(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Geraldo Alckmin receberá o título de Cidadão Maranhense

E mais: Lotação nos cemitérios de São Luís

PH

Geraldo Alckmin receberá o título de Cidadão Maranhense da Assembleia
Geraldo Alckmin receberá o título de Cidadão Maranhense da Assembleia

Título para Geraldo Alckmin

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou Projeto de Resolução de autoria da presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), que concede o Título de Cidadão Maranhense ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que também exerce a função de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Iracema Vale afirmou que Geraldo Alckmin tem acompanhado de perto as demandas do Maranhão e exercido papel fundamental para a vinda de novos investimentos ao estado, a exemplo da instalação da unidade da Inpasa Brasil, em Balsas.

A empresa, que é a maior transformadora de cereais em energias limpas e renováveis da América Latina, investirá R$ 2,5 bilhões para transformar, inicialmente, 1 milhão de toneladas de milho em um bilhão de litros de etanol por ano.

---------------------------------------------------------------

Vacinação de cães e gatos

A Prefeitura de São Luís inicia, neste sábado, a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. A meta é vacinar 123.665 cães e gatos, a partir de três meses de idade, contra a raiva.

Durante os sábados do mês de novembro, equipes da Unidade de Vigilância em Zoonoses estarão em postos de vacinação instalados em bairros da cidade. 

A vacinação contra a raiva é uma estratégia de prevenção e controle da doença, que na totalidade dos casos é letal, tanto em pessoas quanto em animais.

Vacinação de cães e gatos 2

O último caso de raiva humana registrado em São Luís foi em 2012. Os vacinadores da Semus aplicarão as vacinas das 8h30 às 17h, no Centro, Coroadinho e São Francisco, contemplando, também, os bairros próximos a essas áreas.

A vacina antirrábica é em dose única, não tem contraindicação e imuniza por um ano, mas as fêmeas em estado de gestação e animais doentes não devem ser vacinadas.

Expo Indústria Maranhão

Segue em ritmo acelerado a montagem da estrutura da quinta edição da Expo Indústria Maranhão, no Multicenter Negócios e Eventos (Cohafuma). 

Com expectativa de movimentar o mundo dos negócios maranhenses, a feira reunirá milhares de pessoas de 9 a 12 de novembro. Realizada pelo Sistema Fiema e pela CNI, a Expo Indústria Maranhão chega a sua quinta edição com expectativa de gerar cerca de R$ 290 milhões em negócios. 

Expo Indústria Maranhão 2

Com o tema “Indústria - o futuro passa por aqui”, a Expo Indústria oferece a seus visitantes uma vasta programação com rodadas de negócios (nacional e internacional), palestras, oficinas, bate-papos, painéis etc. 

A feira deve reunir cerca de 25 mil visitantes, entre empresários, investidores, expositores, fornecedores, estudantes e público em geral. Além dos mais de 250 estandes, o público poderá visitar os espaços da Arena Sustentável, Plenarium, Cozinha Show, Expo Lounge, Expo Party, Rodada de Negócios, Arena do Crédito, Expo Agro, Expo Turismo, Expo Produtos, Expo Arte e Expo Show e, ainda, participar do Encontro IEL de Estágio, Carreira e Gestão e do Maranhão Fashion Week 2022. 

Guerra da Ucrânia

Cerca de 500 mil ucranianos e russos já morreram ou foram feridos no conflito armado que há quase dois anos mantém nações de todo o globo em alerta para a possibilidade de um novo embate mundial.

Com a missão de evitar que pessoas com rostos, nomes, famílias e histórias se transformem apenas em números de mais uma tragédia humana, o jornalista João Alencar lança o livro ‘Ao Vivo da Ucrânia', publicado pela Matrix Editora.

A obra, primeiro relato longo de um brasileiro sobre os horrores da Guerra da Ucrânia, narra episódios presenciados pelo autor durante a atuação como correspondente internacional na linha de frente das ofensivas militares.

Guerra da Ucrânia 2

Alencar vive em Paris desde 2009 e cobriu os bastidores da batalha para canais de notícias franceses como ITélé, atual CNews, e BFMTV, uma das emissoras mais influentes no país. Ele também produziu reportagens especiais para veículos do Brasil.

Guerra da Ucrânica 3

Ao longo das páginas, o jornalista traz testemunhos em primeira mão do que viu em meio à carnificina. Histórias reais de mulheres, homens e crianças com quem conversou nos diversos momentos em que esteve na Ucrânia constroem um relato cruel, mas sensível do cotidiano de quem é afetado diariamente pela violência.

Relatos como os de Mariya, que encontrou o corpo do filho morto por soldados russos em uma casa abandonada; Samir, que buscava meios de deixar o país; e Valeriy, que agora vive com uma cratera causada por uma bomba em seu jardim, permitem vislumbrar o que significa viver a guerra na pele.

Fabrícia no Casarão

A cantora Fabrícia vai soltar a voz no palco do Casarão Colonial neste domingo. A artista foi convidada pela produção da casa para fazer o lançamento de sua nova música no espaço.

A canção se chama “Probleminha” e chegou com clipe gravado em uma boate de Fortaleza (CE). Fabrícia está em uma ótima fase da carreira e todas as vezes que vai ao Casarão realiza shows contagiantes e com altos níveis de astral.

De relance

Lotação nos cemitérios

Centenas de pessoas estiveram, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, visitando cemitérios da c idade para acender velas e deixar flores nos túmulos, em respeito à memória de quem já partiu. Um dos mais visitados é o Cemitério do Gavião, no Centro.  Por conta da alta movimentação registrada durante todo o dia, muitas pessoas preferiram visitar o local ainda bem cedo, aproveitando a tranquilidade do espaço para prestar suas homenagens

Fenômeno da ‘pejotização’

Ao penalizar empresas e atividades econômicas que mais empregam, a reforma tributária em tramitação no Senado vai intensificar ainda mais o fenômeno da ‘pejotização’ nas relações de trabalho.

A reforma cria o mecanismo dos créditos tributários, gerados para compensar a cumulatividade de tributos incidentes, primeiro, sobre insumos, e, depois, sobre a produção. Entretanto, o texto não prevê nenhum tipo de crédito para a folha de pagamento, na prática, principal insumo de atividades e setores que mais empregam, como o de serviços.

Fenômeno da ‘pejotização’ 2

Dessa forma, a fim de aliviar a carga sobre a folha de pagamento, a tendência será a de priorizar a contratação de pessoas jurídicas, e não mais de trabalhadores com carteira assinada.

Esse fenômeno vem sendo observado em algumas atividades desde a reforma trabalhista, de 2017, e previdenciária, de 2019. A prática, no entanto, não está livre de contestações, inclusive judiciais.

Cena do filme 'Tire 5 Cartas', gravado na capital maranhense e tendo no elenco principal Lilia Cabral e Stepan Nercessian
Cena do filme 'Tire 5 Cartas', gravado na capital maranhense e tendo no elenco principal Lilia Cabral e Stepan Nercessian

A Guarnicê Produções vai exibir o filme ‘Tire 5 Cartas’ nos quatro fins de semana do m~es de novembro, sempre às 19h30, no Cine Lume, no Renascença II, ou seja, mais uma oportunidade para quem não viu conferir o longa idealizado e roteirizado por Joaquim Haickel e estrelado por Lilia Cabral, Stepan Nercessian e grande elenco

Mulheres da Liberdade

No dia 18 de novembro, São Luís será palco do lançamento de um dos grupos mais atuantes no Maranhão e une uma rede de mulheres independentes e liberais as quais, por meio das suas carreiras, se dedicam a divulgar as ideias da liberdade individual e dos mercados livres.

Trata-se da Aliança das Mulheres da Liberdade - Ladies of Liberty Alliance, que tem como missão discutir, educar e capacitar as mulheres líderes do movimento liberal. No evento de lançamento, estarão presentes a jornalista Carla Cecato e a advogada Cristina Rando.

Curso inédito

No próximo dia 20 de novembro, a Faculdade de Negócios Faene dará início ao curso de MBA inédito em São Luís “Negócios em Gastronomia, Bebidas, Eventos e Meios de Hospedagem”, com as primeiras aulas ministradas pelo professor Lula Fylho, nas instalações do Hotel Blue Tree. Ele vai falar sobre planejamento, gestão e desenvolvimento de bares, restaurantes e afins.

Aliás, a instituição promoverá, no dia 27 deste mês, o I Encontro Maranhense de Vendas, com realização de palestras, oficinas e minicursos a partir das 15h, no prédio da faculdade, localizada no Angelim.

Associação Médica

Em cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Médica do Maranhão para o triênio 2023-2026, o médico cirurgião, coordenador do Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário e professor universitário, Dr. Gutemberg Araújo, participa novamente da diretoria da AMB/MA, agora na função de suplente de delegado.

A Associação Médica Brasileira no Maranhão é uma entidade sem fins lucrativos filiada à Associação Médica Brasileira (AMB) e uma das mais antigas associações médicas do país. A AMB/MA busca fortalecer o associativismo médico e avançar na aplicação de princípios definidos no Estatuto que regulamenta suas atividades.

Para escrever na pedra:

“O amor calcula as horas por meses, e os dias por anos; e cada pequena ausência é uma eternidade”. De John Dryden. 

Trivial variado

A aeronave VC2 (Embraer 190) da Presidência da República pousou em Brasília nesta quinta-feira trazendo 26 pessoas que estavam na Cisjordânia, pela Operação Voltando em Paz, do governo do Brasil. 

No assunto: o voo saiu de Aman, na Jordânia, e teve escalas em Roma, Las Palmas e Recife, antes de ser finalizado em Brasília.

O esporte oferece a seus amantes diferentes imagens para guardar na memória. Uma delas foi registrada na última edição do Mundial de Ginástica Artística, disputado no início de outubro na Antuérpia (Bélgica): um pódio formado apenas por mulheres negras na disputa do individual geral, aquela que coroa as atletas mais completas da modalidade

A ativista na luta pelos direitos de negros e mulheres Maria Beatriz Nascimento teve seu nome inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, onde estão os nomes de pessoas que se destacaram na história do Brasil. 

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.