(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Alcione na Festa da Música no Maranhão

E mais: Palestra na Expo Indústria

PH

- Atualizada em 09/11/2023 às 09h23
Alcione farpa show na Concha Acústica Reynaldo Faray, dentro da programação da Festa da Música no Maranhão
Alcione farpa show na Concha Acústica Reynaldo Faray, dentro da programação da Festa da Música no Maranhão

Festa da Música no Maranhão

A organização da Festa da Música no Maranhão (FMM) divulgou a programação completa para a edição de 2023, que acontece nos dias 14, 16 e 17 de novembro.

O evento já se tornou um dos projetos mais representativos do segmento no estado, valorizando os artistas, a diversidade de ritmos e gêneros que integram o ‘ecossistema musical’ maranhense.

A iniciativa surgiu em 2019 e acontece em edições anuais.

Oficinas, noite do Prêmio Papete e shows para o público fazem parte da programação do projeto, que devolve o protagonismo local aos artistas, cantores e músicos, e ainda estabelece uma conexão com a cena nacional da música.

Festa da Música no Maranhão...2

Como destaque no line-up do evento, dia 17 de novembro, na Concha Acústica Reynaldo Faray, a cantora Alcione, homenageada especial na edição passada do evento, em 2022, fará um show exclusivo acompanhada da FMM Orquestra, sob a direção e arranjos do maestro Zé Américo Bastos.

No show, clássicos de compositores maranhenses, gravados pela artista, a exemplo de “Boi de Lágrimas” e “Namorada do Sol”, além de sucessos marcantes dos 50 anos de carreira da Marrom, como “A Loba”, “Estranha Loucura” e “Não Deixa o Samba Morrer”.

Palestra na Expo Indústria

“Desafios e Oportunidades em um cenário de inovação na área hoteleira” é o tema da palestra a ser ministrada pelo diretor de Negócios da Faculdade de Negócios Faene, Ricardo Carreira, durante a Expo Indústria.

O evento começa hoje, no Multicenter Sebrae, e a palestra de Ricardo Carreira será ministrada no sábado, às 19h30.

Carreira, que atendeu a um convite da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-MA) para participar do evento, é professor da Universidade Federal do Maranhão, doutorando em Negócios, mestre em Gestão Empresarial e coordenador da pós-graduação em Gastronomia Hotelaria e Eventos da Faene.

Expo Indústria Maranhão

“Indústria - o futuro passa por aqui!”. Este é o tema da quinta edição da Expo Indústria Maranhão, que ocorre a partir de hoje e até domingo, dia 12, no Multicenter Negócios e Eventos (Cohafuma).

Realizada pelo Sistema FIEMA (SESI, SENAI e IEL) e pela CNI, a feira multissetorial tem expectativa de prospectar cerca de R$ 290 milhões em negócios e deve atrair um público de 45 mil pessoas ao longo dos quatro dias.

A força industrial do estado, que contribui com 18,4% da economia, tendo como principais setores o metalúrgico, madeireiro, extrativista, alimentício e químico, será apresentada na Expo, que tem correalização do Sebrae-MA e do Governo do Estado.

Expo Indústria Maranhão...2

De acordo com o presidente da Fiema, Edilson Baldez da Neves, a Expo Indústria Maranhão oferece um panorama das iniciativas industriais e comerciais do estado.

“A feira mostrará em sua quinta edição a força da indústria local, com a proposta de criar um ambiente com oportunidades de negócios para empresários maranhenses, visando a padronização das ofertas de produtos e serviços, posicionamento estratégico da identidade visual e reforçando a construção de ambientes favoráveis aos negócios”, afirma o presidente da Fiema.

Expo Indústria Maranhão...3

A Expo Indústria Maranhão 2023 terá suas atratividades organizadas a partir dos três pilares temáticos: ESG (Meio ambiente, Social e Governança); Capital Humano e Tecnologia & Inovação.

O ambiente da feira da indústria reflete as necessidades dos empresários, expositores e visitantes e tem como objetivo fundamental ser um propulsor de novos negócios.

A estrutura foi preparada nos mínimos detalhes com estandes dispostos no pavilhão Multicenter e no Centro de Convenções, totalizando uma área de mais de 20.000 m².

O evento oferece a seus visitantes uma vasta programação com rodadas de negócios (nacional e internacional), palestras, oficinas, bate-papos, painéis, shows.

Posse na Academia

A vida cultural de São Luís será movimentada, na noite de hoje, às 19h, com a posse do escritor Alexandre Maia Lago na Academia Maranhense de Letras (AML).

Alexandre Maia, que terá assento na Cadeira 27, patroneada por Francisco Dias Carneiro, será recepcionado pelo acadêmico Daniel Blume de Almeida. 

Direitos culturais

O Itaú Cultural disponibiliza a partir do dia 13 de novembro, em seu site, a edição 36 da Revista Observatório, que se debruça sobre o tema ‘Direitos Culturais: perspectivas no Brasil contemporâneo’.

Já abordado pela publicação em sua 11ª edição, o assunto volta à pauta, atento, agora, às mudanças, progressos e obstáculos sofridos na última década.

Assim, traz perspectivas atuais sobre a garantia desses direitos, fundamentais para a atuação de artistas, gestores, coletivos, instituições e a sociedade como um todo.

Direitos culturais...2

Assegurados pela Constituição Federal de 1988, os direitos culturais ganham, na Revista, um olhar mais profundo, a começar pela apresentação ao leitor do conceito desses direitos, dos mecanismos que os garantem e asseguram e, ainda, das formas de garanti-los em um país diverso como o Brasil.

A partir de então, expande esta reflexão para, entre outros temas, as políticas públicas realizadas em torno do assunto, para as perspectivas internacionais sobre ele e para a importância de atuações direcionadas à demarcação e proteção das comunidades indígenas e quilombolas.

A revista conta, ainda, com ensaio artístico assinado pelo artista Denilson Baniwa.

Visita à Assembleia

Alunos do 2º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Maranhão visitaram as instalações do Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa.

A visita integrou parte do planejamento da disciplina Comunicação Organizacional, no intuito de aproximá-los do funcionamento dos veículos de comunicação, uma vez que também terão, entre as suas atribuições, que dialogar com esse segmento.

Visita à Assembleia...2

A visita guiada foi conduzida pela coordenadora de Jornalismo da TV Assembleia, Eliene Pinheiro, que apresentou aos alunos todos os setores do Complexo de Comunicação, explicando o funcionamento e a dinâmica de trabalho de cada um.

O subdiretor de TV e Rádio da Alema, Juraci Filho, afirmou que o Complexo de Comunicação do Parlamento Estadual estará sempre de portas abertas a todos que desejarem conhecer sua estrutura e o trabalho desenvolvido por todos os profissionais.

DE RELANCE

O Baile de Gala de Fim de Ano

Já totalmente no clima do Baile de Gala do Fim de Ano, último grande evento do ano com a grife desta coluna e do PH Revista, a sociedade maranhense cuida das elegâncias para pontificar Nessa noite que tem tudo para se consagrar como o mais deslumbrante evento deste ano nesta Capital.

Considerado o maior, mais bonito e mais elegante acontecimento social desta temporada em São Luís, a grandiosa confraternização da sociedade maranhense para se despedir, em noite de glamour, charme e elegância, do ano da graça de 2023, promete superar todas as edições anteriores.

O palco é o mesmo dos últimos cinco anos: o Palazzo Eventos, ambientado, com requinte e bom gosto, pela designer Cintia Klamt Motta.

O Baile de Gala de Fim de Ano…2

O Baile de Gala do Fim de Ano será realizado no dia 25 de novembro, a partir das 21h, dando continuidade a uma tradição da vida social maranhense interrompida durante o período amargo da pandemia da Covid-19.

Como já dissemos aqui, esse grande evento é uma oportunidade única para o que há de mais elegante e charmoso da sociedade local se confraternizar, em noite de gala, como nos velhos bons tempos, sob as luzes do Natal que se aproxima.

O espetáculo de abertura terá a participação da elite do corpo de baile da Escola de Dança Expressar, sob a direção de Geovânio Araujo, com recursos técnicos de Etevaldo Trajano Jr.

O Baile de Gala de Fim de Ano…3

Responsável pela confirmação da lista de convidados, nossa atuante parceira na produção do Baile de Gala, Teresa Martins, está dando o lembrete para que a confirmação de presença dos integrantes da lista seja feita por toda esta semana para que possamos garantir todas as atrações programadas para essa noite de beleza, charme e encantamento.

É claro que além da adesão dos convidados, o evento está recebendo o apoio dos mais importantes grupos empresariais do Maranhão, os quais sempre colaboram para o sucesso das nossas promoções.

Por ser uma noite de gala, voltamos a lembrar que o traje pedido é Passeio Completo. Ou seja, os homens de terno escuro e as mulheres preferencialmente de vestido longo.

O artista plástico Fernando Mendonça abre mostra de sua mais nova coleção de pinturas às 18h  na Galeria Floriano Teixeira
O artista plástico Fernando Mendonça abre mostra de sua mais nova coleção de pinturas às 18h  na Galeria Floriano Teixeira

16ª Mostra de Arte

Tudo pronto para a abertura, nesta sexta-feira 10, da 16ª Mostra de Arte e Cultura do Judiciário - ESMAM Cultural 2023.

São 34 produções de magistrados(as) e servidores(as) da justiça estadual selecionadas para apresentação e exposição no evento, que comemora os 37 anos da Escola Superior da Magistratura do Maranhão. 

A mostra acontece a partir das 18 horas,  na Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), localizada no Calhau. Na entrada, serão recolhidos alimentos não-perecíveis para doação a entidades sociais e beneficentes.

O público terá acesso à Galeria Prata da Casa e Mostra de Talentos, compostas por 10 trabalhos de fotografia, 11 participantes da área musical, 8 composições poéticas e literárias, e 3 produções de artes plásticas, entre outras manifestações culturais.

16ª Mostra de Arte...2

Durante a mostra, acontece o lançamento das obras “Liberta-me de mim”, de autoria do psicanalista Cledson Aires, técnico judiciário (2ª Vara Criminal de Açailândia); e “Recomeçar”, de Lorena Moura Borba, técnica judiciária da Biblioteca do Fórum de São Luís.

A artista plástica maranhense Luiza Alves também participa da exposição, com obras da sua série em acrílico e espátula, que retratam detalhes de portas antigas, temas náuticos e paisagens.

Interdição de prédio

A Associação Comercial do Maranhão (ACM) interditou o Palácio do Comércio para reparos estruturais necessários.

A medida implica na transferência, por tempo indeterminado, da sede e dos serviços administrativos da entidade para um local a ser definido e a intensificação de alternativas para a recuperação, projeto encampado pela atual gestão, comandada por Cristiano Barroso Fernandes e em curso há três anos.

As providências de desocupação seguirão orientações técnicas dos órgãos competentes, de modo a garantir a segurança necessária de usuários, inquilinos e de pessoas que circulam pela área.

Parceria firmada

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Maranhão (ABIH/MA), Armando Ferreira, que também é o gerente do Rio Poty Hotel & Resort, localizado na Ponta d’Areia, reuniu-se com o diretor da Faculdade de Negócios Faene, Ricardo André Carreira, e a superintendente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (Sehama), Mary Silva.

O objetivo do encontro foi definir parcerias entre as entidades e a instituição visando o crescimento dos setores de gastronomia, eventos e hospedagem por meio da capacitação dos profissionais dessas áreas.

A parceria foi firmada para estimular a adesão ao novo MBA ‘Negócios em Gastronomia, Bebidas, Eventos e Meios de Hospedagem’, lançado pela Faene em associação com o Hotel Blue Tree.

Parceria firmada...2

Segundo Armando Ferreira, ficou acertado que os associados da ABIH-MA e da Sehama terão desconto de 30% no valor do curso.

O curso, que alia conhecimento teórico à expertise e experiência da rede de hotéis fundada pela empresária Chieko Aoki, terá duração de 20 meses.

O corpo docente inclui professores convidados dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

As aulas teóricas acontecem na sede da Faene, no bairro angelim, e as práticas, por sua vez, no Blue Tree Hotel São Luís, no Calhau.

Novas desembargadoras

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten, na última quarta-feira (8/11), a juíza Oriana Gomes (titular da 4ª Vara da Fazenda Pública do Termo Judiciário de São Luís, da Comarca da Ilha de São Luís), no cargo de desembargadora substituta por convocação provisória, no Tribunal de Justiça.

A juíza Teresa Cristina de Carvalho Pereira Mendes também tomou posse na 1ª Vara da Fazenda Pública do Termo Judiciário de São Luís, da Comarca da Ilha de São Luís, removida pelo critério de merecimento do Termo Judiciário de São José de Ribamar.

Durante a solenidade, o desembargador Paulo Velten, presidente do TJMA, avaliou que são duas grandes magistradas chegando com novas funções e renovando seus compromissos com a magistratura.

A juíza Oriana Gomes assinando o termo de posse como nova desembargadora substituta do TJMA
A juíza Oriana Gomes assinando o termo de posse como nova desembargadora substituta do TJMA

Duas emendas

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou, com 20 votos favoráveis e seis votos contrários, o texto-base da proposta de emenda à Constituição que institui uma reforma no sistema tributário brasileiro, com duas emendas apresentadas pela senadora maranhense Eliziane Gama.

Uma das emendas da parlamentar acatadas pelo relator da PEC, senador Eduardo Braga (MDB-AM), determina a incidência do imposto seletivo sobre armas e munições.

A segunda prevê que a formulação e instituição de novos tributos leve em conta o impacto na promoção da igualdade entre homens e mulheres.

Matrícula e vacinação

A Assembleia Legislativa aprovou PL que dispõe sobre a vinculação da matrícula na rede pública de ensino do Maranhão à vacinação.

A proposta é de autoria do deputado estadual Carlos Lula (PSB). E são alvos da obrigatoriedade crianças em idade escolar e adolescentes de até 18 anos.

No Legislativo maranhense, a matéria passou contra os votos de apenas quatro parlamentares: Ariston Ribeiro (PSB), Mical Damasceno (PSD), Neto Evangelista (União) e Yglésio Moyses (sem partido).

O projeto vai agora à sanção do governador Carlos Brandão (PSB).

Dicas da Operadora Maxx

A última etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é no próximo domingo (12); e vale focar nas revisões finais, nesses dias que serão determinantes para milhares de estudantes que sonham em entrar para uma universidade.

A operadora maranhense Maxx, que oferece serviços de internet 100% fibra de alta qualidade e super velocidade, está com pacote promocional de internet eficiente, de 400 mega de internet por apenas R$ 99,90 ao mês, e pagando a primeira mensalidade somente em dezembro de 2023, com um mês grátis de internet para estudar muito sem gastar nada.

Com um bom sinal de internet, é só se concentrar nas revisões e dicas online, em portais como a Hora do Enem, do Ministério da Educação, com vídeo-aulas, gráficos, videoteca e questões de provas anteriores. E tem ainda a plataforma MECflix, que faz parte da Hora do Enem, e reúne videoaulas gratuitas sobre diversos assuntos. Os vídeos são curtos e diretos, ideais para uma revisão rápida.

Maxx André Carmelo, Jeferson Bandeira e Fábio Silva
Maxx André Carmelo, Jeferson Bandeira e Fábio Silva

 

Com um sinal de internet de qualidade e alta velocidade como o da operadora Maxx, os Diretores da Maxx André Carmelo, Jeferson Bandeira e Fábio Silva, dão a dica para os candidatos ao ENEM que apostam em portais educativos e plataformas online para fazerem simulados e revisões finais, via internet e gratuitos.

Para escrever na pedra:

“O tempo é um tecido invisível em que se pode bordar tudo”. Do escritor Machado de Assis

 TRIVIAL VARIADO

Cerca de 5.500 prefeituras recebem, nesta sexta-feira (10), mais de R$ 7,2 bilhões referentes ao primeiro decêndio de novembro do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM.

O dinheiro é repassado a cada dez dias a todos os municípios brasileiros e serve para custear despesas primárias – como folha de pessoal e pagamentos a fornecedores.

Para tornar mais acessível o processo de inscrição de estados e municípios no Novo Programa de Aceleração do Crescimento na área da Saúde (Novo PAC Saúde), o Ministério da Saúde simplificou as exigências referentes à documentação necessária para a inscrição no programa.

Sucesso total a primeira noite, ontem, do Festival Gastronômico comemorativo dos 15 anos do restaurante “Petisqueira da Mamãe”, no Renascença. Hoje acontece a segunda e última noite do Festival.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.