(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: O Grande Gala é amanhã

E mais: Série do Globoplay

PH

Presenças do Maranhão na XXII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, no Rio de Janeiro: Giovanna Azevedo Gomes e Keila Matos
Presenças do Maranhão na XXII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, no Rio de Janeiro: Giovanna Azevedo Gomes e Keila Matos

O Grande Gala é amanhã

O Grande Gala de Fim de Ano está se aproximando e o Palazzo Eventos já se transformou num ambiente de cores que lembram a icônica música Hotel Califórnia, um sucesso que marcou a minha geração.

A designer e mais aplaudida decoradora do Maranhão Cintia Klamt Motta, usou de muita criatividade e, como na viagem imaginária que é feita na música, compôs uma cena que certamente irá deslumbrar os convidados da festa que acontece neste sábado, dia 25, a partir das 21h, no mais luxuoso salão de festas da Ilha de São Luís.

Afinal de contas, o Hotel California é um grande símbolo. Diz que todos se tornam prisioneiros após entrarem no Hotel California. Ou seja, se tornam reféns da fama, do sucesso, e, muitas vezes, das próprias escolhas

Ou seja, a música da banda Eagles é um receptáculo aos que fazem parte da indústria da música. E pode ser interpretada como uma metáfora não apenas para a mitologia do sul da Califórnia, mas para a mitologia que é o Sonho Americano, porque é uma linha tênue entre o Sonho Americano e o pesadelo americano.

O Grande Gala é amanhã...2

Como se tal não bastasse, o coreógrafo Geovânio Araújo, inspirado nos Anos Dourados, montou com Etevaldo Júnior e este Repórter PH, um espetáculo de abertura da festa, que é um show de modernidade, juntando o virtual com o real, numa produção inusitada, simplesmente espetacular.

Quem ainda não confirmou presença nessa noite de Traje Passeio Completo – homens de terno escuro e mulheres preferencialmente de vestido longo – tem, somente hoje, para atender à convocação de Teresa Martins.

Amanhã, durante o dia, todas as atenções estarão voltadas para os detalhes finais da produção do maior acontecimento social desta temporada no Maranhão.

Sacada de bom humor

Bom humor não faz mal a ninguém. Muito pelo contrário.

A professora diz: – Quem se acha burro fique em pé. Joãozinho se levanta e ela pergunta: – Você se acha burro, Joãozinho?

O menino responde: – Não, professora, mas fiquei com dó de ver a senhora em pé sozinha.

Série do Globoplay

Ambientada nos anos 1970, a série Rio Connection apresenta a história de três criminosos europeus – Tommaso Buscetta, Fernand Legros e Lucien Sarti – que estabeleceram no Brasil um ponto estratégico do tráfico de heroína para os Estados Unidos.

A trama, original do Globoplay e dirigida por Mauro Lima, chega hoje ao catálogo da plataforma brasileira.

Com elenco internacional composto por nomes como Valerio Morigi, Raphael Kahn e Aksel Ustun, a produção ainda conta com Renata Sorrah, Marina Ruy Barbosa, Maria Casadevall, Romulo Arantes Neto e Nicolas Prattes.

Série do Globoplay...2

A propósito do criminoso Tommaso Buscetta, guardo na memória até hoje um momento do melhor humor que vivi quando apresentava o programa “PH” na TV Difusora, entre o Jornal das Sete e o Jornal Nacional.

No dia em que Tommaso Buscetta foi preso, Fernando Sousa estava apresentando o Jornal das Sete quando alguém da reportagem entregou para ele um telex com uma notícia de última hora.

Sem tempo para maiores checagens, Fernando mandou brasa:

“Notícia de última hora: acaba de ser preso um dos criminosos europeus mais procurados pela Interpol: o italiano Tommaso...”. Olhou para um lado e para outro sem saber o que fazer diante do nome que no Brasil é um palavrão e continuou: Tommaso... Tommaso”. E logo disse “Boa Noite!”, encerrando o jornal.

Foi uma gargalhada geral.

Georgino Melo e Silva com o presidente do Superior Tribunal Militar, tenente brigadeiro Joseli Parente Camelo, em evento no Clube Naval, em Brasília
Georgino Melo e Silva com o presidente do Superior Tribunal Militar, tenente brigadeiro Joseli Parente Camelo, em evento no Clube Naval, em Brasília

Amazônia e investimento

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) – em parceria com a Iniciativa Amazônia+10 e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – lançou a Chamada Expedições Científicas, que vai disponibilizar R$ 59,2 milhões para financiar pesquisas voltadas à expansão do conhecimento científico da sociobiodiversidade em áreas pouco conhecidas da maior floresta tropical do mundo.

Nesse edital, 19 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) aderiram à chamada. As inscrições seguem até 31 de dezembro.

Réveillon no Rio Poty

É hoje o lançamento do Réveillon do Rio Poty Hotel & Resort, um dos mais belos e aprazíveis hotéis de São Luís. A festa será uma das mais animadas, elegantes e fartas. 

Repetindo o sucesso do ano passado, o evento terá três ambientes (Espaço Pérola, Espaço Onda e Espaço Ocean) e uma seleção de animados artistas e bandas, além de show pirotécnico, segurança privada e uma bela vita para a Baía de São Marcos.

O Réveillon será embalado por shows de Tony Guerra, Marabloco, Argumento, CDC e Bruno Shinoda. O gerente do hotel, Armando Ferreira, ressaltou que o hotel tem tradição de promover grandiosos eventos da virada, apresentando ao público uma festa com tudo o que ele tem direito.  

Uma das atrações mais esperadas do Réveillon é o cantor cearense Tony Guerra, que passou oito anos como vocalista de diferentes grupos musicais, até que em 2001 decidiu criar a sua própria banda, o Forró Sacode, reunindo suas experiências e trazendo um estilo diferente de tocar forró. 

DE RELANCE

Inteligência Artificial e Alzheimer

Há um movimento revolucionário em curso na área da saúde, e ele envolve a inteligência artificial (IA).

Neste mês, uma das mais prestigiadas publicações científicas do mundo, a Revista Nature, mostra o avanço que se desenha, com essa nova tecnologia, no diagnóstico de Alzheimer.

Nunca ouvi alguém dizer que não teme a doença. Ainda sem cura, difícil de identificar na fase inicial, ela nos faz esquecer de quem somos. E de quem amamos. E de tudo o que vivemos, como se nos perdêssemos em alguma fresta do tempo. Você deixa de ser quem é. Nada atemoriza mais.

Mas sempre há a ciência.

Inteligência Artificial e Alzheimer...2

A Nature mostra que já existem pesquisadores treinando robôs (algoritmos) para ajudar os médicos a detectarem os sinais do Alzheimer.

A ideia é tornar esses sistemas capazes de analisar imagens cerebrais (de ressonância magnética) e de apontar com precisão aquelas que têm características da enfermidade – enxergando, muitas vezes, o que os olhos humanos não veem.

Basicamente, essas ferramentas estão sendo ensinadas a fazer isso a partir de milhares de exames. Os médicos selecionam as imagens com evidências de Alzheimer e, a partir daí, a IA aprende a distinguir como é o cérebro de pessoas com e sem o mal.

Inteligência Artificial e Alzheimer...3

Por trás disso, está um consórcio de pesquisadores de universidades dos Estados Unidos, com algumas das melhores cabeças do planeta.

De forma preliminar, o sistema criado por esses gênios identificou a doença com precisão superior a 90%.

Ainda há muito pela frente, mas, na avaliação de um dos líderes do estudo, o neurocientista Paul Thompson, da University of Southern California, em Los Angeles, isso é apenas o começo, o primeiro passo.

Se a IA passar no crivo, ela também poderá ser aplicada a outras moléstias que se manifestam em imagens cerebrais.

Que assim seja! E que isso, um dia, esteja ao alcance de todos nós.

--------------------------------------------------

Gabriel Furtado e Alberto Bastos foram homenageados na Assembleia Legislativa
Gabriel Furtado e Alberto Bastos foram homenageados na Assembleia Legislativa

Em solenidade bastante prestigiada pela classe política, o defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado, e o secretário de Monitoramento de Ações Governamentais, Alberto Bastos, receberam, ontem (23), o Título de Cidadão Maranhense. A homenagem, realizada na Assembleia Legislativa do Maranhão, foi proposta pelos deputados estaduais Neto Evangelista e Othelino Neto. Ambos já tinham sido agraciados, há um ano, com o Título de Cidadão Ludovicense.

-------------------------------------------------------------

Uso de canabinóides

Medicamentos formulados a partir de base vegetal de canabinóides, como canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC), vêm sendo cada vez mais usados no tratamento de doenças neurológicas, como epilepsias raras.

A medicação também é receitada para tratar condições como dor crônica, Parkinson, síndrome de Tourette, autismo, distúrbios de sono, ansiedade, esclerose múltipla, entre outras.

170 quilos

Já imaginou um livro com 170 quilos e lombada com 2m61cm? Pois ele existe. É praticamente uma obra de arte, se chama A Açorianidade no Tempo e será lançado no próximo dia 28, nos Açores.

Detalhe: entre os 263 autores convidados, responsáveis por 150 textos, está o escritor Luiz Antonio de Assis Brasil.

São 29.694 páginas, com tiragem de apenas dois exemplares, que ficarão em instituições culturais do arquipélago.

Idealizada por Ernesto Rezendes, do Grupo Nova Gráfica, a obra é considerada maior já editada em língua portuguesa.

Os mineiros Pedro Henrique Cardoso da Silva e Ana Paula Vieira – ela, engenheira da Granorte, que no momento está no estaleiro, após um delicado procedimento medico, mas já em plena recuperação
Os mineiros Pedro Henrique Cardoso da Silva e Ana Paula Vieira – ela, engenheira da Granorte, que no momento está no estaleiro, após um delicado procedimento medico, mas já em plena recuperação

Para escrever na pedra:

“Nossas vidas começam a terminar no dia em que permanecemos em silêncio sobre as coisas que importam”. De Martin Luther King.

TRIVIAL VARIADO

Nudes falsos: adolescentes estão entre as principais vítimas do compartilhamento de fotos íntimas criadas a partir de plataformas de IA (inteligência Artificial).

O naturalista britânico Charles Darwin publica, em 1859, a obra A Origem das Espécies, que desenvolve os primeiros conceitos do evolucionismo.

Em 1861, nasce o poeta catarinense Cruz e Souza, um dos principais representantes do Simbolismo no Brasil.

Para o ex-presidente Michel Temer, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é uma “agradável surpresa”, porque tem resistido a tentativas de aumentar os gastos públicos.

Ainda segundo Temer: Lula “começa a acertar o rumo” na economia, após o início de governo “confuso”.

Quem está mudando de idade hoje é Ana Cristina Maranhão. Ela vai comemorar a data em plena noite de elegância do Gala de Fim de Fim de Ano.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.