(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Ministro dos Esportes no Grupo Mirante

E mais: Incomparável Alanis em show no Brasil

PH

- Atualizada em 01/11/2023 às 07h33
Ministro André Fufuca, Fernando Sarney e Sérgio Frota
Ministro André Fufuca, Fernando Sarney e Sérgio Frota

Ministro dos Esportes no Grupo Mirante

Na última segunda-feira (30), o ministro dos Esportes, maranhense André Fufuca, esteve no Grupo Mirante para uma entrevista no quadro Bastidores, do Bom Dia Mirante. 

Após a entrevista, ele se reuniu com o presidente do Grupo Mirante, Fernando Sarney, na companhia do empresário e presidente do Sampaio Corrêa, Sérgio Frota

Fluxo de passageiros

Entre os dias 1º e 5 de novembro, o fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ) deverá ser maior que o normal, devido ao Dia de Finados, na quinta-feira. 

Com a proximidade do fim de semana, muitos brasileiros que têm a possibilidade de estender o feriado para a sexta-feira aproveitarão para viajar.

Fluxo de passageiros 2

Segundo projeções da CCR Aeroportos, empresa responsável pela administração de SLZ e outros 19 terminais aeroviários no Brasil e na América Latina, mais de 17 mil passageiros devem embarcar e desembarcar no Aeroporto de São Luís, entre a quarta-feira e o domingo.

Estes passageiros chegarão ou deixarão à capital maranhense em uma das 135 operações de pouso e decolagem previstas para este período.

Em foto recente, a cantora Alanis Morissette impressiona pela voz cristalina, única e inconfundível
Em foto recente, a cantora Alanis Morissette impressiona pela voz cristalina, única e inconfundível

Incomparável Alanis em show no Brasil

Uma das mais privilegiadas vozes do mundo, a cantora canadense Alanis Morissette fará show no Brasil no mês de novembro. A única apresentação, com todos os ingressos já esgotados, acontecerá no dia 14 de novembro, no Allianz Parque, em São Paulo.

Esta será a única apresentação da artista na América do Sul. Alanis, que é considerada uma das mulheres mais influentes do mundo da música, vem com a turnê em comemoração aos 25 anos do premiado disco “Jagged Little Pill”, com faixas como “Ironic”, “You Oughta Know”, “Hand in My Pocket” e “You Learn” no roteiro.

Incomparável Alanis 2

Alanis, cuja voz rouca alcança as mais altas notas, continua lançando discos e fazendo shows com a mesma qualidade e potência vocal. Sua versatilidade sempre deixou as plateias boquiabertas. As letras de suas músicas são profundas e marcantes. A voz de Alanis é cristalina, única e inconfundível.

A cada dia que passa, fica mais difícil encontrar uma artista que se compare à Alanis Morissette. Ela parece ser o vestígio raro de uma época em que a música era feita para ser uma ferramenta de cura e identificação com a qual o artista conseguia deixar sua marca na alma de quem ouvia.

Revis Fantasy

Nesta sexta-feira (3), o palco do Casarão Colonial, no Centro Histórico de São Luís, será palco para uma noite que vai entrar para a história como o maior e melhor Halloween da Ilha.

Trata-se do evento Revis Fantasy, com apresentações dos DJs Rogério Mix, Tiago Rodrigues, Guto Ximenes, Heverton e Baile TDN, direto de Imperatriz. Os ingressos estão disponíveis no site da Bilheteria Digital.

Pedra fundamental

Na última sexta-feira, o deputado estadual Osmar Filho participou do ato de lançamento da pedra fundamental que dará início à construção do novo Complexo Operacional dos Correios, em São Luís.

Com localização na Avenida Engenheiro Emiliano Macieira, na BR-135, Tirirical, o complexo terá uma área total de mais de 43 mil m². Além de áreas administrativas, a unidade terá quatro centros voltados ao tratamento e distribuição de cargas. A previsão de entrega do novo complexo é para 2026.

De relance

Festival de churrasco

O BBQ Show, que acontecerá no dia 18 de novembro, no Blue Tree São Luís Hotel, é o maior open food de churrasco do Norte e Nordeste. Serão seis horas de open food, oito horas de festa e atrações musicais. O festival, que nasceu na cidade de Fortaleza (CE), conquista o público por onde passa.

Festival de churrasco 2

Na primeira edição realizada na capital maranhense, em 2022, o público foi de 1.500 pessoas, sendo esperado para este ano 2 mil. Como atrações, foram convidados DJ. Blemes, a dupla sertaneja Fernando e Franco e o cantor Guto Ximenes.

Moção de aplauso

A Câmara Municipal de São Luís aprovou moção de aplauso e agradecimento ao cineasta Joaquim Haickel, roteirista e produtor do filme “Tire 5 cartas”, assim como a também à produtora Elisa Tolomelli, ao diretor Diego Freitas, aos atores Lilia Cabral, Stepan Nercessian e a todo elenco e staff do filme, em especial aos cantores Alcione Nazaré e Sidney Magal, que tiveram participação especial na obra cinematográfica.

Moção de aplauso 2

A homenagem se sustenta no fato de que o filme foi realizado como um presente para São Luís, pois “Tire 5 cartas” foi idealizado, roteirizado e produzido por um ludovicense. Além disso, foi totalmente rodado na capital maranhense. Na obra, é possível se ver algumas das belezas de São Luís, além de sentirmos a boa energia da cidade e das pessoas que nela vivem. Por isso o nosso reconhecimento e a nossa merecida homenagem.

Pedro Janot em São Luís

O consultor, empresário e investidor Pedro Janot proferirá palestra, no dia 10 de novembro, durante a quinta edição da Expo Indústria Maranhão, no Multicenter Negócios e Eventos (Cohafuma), às 20h. O consultor não fala sobre a importância dos colaboradores na gestão da boca para fora. Depois de ter sido presidente da Zara e de ter se tornado um dos principais responsáveis pelo sucesso da empresa aérea Azul, atualmente ele é um dos mais respeitados nomes do mundo empresarial brasileiro. 

Ministro no Ceuma

A Universidade Ceuma receberá, no dia 6 de novembro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, para proferir a palestra “Controle Judicial da Administração Pública”, em comemoração aos 30 anos do curso de Direito da instituição. A palestra acontecerá no Auditório Expedito Bacelar, no Campus Renascença, ás 10h, e será transmitida ao vivo pelo canal da Universidade Ceuma no YouTube.

Edilson Baldez na inauguração do primeiro CRC do Maranhão, fruto da parceria entre MCOM e IFMA
Edilson Baldez na inauguração do primeiro CRC do Maranhão, fruto da parceria entre MCOM e IFMA

Presença especial

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves, foi um dos convidados especiais da inauguração do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) no antigo prédio da EBC, na Rua Armando Vieira Silva. O CRC é uma iniciativa do Programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações, em parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), que visa promover a inclusão digital e social por meio do reaproveitamento de equipamentos de informática descartados ou obsoletos. 

Presença especial 2

Edilson Baldez elogiou o projeto e ressaltou que ele está alinhado com as prioridades da Fiema, que são a promoção da competitividade da indústria maranhense, a interiorização do Sistema Fiema, o fortalecimento sindical e a inclusão digital e social. Ele também enfatizou a relevância do CRC para a preservação ambiental, pois ele realiza o tratamento adequado dos resíduos eletrônicos gerados pelo processo de recondicionamento. 

Para escrever na pedra:

“Um gesto de bondade pode alcançar feridas que só a compaixão consegue curar”. De Steve Maraboli. 

Trivial variado

Sinal verde para as doações do Brechó de Natal Gratitude, uma iniciativa anual do Grupo Mirante. As doações podem ser entregues na Portaria do Grupo Mirante, localizado na Avenida Ana Jansen, 200, no bairro São Francisco

Nesta semana, a equipe de economistas da Allianz Research, parte da empresa líder mundial em seguro de crédito, Allianz Trade, analisaram os impactos do possível acordo comercial entre a União Europeia (EU) e países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) que se estende por cerca de 20 anos. 

No assunto: os países do Mercosul buscam contrapartidas em troca das garantias adicionais de proteção ambiental exigidas pela UE. A UE, por sua vez, ameaçou impor sanções a produtos do Mercosul provenientes de áreas desmatadas. 

Tem mais: os economistas também reforçam que as próximas eleições presidenciais na Argentina acrescentaram urgência às negociações, já que o principal candidato ameaçou dissolver completamente o bloco.

Faleceu ontem, em São Luís, Jaci Cutrim Froz, mãe do corregedor-geral de Justiça do Maranhão, desembargador Froz Sobrinho, e do advogado Gilmar Cutrim Froz. Ela era também sogra da advogada e presidente da Comissão de Direito Digital da OAB/MA, Edmee Maria Capovilla Leite Froz. 

Na noite desta terça-feira, às 19h30, na Igreja de Santo Antônio, no centro de São Luís, será realizada missa de um ano de falecimento de Luiza Medeiros. 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.