Show

Cantora chilena Tita Parra faz show em São Luís nesta sexta-feira

A artista é neta de Violeta Parra, voz marcante e emblemática da música do Chile.

Pedro Sobrinho / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55
 Cantora chilena Tita Parra veio à convite da Casa d´Arte e do Instituto Maranhão Sustentável (IMA). Foto: Divulgação.
Cantora chilena Tita Parra veio à convite da Casa d´Arte e do Instituto Maranhão Sustentável (IMA). Foto: Divulgação.

A cantora, compositora e instrumentista chilena Tita Parra, herdeira artística da avó, Violeta Parra, uma das mais conhecidas e importantes artistas latino-americana, está em São Luís, onde realiza palestra e faz nesta sexta-feira (2), a partir das 18h30, no Teatro João do Vale. No palco, vão estar os Grupos Afrôs e o Maratuque Upaon-Açu. O objetivo é promover o intercâmbio entre os ritmos tradicionais chilenos e brasileiras. Tita Parra se apresenta acompanhada de músicos locais, e traz a banda convidada LatinPana, circulando pela primeira vez no Brasil, numa promoção da Casa d’Arte e do Instituto Maranhão Sustentável (IMA).

Influências

Em entrevista ao Na Mira, Tita destacou esse encontro com a música 'brazuca', onde ela diz ser fã de Villa Lobos, Dorival Caymmi, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Milton Nascimento, Chico Buarque, Egberto Gismonti, além de cantoras brasileiras.

- Temos feito um trabalho por vários ano criando amizades musicais e culturais por todo o Brasil. Cito como exemplos Déa Trancoso e Ceumar, de Minas Gerais; Vânia Lucas e Tarancón, de São Paulo. Agora, é a vez de conhecer o que está sendo produzido no Maranhão. Estou estudando e buscando novas fontes: o samba de raiz, tambor, todos os ritmos brasileiros. Quando vou criar algo, sai uma espécie de flor inesperada - ressalta.

Liberdade

A carreira musical de Tita começou ainda criança no ano 1962, influenciada pela familia musical - tocou violão, dançou e cantou no grupo Los Parra de Chile, con Violeta Parra. Também fez arranjos para os discos a mãe, Isabel Parra, cantora e compositora. Embora tenha a avó Violeta Parra como a maior referência musical, Tita afirma que segue a carreira com personalidade.

- Desde que comecei a cantar, sempre, procurei o meu caminho. Trabalho com liberdade. Violeta foi minha primeira mestre da liberdade - admite.

Fusão

Em seu trabalho, Tita parte da canção folclórica chilena para a música do mundo, incorporando influências de jazz, blues, rock, funk e até bossa nova. Combinando ritmos, melodias e harmonias do jazz, blues, bossa, funk e pop rock, ela vem se destacando como uma das novas vozes da música chilena nos últimos anos. Apesar desta fusão de estilos, ficam evidentes as profundas e autênticas raízes chilena e latinoamericana, em suas composições livres e experimentais. Tita possui uma refinada estética musical que combina o acústico e o eletrônico, dando cores aos mais variados timbres da música mundial.

- É justamente a mistura que eu gosto fazer. Não sigo regras. Eu me sinto livre para expressar o que seja bom no momento de criar. Adoro inventar, inovar, me reinventar - garante.

Tita Parra sintetiza sua vida artística focada nos temas do seu mais recente CD EL CAMINO DEL MEDIO, músicas de raiz latino americana e composições nas quais se mesclam diversas linguagens da música popular, folclore, Jazz, blues, MPB, música instrumental e entre outros gêneros. Basicamente esse será o repertório da temporada de shows em São Luís. Depois da capital maranhense, Tita Parra disse que vai se apresentar no Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC). Depois segue, em junho, para uma turnê nos Estados Unidos.

Artes Integradas

Da parceria entre arte, cultura e negócios, nasce o que de mais novo podemos pensar em Espaço Cultural. “Casa d’Arte”, centro de referência, localizada na Rua do Farol do Araçagi, nº 9, Alto do Farol, município de Raposa, no Maranhão. Também será sede do Instituto Maranhão Sustentável, associação que o apoia. Uma programação cultural ocorre a partir desta terça-feira (29/4) até sexta-feira (2/5), para saudar a chegada da casa e presentear os artistas e amantes da arte em São Luís.

O novo Centro Cultural se traduz em local de acolhimento aos amantes da arte e cultura; e em espaço corporativo de negócios do tipo “Hub” e “coworking”: escritório compartilhado. É lugar de encontro, circulação e criação da diversidade cultural. O ponto cultural de artistas, educadores, profissionais em geral. Nesse espaço democrático teremos a ambiência para criar projetos, abrigar feiras, exposições, realizar workshops, exposições, espetáculos, shows, reuniões, oficinas, festivais, palestras, enfim, as nossas melhores ideias.

Sustentabilidade

O Instituto Maranhão Sustentável/ IMA é uma associação, de direito privado, de caráter socioambiental e cultural, sem vinculação político-partidária nem distinção de credo, raça, etnia, classe, orientação sexual e gênero, fundada em 2011, com sede no Município de Raposa, Maranhão. O Instituto tem como missão promover e apoiar o desenvolvimento autêntico, pautado nos valores socioambientais, gerando empoderamento social e valorização do patrimônio cultural e socioambiental.

O seu ativismo cultural e socioambiental tem se dado em diversos eixos de atuação, quando se propõe a defender o patrimônio cultural dinâmico ao desenvolver ações articuladas para dinamização de museus e Centros de Cultura, fomentando o (des)envolvimento autêntico, ao apoiar e compor projetos que promovem criatividade, capacitação e cooperação, aí incluídos projetos de ecodesign, arquitetura sustentável, formação de agentes de cultura popular, entre outros. Leia o Blog de Pedro Sobrinho.

Programação Completa

29/04 | TERÇA-FEIRA | CASA D'ARTE | ENTRADA FRANCA

20h00 - Dança Teatro Balinesa- “Topeng Keras” com Luana Di Lua

20h20 - Sarau Poético

21h00 - Pocket Show Nato Silva

22h00 - Pocket Show Totti Moreira e os Espíritos Livres

23h00 - Pocket Show Luis Lima

30/04 | QUARTA-FEIRA | CASA D'ARTE | ENTRADA FRANCA

20h00 - Abertura com Rambô de Wagner Heineck (Teatro)

21h00 - InConcretus - RaurIcio Barbosa (Intervenção)

21h30 - Pocket Show com Didã

22h00 - Pocket Shows com Dicy Rocha

22h30 - Pochet Show com Tássia Campos

23h00 - Pocket Shows com Tita Parra & LatinPana

1º/05 | QUINTA-FEIRA | SOMENTE PARA CONVIDADOS

Vivência Artística/Intercâmbio Cultural - Ritmos e Sotaques Latinos com o Grupo Afrôs, Maratuque

Upaon-Açu, Tita Parra e LatinPana

19h00 - Palestra Musical - "Nossa Vida é Música", com Tita Parra

2/05 | SEXTA-FEIRA | TEATRO JOÃO DO VALE

19h30 - Show com Tita Parra, LatinPana, Afrôs e Maratuque

Ingressos: R$ 20,00 / Meia: R$ 10,00

EXPOSIÇÃO "SUPERFÍCIES" DE RAURICIO BARBOSA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.