SÃO LUÍS - Nesta segunda-feira (24), será aberta a 18ª edição do Festival Maranhense de Teatro Estudantil, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secma), por meio do Centro de Artes Cênicas do Estado (Cacem). O festival acontecerá às 9h, no Teatro Viriato Corrêa, localizado no Ifma-Campus, no Monte Castelo. O evento com entrada franca se estende até quarta-feira (26), com participação de escolas das redes pública e particular.
A abertura do evento contará com a apresentação do espetáculo ''Conversa pra Boi dormir ou Quem Pariu Mateus que Embale'', por alunos do Colégio Universitário da Ufma (Colun). Além disso, as sessões de apresentação acontecerão pela manhã das 9h às 11h e à tarde das 14h às 17h.
Nesta 18ª edição, o Festival de Teatro Estudantil, já faz parte do calendário cultural do Estado, se firmou e consolidou com o sucesso de público e de participação de grupos de teatro de escolas de São Luís e interior do Estado.
A programação é constituída por quatro municípios em cena, e 16 escolas participantes e terá participação de escolas de São Luís, Alcântara, Caxias, Alto Alegre do Pindaré, Itapecuru-Mirim, com espetáculos que serão apresentados em mostra competitiva.
A premiação será dia 1º de Dezembro às 16h, no auditório do Cacem, Rua de santo Antonio, 161 - Centro, quando serão entregues Troféu Cosme Júnior de participação aos melhores do festival do ano 2014.
Exposição teatral ''Personas''
Além do Festival de Teatro Estudantil, o Centro de Artes Cênicas do Maranhão, presenteia o público de São Luís com a exposição teatral permanente ''Personas'', que será aberta na terça-feira (25), às 19h, na sede do Cacem. A exposição é formada por 45 telas de retratos dispostas em painéis com rostos de personalidades do teatro mundial, do Brasil e do Maranhão, na técnica óleo sobre tela, de autoria do artista plástico Rogério Martins.
“A exposição tem finalidade de ambientar o Centro de Formação de Atores, imprimindo caráter didático-científico de cunho pedagógico, no que diz respeito à pesquisa e à investigação do estudo das artes cênicas, ao mesmo tempo em que personaliza o espaço com expoentes de significativo legado às artes cênicas, contendo rico material informativo inerentes ao universo teatral”, informa Domingos Tourinho, diretor do Cacem e coordenador do Festival.
A Exposição ficará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 13h às 22h, do dia 27 de novembro a 23 de dezembro.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.