(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Gala 2023 será inspirado nos anos 70

E mais: Fiema em Brasília

PH

 

Cintia Klamt Motta com o Repórter PH e a sempre charmosa reitora da UNDB, Ceres Murad
Cintia Klamt Motta com o Repórter PH e a sempre charmosa reitora da UNDB, Ceres Murad

Gala de Fim de Ano

Chegou novembro trazendo os bons ventos e as boas energias para o mais bonito acontecimento social do ano em São Luís: o Gala de Fim de Ano, a grandiosa confraternização da sociedade maranhense promovida pela Coluna PH e pelo PH Revista para se despedir, em noite de glamour, charme e elegância, do ano da graça de 2023.

O Palazzo Eventos é o palco escolhido para a realização, no próximo dia 25 de novembro, a partir das 21h, do Gala de Fim de Ano, evento que promove a volta aos salões elegantes de São Luís de uma tradição da vida social maranhense interrompida durante o período amargo da pandemia da Covid-19.

O Gala de Fim de Ano é uma oportunidade única para o que há de mais elegante e charmoso da sociedade local se confraternizar, em noite de gala, como nos velhos bons tempos, sob as luzes do Natal que se aproxima.

 Gala de Fim de Ano…2

Os convites já estão sendo feitos, desde a última semana de outubro, por Teresa Martins, que deverá concluir essa tarefa o mais breve possível, para que os convidados possam confirmar presença com antecedência e possamos garantir todas as atrações programadas para essa noite de beleza, charme e encantamento.

Para o evento, estamos recebendo o apoio dos mais importantes grupos empresariais do Maranhão, os quais estão sempre colaborando para o sucesso das nossas promoções.

O traje é Passeio Completo para uma noite de gala. Ou seja, os homens de terno escuro e as mulheres preferencialmente de longo.

 Gala de Fim de Ano…3

Mais uma vez, a ambientação do Palazzo Eventos para essa grande noite de 25 de novembro ficará a cargo da designer Cintia Klamt Motta que, por sua vez, está criando uma decoração que irá remeter os convidados à “viagem” que marcou a minha geração no início dos anos 1970, quando o grupo musical Eagles despontou com um dos maiores sucessos musicais de todos os tempos: o “Hotel Califórnia”.

Inspirada nessa música icônica será, também, toda a programação festiva da noite, que fará um passeio pelos famosos musicais da Broadway, a explosão do tango argentino recriado por Astor Piazzola e o surgimento na França de um grupo de músicos ciganos que conquistou o mundo – o Gipsy Kings que, por sinal, tem uma turnê programada para a América Latina ainda em 2023.

 Emendas novas

Avança no Congresso Nacional projeto de lei complementar que prevê a obrigação, pelo Executivo, de emendas de comissões permanentes da Câmara e do Senado.

A proposta recebeu parecer favorável do relator e a expectativa é de que seja analisada, até o início de novembro, na Comissão de Assuntos Econômicos.

Se aprovada no colegiado, a matéria segue direto para o plenário do Senado.

 Anistia e campanha

Até o final de outubro, mais de 800 mil pessoas já haviam respondido à consulta pública do Senado sobre o projeto que prevê anistia aos acusados e condenados por crimes cometidos nas manifestações ocorridas em Brasília, na Praça dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro de 2023.

A consulta, feita pela internet, não tem poder para definir os rumos da proposta, mas costuma ser usada pelos parlamentares para medir a temperatura da opinião pública.

No último dia de outubro, os favoráveis à anistia somavam mais de 60% dos votos e os contrários eram menos de 40%.

Nas redes sociais, políticos de direita têm feito mutirões para a votação online no “sim”, já entidades sindicais e lideranças da esquerda entraram de cabeça na campanha do “não”.

 Justificativa

O projeto tem autoria do senador Hamilton Mourão, ex-vice-presidente da República na gestão de Jair Bolsonaro.

Na justificativa da proposta ele afirma que “a anistia é uma questão de justiça e proporcionalidade às condutas desempenhadas durante o fatídico dia”.

“Não se pode apenar indistintamente aqueles manifestantes, pois a maioria não agiu em comunhão de desígnios. Ocorre que os órgãos de persecução penal não têm conseguido individualizar as condutas praticadas por cada um dos manifestantes”, diz a redação da proposta.

Fiema em Brasília

Em Brasília, uma comitiva da diretoria da FIEMA visita, esta manhã, o SESI Lab, um espaço que conecta arte, ciência e carrega no DNA as tecnologias sociais e educacionais desenvolvidas há décadas pelo SESI e o SENAI.

A proposta do ambiente é estar conectado com as novas demandas e as rápidas mudanças do mundo para propor ações, colher ideias e valorizar a diversidade.

Participam os diretores Ana Rute Nunes, José Orlando Leite Filho, Leonor de Carvalho e Osvaldo Pavão.

Diretores da Fiema em Brasília: José Orlando Leite Filho, Leonor de Carvalho, Osvaldo Pavão e Ana Rute Nunes
Diretores da Fiema em Brasília: José Orlando Leite Filho, Leonor de Carvalho, Osvaldo Pavão e Ana Rute Nunes

"Alcione - 50 Anos"

A gravadora Biscoito Fino em parceria com a Marrom Music  brindou o público, entre sexta e meia-noite de domingo (de 27 a 29/10), com acesso gratuito ao show do álbum  "Alcione - 50 Anos". Gravado no ano passado,  durante apresentação no Theatro Municipal do Rio, ficou disponível por 72 horas no canal YouTube da gravadora e  voltará a ser disponibilizado até o final de 2023.  A versão digital do espetáculo já consta de todas as plataformas de música e pode ser acessada pelos fãs da cantora. 

"Alcione - 50 Anos"  teve uma prévia com o lançamento  do medley que continha as faixas "Tem dendê/Figa de Guiné" (ambas de autoria de Reginaldo Bessa e Nei Lopes) nas plataformas digitais. Agora, a Biscoito Fino acaba de disponibilizar um videoclipe com as faixas "A Loba" (Paulinho Resende/ Juninho Penalva) e "Ou ela ou Eu" (Flávio Augusto/Carlos Rocha) que, tais como as faixas de trabalho iniciais em formato de medley, já poderão ser acessadas. E a gravadora irá liberar, aos poucos e para deleite dos fãs,  novas faixas e clipes conforme cronograma da empresa.

Programa Desenrola

O conhecimento dos habitantes do Nordeste sobre o Programa Desenrola aumentou quatro pontos percentuais em outubro, ao mesmo tempo em que recuou a perspectiva de endividamento. Em setembro, 71% sabiam sobre o plano de refinanciamento de dívidas, ante 75% neste mês.

Os dados são da última pesquisa Radar Febraban, realizada entre os dias 12 e 16 de outubro pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas para a Febraban.

Ao mesmo tempo, os habitantes do Nordesteestão mais otimistas sobre a capacidade de pagar as contas. A expectativa de redução do endividamento foi de 46% no mês passado para 47% neste mês.

No mesmo comparativo, houve redução de 32% para 30% entre os que esperam que o endividamento permaneça inalterado e manutenção em 20% dos que esperam estar mais apertados pelos boletos.

DE RELANCE

Operadora Maxx dá dicas

Com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) se aproximando, os próximos dias 5 e 12 de novembro serão cruciais para milhares de estudantes em todo o Brasil que sonham em entrar para uma faculdade ou universidade.

Nessa reta final de estudos, as revisões e provas simuladas são muito úteis para ajudar na preparação, e melhor ainda, quando podem ser feitas de forma online e totalmente gratuita; bastando para isso apenas um bom sinal de internet e muita disciplina por parte dos candidatos.

A operadora maranhense Maxx, que oferece serviços de internet 100% fibra de alta qualidade e super velocidade, separou dicas de plataformas e portais educativos, todos gratuitos, que podem ajudar os candidatos ao ENEM nessa etapa de revisões.

Operadora Maxx dá dicas…2

E quem precisar, pode contratar um pacote de internet eficiente, de forma rápida e sem burocracia nos canais de atendimento da Maxx, com lojas físicas em diversas cidades maranhenses ou pelo whatsapp (98) 3197 7171.

Detalhe: é possível contratar 400 mega de internet por apenas R$ 99,90 ao mês, e pagando a primeira mensalidade somente em dezembro de 2023, ganhando um mês grátis de internet para estudar a fundo para o ENEM.

Com um bom sinal de internet, é só se concentrar nas revisões e dicas online.

Operadora Maxx dá dicas…3

Seguem aqui as dicas da operadora Maxx para ajudar os candidatos nesse ENEM. São estes os principais sites e portais educativos gratuitos:

A Fundação Getúlio Vargas disponibiliza um portal (Ensino Médio FGV) com simulados personalizados e gabarito comentado das respostas.

Hora do Enem: Criado pelo Ministério da Educação, este site e aplicativo disponibiliza vídeo-aulas, gráficos, videoteca e questões de provas anteriores. E ainda oferece aulas gravadas no TV Escola, de segunda a sexta, no horário das 7h, 13h e 18h.

MECflix: Lançada pelo Ministério da Educação, essa plataforma faz parte do Hora do Enem, e reúne videoaulas gratuitas de diversas matérias. Os vídeos são curtos e diretos, ideais para uma revisão rápida.

YouTube: O YouTube é uma verdadeira mina de ouro para estudantes. Canais como Descomplica, Ferretto Matemática, e ProEnem oferecem videoaulas de alta qualidade que abordam os conteúdos mais cobrados no exame.

Khan Academy: Embora seja em inglês, essa plataforma é excelente para matemática e ciências. As explicações são claras, e os estudantes podem praticar com exercícios interativos, além de praticar a fluência no idioma.

Operadora Maxx dá dicas…4

Sites como o QG do Enem e Geekie Games oferecem simulados gratuitos e personalizados; com questões que já caíram nas provas dos anos anteriores.

E também vale ficar de olho nas atualizações dos sites de notícias educacionais, como o Educação UOL e o Porvir; úteis para se manter atualizado sobre temas que podem cair na prova. Dê atenção especial para questões socioambientais, políticas e tecnológicas.

Mas vale lembrar que mesmo intensificando as revisões nessa reta final de preparação, os candidatos também precisam manter uma alimentação saudável, e manter uma disciplina de descanso, com intervalos entre os estudos e sem abrir mão de uma boa noite de sono.

Na véspera da prova, nada de maratonas de estudo, o melhor é relaxar e manter a mente descansada, para render muito mais na hora do exame.

Matthew Perry  e amigos

“É muito estranho viver em um mundo em que, se você morrer, as pessoas ficarão chocadas, mas não surpresas”, diz Matthew Perry a certa altura do livro Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível, lançado há um ano.

Depois de passar boa parte da vida adulta lidando com dependência química, depressão e dezenas de tentativas frustradas de desintoxicação, o ator de Friends considerava-se um sobrevivente: “Eu deveria estar morto”.

No prefácio, Lisa Kudrow diz que perdeu as contas de quantas vezes ouviu a pergunta “como está o Matthew Perry?” ao longo dos últimos anos.

Matthew Perry e amigos...2

Direta ou indiretamente, a “coisa terrível” mencionada no título do livro cobrou a fatura no último sábado.

Pode-se dizer que os fãs perderam um ídolo ou que a televisão perdeu um ator com um timing perfeito para a comédia.

Para mim, a sensação é parecida com a da perda de um velho amigo. Alguém com quem convivemos desde a juventude e que envelheceu conosco.

Alguém que nos fez rir, durante quase 30 anos, das mesmas piadas bobas, reprisadas em looping desde que o último episódio da série foi ao ar, há 19 anos.

Matthew Perry e amigos...2

Matthew Perry escreveu suas memórias sem a ajuda de um ghost-writer, abordando com franqueza brutal os problemas mais graves, mas sem deixar de notar o lado cômico de algumas situações (quase conseguimos ouvir a entonação de Chandler fazendo piada consigo mesmo em alguns trechos).

O ator conta que se identificou com o personagem assim que leu o roteiro da série: “Não é que eu achasse que poderia interpretar Chandler, eu era o Chandler”.

Criador e criatura vinham de famílias complicadas, sentiam-se socialmente inadequados e aprenderam a usar a ironia como escudo e tábua de salvação. Perry emprestou sua maneira de falar, sua fragilidade e até seus bordões (“poderia ser mais engraçado?”) para que Chandler se tornasse não apenas um dos personagens mais queridos da turma, mas aquele que com mais naturalidade encarnou a pegada cômica da série.

Com o especial (em 2021) e a publicação do livro de memórias (em 2022), Matthew Perry saiu de cena acertando as contas com o próprio passado. Depois de tantos saltos mortais, uma aterrissagem surpreendentemente firme sobre os dois pés.

CPI do Futebol

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Futebol reuniu-se, ontem, na Assembleia, para dar continuidade às oitivas das testemunhas. Foram ouvidos três árbitros e o objetivo é investigar o suposto favorecimento de apostadores por meio de ajustes em resultados de jogos do Campeonato Maranhense. O deputado Osmar Filho comandou os trabalhos, que contaram com a presença dos parlamentares Yglésio Moysés, Leandro Bello, Davi Brandão e Zé Inácio. 

A Comissão foi bastante incisiva ao longo dos interrogatórios e, por algumas vezes, as testemunhas precisaram conversar com o advogado que as acompanhava. As três foram interrogadas em separado e responderam a diversas perguntas, como sobre processo de escolha de árbitros para apitar jogos, principalmente no que diz respeito ao critério adotado nos sorteios. Os árbitros afirmaram concordar com o atual processo.

TRIVIAL VARIADO

Começou ontem o prazo para adesão de Estados e municípios à Política Nacional Aldir Blanc. Na segunda-feira, 30, foi publicada a primeira portaria com as providências que precisam ser tomadas para o cadastro dos planos de ação na plataforma Transferegov.

O Ministério da Cultura garante que dará início ao repasse dos recursos ainda neste ano. Em 2024, os Estados e o Distrito Federal, além dos municípios, deverão realizar escutas públicas para elaboração do Plano Anual de Aplicação de Recursos, que vai nortear os editais para seleção dos projetos a serem beneficiados.

As inscrições se encerram no próximo dia 11 de dezembro.

 Um dos principais benefícios da Lei Paulo Gustavo será a descentralização dos recursos. São R$ 91,73 milhões para projetos a serem executados diretamente pelo estado e R$ 73,72 milhões voltados a 144 municípios paraenses.

 Música, dança, pintura, escultura, cinema, fotografia, artes digitais, entre outras áreas da diversidade de manifestações culturais e artísticas do país serão contempladas.

 Briga de família: italiana consegue na Justiça o direito de despejar os filhos de 40 e 42 anos. Eles alegam ser “obrigação da mãe” sustentá-los.

Compras online: compras internacionais fora das novas regras de tributação estão com prazo de entrega mais longo que o habitual, alertam Correios.

Pela primeira vez, o Conselho Diretor da Anatel multou uma pessoa física pela comercialização de receptores ilegais de sinal de TV.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.