Artes Integradas

Festival de Arte Contemporânea aberto em São Luís

Evento se estende até sexta-feira (16/5), em vários pontos da cidade.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

O 2º Festival de Arte Contemporânea começou nesta quarta-feira (14/5) e vai até sexta-feira (16/5), em São Luís. A programação ocorre em diversos pontos da cidade, como galerias, teatros, praças, terminais de integração, escolas, espaços culturais, ruas de grande fluxo de pessoas, entre outros.

Abertura

O evento foi aberto nesta manhã, no auditório do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão (Bacanga), com uma mesa-redonda. O tema em discussão foi Moda, Arte e Comunicação – Linguagens Expandidas, com mediação de Manoel Mougeot, Guilbert Macêdo e Poliana Sales, os três representando o Maranhão. Em seguida, às 11h, no Teatro de Bolso do mesmo Centro, será apresentada a performance de dança Sumidouro, por William França (CE).

Programação

À tarde, às 15h, na Praça Deodoro, será apresentada a performance Pedras Portuguesas, por Ana Campos (CE). Por volta das 16h, no ECI Museum, acontecerá mesa-redonda sobre o tema A Estética no Teatro Contemporâneo, com mediação de Marcelo Fecha, Camila Grimaldi e Ivy Faladeli, todos do Maranhão. No Casarão Angelus Novus, às 17h30, será apresentada a vídeo- performance Os imigrantes do quarto mundo, por Natasha Padilha (DF).

A programação terá continuidade até as 22h, em diferentes espaços. Por volta das 18h, na Praça Nauro Machado, a vídeo- performance O boi que andava de salto será apresentada por Tássia Araújo, representando o Piauí. O Laborarte também terá programação, às 16h.

As atividades ocorrem nas praças Deodoro e Nauro Machado, Guest House (Praia Grande), ECI Museum (Centro), Rua Grande, Casarão Angelus Novus (Praia Grande), Laborarte (Rua Jansen Muller), Espaço Drao (Praia Grande), e Teatro da Cidade de São Luís (Rua do Egito). Já as oficinas serão ministradas no Casarão Angelus Novus e Galeria Trapiche (Centro Histórico), Sated (Centro Histórico) e Sala de Dança da UFMA , todas ocorrerão das 9h às 12h, de hoje a sexta-feira. A programação completa está disponível no site do festival: www.festivaldeartecontemporanea.com. Do evento, participarão grupos e artistas locais e de outros estados, a exemplo de Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, e do Distrito Federal.

Proposta

O objetivo é dar continuidade às discussões iniciadas no primeiro festival, ano passado, cujo tema foi O corpo e o seu universo. Dessa vez, o tema proposto é Com que língua você fala. A realização é do Coletivo das Artes.

A ideia do II Festival de Arte Contemporânea do Maranhão é intervir e interferir na rotina do público e dos artistas que participam direta ou indiretamente das ações, suscitando questionamentos acerca dos meios e/ou elementos utilizados para estabelecer a comunicação e como este viés reflete no sistema da produção artística e em sua legitimação.

O Coletivo das Artes surgiu a partir da união de estudantes, professores, pesquisadores, artistas e outros profissionais, os quais colaboram entre si para movimentar e articular atividades de formação, criação e estudos da arte e sobre a arte no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.