cultura

Tambor de Crioula Mestre Felipe celebra 50 anos com encontro de Mestres e Mestras

A comemoração dos 50 anos do Tambor de Crioula de Mestre Felipe ocorre neste sábado (6) na Casa do Tambor de Crioula e contará com muita dança e alegria.

Na Mira, com informações da assessoria

- Atualizada em 02/05/2023 às 15h43
Tambor de Crioula de Mestre Felipe.
Tambor de Crioula de Mestre Felipe. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A chegada dos 50 anos do Tambor de Crioula de Mestre Felipe será celebrada neste sábado (6) com um Encontro de Mestres e Mestras. O evento ocorre a partir das 14h na Casa do Tambor de Crioula, na Praia Grande.

A comemoração trás como tema o “Tambor de Crioula: o que permanece e o que se modifica em sua história”. A programação inicia com uma roda de conversa, e depois, às 18h terá a roda de dança. Para participar do encontro foram convidados grupos da grande ilha.

A ideia do evento é trazer um diálogo entre Mestres e Mestras, reverenciando os fundamentos do tambor de crioula do Maranhão, comentando sobre as mudanças que aconteceram com o passar dos anos e trazendo também o resgate da trajetória da Turma de Mestre Felipe. 

"É com espírito de refletir sobre a dinâmica histórica e estimular a preservação cultural que estamos comemorando os 50 anos da Turma de Mestre Felipe, conectados à transmissão de seus fundamentos para futuras gerações, assim como na manutenção de seu sotaque, o Tambor de Crioula tocado sem matraca", explicou Marco Aurélio Haikel, um integrante da coordenação do Tambor de Mestre Felipe.

"Será uma oportunidade de ouvir esses mestres. Saber de suas contribuições para a permanência das grandes turmas é fundamental para a continuidade e permanência. Será um momento de muitas trocas", afirmou Sergio Costa, discípulo de Mestre Felipe e integrante do grupo de coordenação do Tambor de Mestre Felipe.

Além disso, as comemorações continuam no mês de junho, dando as boas-vindas às festas juninas e em comemoração aos 99 anos de Mestre Felipe e ao seu legado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.