São Luís vai sediar o 1º Festival Internacional do Folclore, entre os dias 8 e 12 de setembro. Neste sábado (25), será feito o lançamento do evento, às 9h, no auditório do Hotel Abbeville, somente para representantes institucionais das áreas de Cultura, Educação, Turismo, empresários, jornalistas culturais e demais convidados.
O festival é uma promoção da União dos Bois de Orquestra do Maranhão (UBOMAR) e do Conselho Internacional das Organizações de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais (CIOFF), organização não-governamental vinculada à Unesco, em parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func).
Na ocasião será apresentada a proposta do festival e também serão apresentados e empossados os delegados e dirigentes do CIOFF. A ideia da reunião é sensibilizar, sobretudo, os empresários, agentes culturais e representantes dos grupos folclóricos da dimensão internacional do evento.
- A ideia da reunião é também para apresentar os trabalhos que vamos desenvolver pelo CIOFF e promover a inserção dos grupos de folclore do Maranhão no mercado internacional de eventos nesta área - explicou Cláudio Sampaio, representante do CIOFF.
O principal objetivo do festival é promover a difusão das manifestações populares do Maranhão para o resto do mundo, abrindo campos para diálogos e troca de experiências entre diferentes culturas de outras regiões brasileiras e mundiais.
- No festival de São Luís, vamos ter a participação de grupos culturais de outros estados, como Rio Grande do Sul, Paraíba, São Paulo, Ceará, e também de grupos de países da Europa e América do Norte - afirmou Cláudio Sampaio.
O evento terá início no dia do aniversário da cidade, 8 de setembro, e vai prosseguir até o dia 12, com várias atividades. Ainda será definido o local de realização do festival. A reunião servirá também para esclarecer de que forma os grupos folclóricos, artistas e artesãos compreendam melhor a área de atuação do CIOFF e de que maneira todos poderão ser beneficiados com um evento de grande porte em São Luís.
SOBRE O CIOFF
Há 40 anos o CIOFF trabalha para a salvaguarda, promoção e difusão da cultura tradicional, com o objetivo de promover o patrimônio imaterial, através de formas de expressão, tais como dança, música, jogos, rituais, costumes e outras artes, além de promover diversas ações em favor da diversidade cultural, diálogo intercultural e cultura de paz através da implementação de programas específicos bienal ou a organização de reuniões, workshops e conferências cultural.
A organização realiza cerca de 250 festivais em mais de 50 países, envolvendo mais de 50 mil artistas. O evento promove uma rede mundial de contatos e trocas culturais entre os diversos países integrantes, propiciando o enriquecimento da própria realidade local.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.