Festival Cinema Pela Verdade

Últimas sessões do Festival "Cinema Pela Verdade" em SL

Sessões ocorrerão na Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e Universidade CEUMA.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54
Últimas sessões do Festival Cinema Pela Verdade.
Últimas sessões do Festival Cinema Pela Verdade. (Divulgação)

SÃO LUÍS - As últimas exibições do Festival Cinema Pela Verdade já tem data e local marcado. Agora elas acontecem no Prédio de História da Uema no Centro Histórico, nos dias 14 e 20 de maio e na Universidade CEUMA, no dia 19 de Maio. A próxima exibição é do filme "Repare Bem", no auditório de História da UEMA/Centro, na próxima quarta-feira (14), às 18h. A exibição sempre seguida de debate conta com a participação da Professora Doutora Mônica Piccolo, professora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioespecial e Regional e vice-coordenadora do Mestrado em História, Ensino e Narrativas (PPGHEN/UEMA).

No ano em que completam-se 50 anos do golpe que instaurou a ditadura civil-militar no Brasil, a Mostra exibe filmes que retratam este período marcante da história brasileira. Cada estado do país acontece pelo menos seis sessões gratuitas de filmes desde abril até maio, totalizando 162 exibições seguidas de debates. Este ano, os filmes selecionados foram os documentários "Repare Bem", de Maria de Medeiros, "Camponeses do Araguaia – A Guerrilha Vista por Dentro", de Vandré Fernandes, e "Ainda Existem Perseguidos Políticos", produzido de forma coletiva pela Ong Acesso.

Realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), em parceria com o Ministério da Justiça, o projeto foi contemplado pelo edital “Marcas da Memória”, da Comissão de Anistia, que visa à promoção de eventos e projetos com foco na Ditadura Militar no Brasil e na América Latina. "O Festival de Cinema pela Verdade chega a sua terceira edição em um momento de afirmação de nossa democracia com o aniversário dos 50 anos do Golpe. Este ano serve para reafirmar o NUNCA MAIS e para dizermos em alto e bom tom que a sociedade brasileira não aceita ruptura com as instituições e com a Constituição", diz o Secretário Nacional de Justiça e Presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão.

A Mostra Cinema pela Verdade teve início na última semana de março, quando universitários das 27 Unidades Federativas do Brasil reuniram-se em um hotel no interior do Rio de Janeiro para participar de uma intensa capacitação que os tornaram “agentes mobilizadores”. Oriundos dos cursos de Jornalismo, Ciências Políticas, História, Sociologia, entre outros, eles serão responsáveis por produzir e promover a Mostra em universidades, escolas e centros culturais de todas as capitais e em algumas cidades do interior do país. Em São Luís, a agente mobilizadora é o estudante de Rádio e TV na Universidade Federal do Maranhão, Nádia Cristina Costa.

“O ICEM acredita no audiovisual, no cinema, como um instrumento potencializador do debate e o Cinema Pela Verdade é uma ótima oportunidade de interlocução com o público jovem, atuante e crítico. Esse ano, em que se completam os 50 anos do Golpe, o projeto vem para somar a discussão do que foi a Ditadura Militar no Brasil. Falar sobre, discutir, esclarecer, facilita o entendimento do presente e futuro e é isso que o Cinema Pela Verdade se propõe a fazer”, conclui a vice-presidente do ICEM, Luciana Boal Marinho.

Serviço:

Data: Quarta-feira, 14/05

Horário: 18h

Filme: Repare Bem, de Maria de Medeiros

Local de exibição: Auditório de História – UEMA/Centro Histórico

Capacidade da sala: 160

Endereço: Rua da Estrela - Praia Grande, nº 329

Preço: Grátis

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.