"Oi, coisinha"

Cida Mendes vai lançar seu primeiro livro

“Fisolofias de Concessa” traz uma série de textos que nasceram dos roteiros para a personagem antes de se tornaram crônicas que abordam diversos temas.

Evandro Júnior / Na Mira

Atualizada em 27/08/2023 às 12h21
Cida Mendes
Cida Mendes (Foto: Reprodução)

Intérprete da personagem Concessa, que popularizou em todo o Brasil o bordão “oi, coisinha”, Cida Mendes lança, no próximo sábado (2), o livro “Fisolofias de Concessa”.

A obra traz uma série de textos que nasceram dos roteiros para a personagem antes de se tornaram crônicas que abordam diversos temas, inclusive os mais delicados, sob o filtro “do humor e da afetividade”. 

“A Concessa é uma palhaça e, na palhaçaria, temos uma regra interna que todos carregamos: vale tudo, desde que não machuque nem a gente nem os outros”, observa.

 Uma das ideias do livro, que traz a linguagem própria da personagem, afeita a criar expressões que escapam aos limites dos dicionários, é “tirar a filosofia do pedestal”. 

“Quero tirar esse distanciamento, como se fosse uma coisa muito acadêmica, que a pessoa precisa ter lido todos os clássicos. Toda pessoa pode filosofar com seus pensamentos. Se alguém tiver coragem de dizer que gostou do livro por causa disso, já vou ficar satisfeita”, garante a escritora estreante. 

Um dos recursos que a artista utiliza para gerar aproximação é a personagem Jandira, com quem ela conversa por telefone quando o tema da prosa “é mais complicado, por exemplo, no caso do suicídio”. 

“Achava difícil falar sobre isso olhando para a câmera ou para o público, tinha medo de ficar moralista. Conversando com a Jandira, se servir para a outra pessoa, serviu. Para mim, a Jandira simboliza a amiga que a gente precisa ter nessa vida”, destaca. 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.