Música

Hoje tem música de câmara no Teatro Arthur Azevedo

Se apresentam o violinista maranhense Mabio Rocha Duarte, a pianista mineira Rosiane Lemos e o violoncelista Kayami Satomi.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h15

Como parte da programação do I Encontro de Música de Câmara da Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (Emem), ocorre hoje, às 19h30, no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol, Centro), um recital de música com professores da Universidade Federal de Uberlândia (MG). O evento terá a presença do violinista maranhense Mabio Rocha Duarte, da pianista mineira Rosiane Lemos e do violoncelista Kayami Satomi.

No programa do recital composições como Sonata KV 311, Allegro com spirito, Andante com espressione e Rondeau, de Mozart; Carnaval das crianças, O ginete do Pierrozinho, O chicote do Diabinho, A Manha da Pierrete, Os Guizos do Dominozinho, As Peripécias do Trapeirozinho, As Traquinices do Mascarado Mignon e A Gaita de um Precoce Fantasiado, de Villa-Lobos; Danças brasileiras nº1 e 2, de Claudio Santoro; Baião de dois - Tocata em Ré, de Nelson Salomé; Märchenbilder opus 13 (I, II, III, IV), de Schumann; Sonata opus 24 - Allegro (1°movimento), de Beethoven; Cinco Miniaturas Brasileiras, Prelúdio, Toada, Chorinho, Cantiga de Ninar e Baião, de Edmundo Villani.

Sobre o palco se apresentarão o professor Mabio Rocha Duarte. Maranhense radicado em Uberlândia, é violinista e iniciou seus estudos musicais na Emem. Bacharel em violino pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizou curso de especialização em violino e música de câmara na Academia Franz Liszt, Hungria. É mestre pela Universidade do Novo México (EUA).

Em 1994, conquistou o primeiro lugar no IV Concurso Nacional de Música de Câmara da Faculdade Santa Marcelina, São Paulo, como membro do quinteto Scarlatti. De 1999 a 2002, foi spalla (primeiro violinista) da Orquestra Sinfônica do Novo México e membro do Quarteto de Cordas Abe Franck. No Brasil, atuou na Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, Orquestra de Câmara da Ulbra, Orquestra Unisinos e Orquestra Sesi-Fundarte. Desde 2004, é professor de violino e música de câmara da Universidade Federal de Uberlândia.

Pianista

A pianista Rosiane Lemos é de Belo Horizonte. Gravou o CD Memória da Música Latino-Americana, com obras de Villa-Lobos, Claudio Santoro, Aylton Escobar, Oiliam Lanna, Nelson Salomé, Ernest Widmer, Ronaldo Miranda e do compositor boliviano Cergio Prudêncio. Lançou recentemente o CD O Álbum para a Juventude op. 68, de Robert Schumann, e gravou duas obras no CD Ronaldo Miranda - Obra para Teclado, que será lançado em 2013.

Sua formação teve início na Escola de Música da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) com a professora Henedina Zarattini. Na escola foi orientada pelos professores Eduardo Hazan e Celina Szrvinsk, com quem concluiu o bacharelado em Piano. Ainda nessa instituição, recebeu o título de mestre em Performance Musical.

Como solista, atuou sob a regência da maestrina Ângela Pinto Coelho, com a Orquestra da Escola de Música da UFMG. No Palácio das Artes, em Belo Horizonte, tocou sob a regência do maestro Afrânio Lacerda. Entre as premiações em concursos nacionais de piano, destacam-se o 1º lugar e prêmio de melhor obra brasileira no XV Concurso de Piano Cidade de Araçatuba- SP; e o 2º lugar em prêmio de Melhor Obra Brasileira no X Concurso Arnaldo Estrela - MG. É professora de Piano e Música de Câmera no Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia.

Violoncelo

Nascido em uma família de músicos, Kayami Satomi cursou bacharelado em música na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e fez mestrado na Escola Superior de Música de Münster, na Alemanha. Teve como professores regulares de violoncelo Nelson Campos, Felipe Aquino e Matias de Oliveira Pinto, e participou de festivais com Antonio Meneses, Zygmunt Kubala, Alceu Reis, Colin Carr e Matt Haimowitz.

Foi membro-fundador do Grupo Quarta Dimensão, um trabalho de pesquisa sonora com forte inclinação para música brasileira, que registrou sua composição Baião Mimoso e sete arranjos seus no CD Músicos e Poetas. Tocou no International Festival of the Young Musicians-Prishtina em Kosovo e em Breslau, Polônia. Participou do Ensemble Hörsinn em Münster, grupo de música contemporânea. É professor efetivo da Universidade Federal de Uberlândia, onde ensina violoncelo e música de câmara, e é diretor artístico e regente da Orquestra Camargo Guarnieri.

Serviço

• O quê

Recital de música com Mabio Rocha Duarte, Rosiane Lemos e Kayami Satomi

• Quando

Hoje, às 19h30

• Onde

Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol, Centro)

• Entrada gratuita

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.