(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Casamento em São Paulo

E mais: Gala de Fim de Ano

PH

Os noivos Luciana Gavino e Euller Andrade Filho
Os noivos Luciana Gavino e Euller Andrade Filho

Casamento em São Paulo

Será amanhã, dia 4 de novembro, no Espaço Le Six, em São Paulo, o casamento religioso do jovem maranhense Euller Ferreira Andrade com a paulista Luciana Moraes Freire Gavino.

O casamento civil foi realizado no último fim de semana, no interior de São Paulo, na residência dos pais da noiva, Luiz António Gavino e Lúcia de Fátima Moraes Freire Gavino.

Toda a família do noivo, a começar pelos pais Euller Tácito Dias de Almeida Andrade e Chistiana Costa Ferreira Andrade, está reunida em São Paulo para os dois eventos.

Do Maranhão, foram convidados muitos amigos dos noivos.

Os noivos Luciana Gavino e Euller Andrade Filho com os pais dele, Euller e Christiane Andrade
Os noivos Luciana Gavino e Euller Andrade Filho com os pais dele, Euller e Christiane Andrade
Os noivos Luciana Gavino e Euller Andrade Filho com a tia dele, Ana Karin Andrade
Os noivos Luciana Gavino e Euller Andrade Filho com a tia dele, Ana Karin Andrade

Vazão das cataratas diminui

A vazão de água das Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, baixou para 18,6 milhões de litros por segundo, conforme medição realizada no começo desta semana. Esse número, contudo, ainda é 12 vezes maior do que a média, que é de 1,5 milhão de litros de água por segundo.

De acordo com o boletim divulgado na terça-feira pela concessionária Urbia Cataratas, que faz a gestão da visitação do Parque Nacional do Iguaçu, a tendência é de que a vazão siga em queda nos próximos dias.

Na segunda-feira, as Cataratas chegaram a registrar vazão de 24,2 milhões de litros de água por segundo – a maior dos últimos anos. O aumento é decorrente das recentes chuvas na bacia do Rio Iguaçu.

Por segurança, a passarela que dá acesso ao mirante da Garganta do Diabo permanece interditada. Os mirantes da Trilha das Cataratas estão liberados.

Pensão a filhos de vítimas de feminicídio

O presidente Lula sancionou esta semana a lei que determina o pagamento de pensão para filhos de mulheres vítimas de feminicídio.

O auxílio será concedido aos órfãos nos casos em que a renda familiar mensal por pessoa seja de até 25% do salário mínimo.

A regra valerá inclusive para crimes ocorridos antes da publicação da lei.

– Sancionar é dizer duas coisas à nação: não nos calaremos jamais com a morte das mulheres pelo feminicídio, e dizer para essas crianças que elas não estão sozinhas – discursou a deputada Maria do Rosário (PT), autora da lei.

Também participaram do ato de sanção a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e a primeira-dama Janja Lula da Silva.

Municípios em situação crítica

Um terço dos municípios brasileiros não têm recursos próprios para manter a estrutura da prefeitura e da câmara municipal. Cerca de 40% deles estão com as contas públicas em situação crítica ou difícil. Os dados constam do estudo Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado esta semana pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Os especialistas analisaram dados referentes a 2022 de 5.240 municípios onde vivem 97,1% da população. As informações foram disponibilizadas pelas prefeituras, de acordo com o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Ficaram de fora do estudo 328 municípios que não cumpriram a determinação dentro do prazo ou apresentaram dados inconsistentes.

Para classificar a situação das prefeituras, a Firjan analisa quatro indicadores: autonomia, gasto com pessoal, liquidez e investimentos.

Municípios em situação crítica...2

Com base nos resultados apresentados, os municípios recebem uma nota que vai de zero a um. A situação das cidades é classificada como crítica (menor que 0,4), difícil (entre 0,4 e 0,6), boa (entre 0,6 e 0,8) ou de excelência (superior a 0,8 ponto).

O índice mostra 41,9% das cidades analisadas com as contas em situação crítica (15,9%) ou difícil (26%). Na outra ponta, 36,3% têm a gestão considerada boa, e 21,9%, avaliadas com excelente.

A média nacional foi de 0,6250 ponto. Desde 2013, é a primeira vez que o índice alcança a marca de boa gestão. Essa edição apresentou a quinta alta seguida e o maior valor da série histórica. Entre 2017 e 2022, o índice pulou de 0,4075 para 0,6250.

Considerando só as capitais, o índice de 2022 chega a 0,7452. Salvador é a que tem o melhor desempenho (0,9823). Completam a lista de gestão excelente Manaus (0,9145), São Paulo (0,8504), Vitória (0,8412), Curitiba (0,8350), Recife (0,8320) e Aracaju (0,8116). São Luís não figura entre estas.

 DE RELANCE

 Gala de Fim de Ano

Com os bons ventos e as boas energias de novembro se aproxima a data do mais bonito acontecimento social do ano em São Luís: o Gala de Fim de Ano, a grandiosa confraternização da sociedade maranhense promovida pela Coluna PH e pelo PH Revista para se despedir, em noite de glamour, charme e elegância, do ano da graça de 2023.

O Palazzo Eventos é o palco escolhido para a realização, no próximo dia 25 de novembro, a partir das 21h, do Gala de Fim de Ano, evento que promove a volta aos salões elegantes de São Luís de uma tradição da vida social maranhense interrompida durante o período amargo da pandemia da Covid-19.

O Gala de Fim de Ano é uma oportunidade única para o que há de mais elegante e charmoso da sociedade local se confraternizar, em noite de gala, como nos velhos bons tempos, sob as luzes do Natal que se aproxima.

Gala de Fim de Ano…2

Os convites estão sendo feitos, desde a última semana de outubro, por Teresa Martins, que deverá concluir essa tarefa o mais breve possível, para que os convidados possam confirmar presença com antecedência, para que possamos garantir todas as atrações programadas para essa noite de beleza, charme e encantamento.

Para o evento, estamos recebendo o apoio dos mais importantes grupos empresariais do Maranhão, os quais estão sempre colaborando para o sucesso das nossas promoções.

O traje é Passeio Completo para uma noite de gala. Ou seja, os homens de terno escuro e as mulheres preferencialmente de longo.

Gala de Fim de Ano…3

Mais uma vez a ambientação do Palazzo Eventos para a grande noite de 25 de novembro está a cargo da designer Cintia Klamt Motta que, por sua vez, está criando uma decoração que irá remeter os convidados à “viagem” que marcou a minha geração no início dos Anos 1970, quando o grupo musical Eagles despontou com um dos maiores sucessos musicais de todos os tempos: o “Hotel Califórnia”.

Inspirada nessa música icônica será, também, toda a programação festiva da noite, que fará um passeio pelos famosos musicais da Broadway, a explosão do tango argentino recriado por Astor Piazzola e o surgimento na França de um grupo de músicos ciganos que conquistou o mundo – o Gipsy Kings.

Novembro Azul

O IPE Saúde vai isentar de coparticipações usuários com 50 anos ou mais que realizarem consultas com urologistas em novembro.

A ação faz parte do Novembro Azul.

Os servidores que se enquadram devem procurar um médico credenciado e agendar a consulta.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens no Brasil.

Consignação na folha de pagamento

O governo federal publicou nesta semana o decreto que regulamenta as regras de consignação na folha de pagamento dos servidores públicos federais.

O decreto abre caminho para que a margem consignada dos servidores alcance 45%, sendo que a margem para empréstimos deve ficar em 35% e os 10% restantes, serão destinados a amortizar dívidas com cartão de crédito e 5% de despesas com cartão de benefícios.

Prevenção de fraude

Desde quarta-feira, 1º, instituições financeiras e de pagamentos autorizadas a funcionar pelo Banco Central deverão compartilhar entre si informações sobre fraudes e golpes no Sistema Financeiro Nacional (SFN) e no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

A resolução, diz o BC, contribuirá para as instituições aprimorarem tanto a prevenção de fraudes quanto os controles internos.

Black Friday

Às vésperas da Black Friday, data que movimenta o setor comercial com descontos e promoções, diversas lojas com atuação no Maranhão já estão com um quadro de funcionários maior – os trabalhadores temporários são o diferencial para atender à demanda de consumo típica deste período.

Especificamente na região Metropolitana, embora ainda haja tempo antes da data, marcada neste ano para o dia 24 de novembro, muitos lojistas já fizeram as contratações.

Casarão e Feirinha

Começa neste domingo a nova temporada do Casarão na Feirinha São Luís, com o espaço comandando o palco montado na Praça João Lisboa, que virou ponto de encontro do público que prestigia esse projeto agregador de maranhenses e turistas. 

Haverá shows da banda Mesa de Bar e da cantora Fabiana Alvez. Nos intervalos, entra o repertório selecionado do DJ Arsênio Filho. A programação começa às 10h e avança até às 15h. 

Nesse mesmo horário, começa a festa ‘Perdidos no Casarão’, no imóvel secular da Rua Afonso Pena, completando o combo animado do domingo. O espaço receberá a cantora Fabrícia, a banda Soul Reggae e os grupos Os Parças e Feijoada Completa, além do DJ Arsênio Filho.

Adora São Luís

A capital maranhense sediará, no dia 11 de novembro, o ˜Adora São Luís˜, maior evento gospel do Maranhão. O evento acontecerá na Avenida 5, em frente à Escola João Paulo II, no Habitacional Turu, próximo ao Mateus Turuzinho. 

O evento é gratuito e já tem programação completa confirmada com as atrações Gabriela Rocha, Maria Marçal, Valesca Maísa, Marcados, Forró de Crente, Carlos Alfredo, Naarã Aguiar, Josele Sodré e Edson Silva.

O “Adora São Luís” é patrocinado pelo vereador Marquinhos Silva e tem apoio do deputado federal Pedro Lucas e do Governo do Maranhão.

 Para escrever na pedra:

“Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos”. De José Saramago, único escritor de língua portuguesa laureado com o Prêmio Nobel de Literatura.

O Dr. Durval Soares da Fonseca, saudoso pai do ministro do STF Reynaldo Soares da Fonseca, será homenageado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, no próximo dia 9, com a inauguração do Fórum Eleitoral que leva o seu nome na cidade de Cantanhede, neste Estado
O Dr. Durval Soares da Fonseca, saudoso pai do ministro do STF Reynaldo Soares da Fonseca, será homenageado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, no próximo dia 9, com a inauguração do Fórum Eleitoral que leva o seu nome na cidade de Cantanhede, neste Estado

TRIVIAL VARIADO

Em entrevista à emissora italiana Rai, o Papa Francisco elogiou os compatriotas Lionel Messi e Diego Armando Maradona, que levaram a Argentina aos títulos mundiais de 1986 e 2022, mas apontou um brasileiro como seu jogador de futebol favorito:: 'Eu escolho um terceiro: Pelé'

Alívio para estudantes: novo refinanciamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) prevê desconto de até 100% em juros e multas.

Quebra do álcool: a empresa Safety Shot Inc. prepara para o início de dezembro o lançamento da primeira bebida que promete reduzir a ressaca.

Durante o II Festival Internacional do Chocolate e do Cacau de Portugal, realizado nesta semana, foi anunciada a fabricação de um chocolate utilizando unicamente a amêndoa produzida no município de Medicilândia, no sudoeste do Pará.

Tem mais: a produção é inédita no País. A parceria foi firmada entre o Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Cacauicultura do Pará e o empresário Pedro Araújo, que é o coordenador geral do WOW em Portugal.

Em tempo: será a primeira linha de chocolate fabricada no país lusitano com a marca do Brasil. Além disso, nossos produtores também apresentaram e negociaram produtos derivados do cacau, como o chocolate em pó, o chá da casca da amêndoa, geleias, entre outros, durante o Salão do Chocolate, em Paris, na França.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.