médico José Maria do Amaral e esposa e o empresário Amaro Santana Leite e sua amada Ana Lúcia.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.