SÃO LUÍS - O retorno do Carnaval do Maranhão, após dois anos de suspensão por causa da pandemia da Covid-19, ocorre nesta sexta-feira (17), em um cenário espetacular: a avenida Litorânea. É na praia que vai ocorrer a abertura oficial dos dias de folia em São Luís.
A partir das 18h, o Circuito Litorânea (extensão) contará com trio elétrico animando o público, sob o comando do Bloco Tradicional Os Apaixonados. Em seguida, às 18h30, quem se apresenta é o cantor Erickson Andrade; às 19h30, a banda Mix In Brazil; às 20h30, Dinho Dias; às 21h30, o cantor Erick Land; e às 23h30, o encerramento é com o cantor Silva e o seu projeto Bloco do Silva.
Nos próximos dias de Carnaval, a programação começará às 10h na Litorânea. Para o Circuito Beira-Mar, uma vasta programação vai levar alegria aos brincantes entre os dias 18 e 21 de fevereiro, a partir das 17h.
O Maranhão é uma excelente alternativa para milhares de brincantes de outros Estados visitarem e apreciarem a programação da folia. A expectativa é que cerca de 20 mil passageiros embarquem e desembarquem na capital até 22 de fevereiro.
Veja a programação desta Sexta-feira de Carnaval:
Programação (Avenida Litorânea)
Dia 17 (sexta-feira)
18h - Bloco Tradicional Os Apaixonados
18h30 – Erickson Andrade
19h30 – Banda Mix In Brazil
20h30 - Dinho Dias
21h30 - Erick Land
23h30 - Bloco do Silva
Transporte
O transporte coletivo semiurbano e de ferryboat serão gratuitos durante o período do carnaval.
O serviço ferryboat será gratuito no sábado de Carnaval (18), no sentido de quem vai para a Baixada Maranhense; e na Quarta-Feira de Cinzas (22), no trajeto sentido São Luís. A previsão é que sejam feitas pelo menos 15 viagens diárias, podendo chegar a 21 e sendo transportadas cerca de 40 mil pessoas e 4 mil veículos no período. Poderão ser transportados passageiros e veículos de pequeno porte.
Em relação ao serviço de transporte semiurbano da Grande São Luís, estarão disponíveis ônibus semiurbanos nos terminais da Cohab/Cohatrac, São Cristóvão, Cohama, Vinhais e Praia Grande, no sábado (18) e domingo (19), durante todo o dia. A expectativa é que, nestes dois dias, cerca de 170 mil passageiros usem a gratuidade.
Segurança
O governo do Estado já disponibilizou efetivo reforçado para garantir a segurança no período carnavalesco na capital e demais espaços onde haverá programação, sob coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA). Mais de 11,5 mil policiais militares foram convocados para cobrir os pontos de festa e contam com aparato em veículos, motocicletas, viaturas e também, a pé. O esquema de segurança conta com apoio do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).
Serão feitas barreiras policiais nas manhãs, tardes e noites destas próximas duas semanas. Nas barreiras, o policiamento irá tirar armas de circulação e fazer apreensão de drogas. Outra ação realizada será a segurança ostensiva nos pontos de festa. A fim de garantir o efetivo, foram convocados policiais militares que atuam nos setores administrativos.
Haverá barreiras da Lei Seca em pontos estratégicos, principalmente na Região Metropolitana de São Luís. O policiamento realizará teste do bafômetro, e caso o resultado seja positivo, haverá encaminhamento do condutor à delegacia, onde será lavrado auto de infração.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.