A Universidade Ceuma premiou na noite de quinta-feira (6), no Salão Nobre da Biblioteca José Sarney, no campus Renascença, os vencedores do Concurso de Poesia – São Luís 400 anos, promovido pelo curso de Letras da instituição.
O evento, que teve como principal objetivo estimular a produção literária acadêmica no contexto de comemoração do quarto centenário da capital maranhense, foi vencido por Tássia Cristina de Sousa Pedrosa, aluna do 4º período de engenharia ambiental da própria universidade, com a poesia “Meu encanto, São Luís”. A solenidade de premiação do concurso foi prestigiada por gestores, coordenadores dos cursos, alunos e professores da instituição e membros da Academia Maranhense de Letras (AML).
A vencedora do Concurso de Poesia – São Luís 400 anos, Tássia Cristina de Sousa Pedrosa, considerou a conquista do título como a realização de um sonho. “Queria muito ganhar o concurso para poder homenagear São Luís e instituição proporcionou a realização do meu sonho. Quero parabenizar o Ceuma por incentivar a arte e por isso me orgulho de ser aluna da instituição”, avaliou. Pela primeira colocação, a vencedora receberá do Ceuma um tablet.
Os autores de todos os 17 trabalhos considerados em conformidade com as exigências do concurso receberam um certificado de participação, com carga horária de quatro horas. Os cinco trabalhos selecionados pela banca ganharam também uma placa de homenagem alusiva à participação no evento.
A coordenadora do curso de Letras da Universidade Ceuma, Mekaele Frota, destacou o empenho dos participantes e ressaltou o compromisso da instituição em investir em cultura. “Decidimos homenagear os 400 anos de São Luís com um concurso de poesia por causa da forte ligação da instituição com a cultura”, comentou.
O reitor da Universidade Ceuma, Marcos Barros, destacou a participação de alunos de vários cursos da instituição no Concurso de Poesia – São Luís 400 anos. “A universidade não vive seus cursos isoladamente, pois no concurso de poesia, quando todos imaginavam que seria dominado por alunos de Letras, os cinco primeiro colocados se de outras graduações. Isso comprova que a instituição está firme no seu propósito de investir além da educação, em extensão, pesquisa, esporte e cultura”, destacou.
O consultou do Ceuma e membro da AML, José Maria Cabral Marques, parabenizou s instituição pela iniciativa de promover o Concurso de Poesia – São Luís 400 anos. “Em nome da AML, queria dizer que a universidade se fez notar em nossos corações por meio da poesia. E como entendo que a vida só vale ser vivida com poesia, o Ceuma está de parabéns”, ressaltou.
Após a premiação, os convidados da cerimônia de premiação do Concurso de Poesia – São Luís 400 anos, foram agraciados com um coquetel e uma apresentação do cantor Gabriel Melônio.
Classificação
1º lugar – Tássia Cristina se Sousa Pedrosa - 4º período do curso de Engenharia Ambiental do Ceuma - com a poesia “Meu encanto, São Luís”.
2º lugar – Christina Costa Pereira – 6º período do curso de Engenharia Ambiental do Ceuma - com a poesia “Celebração a São Luís”.
3º lugar – Claudinê Lobato Gomes Júnior – 3º período do curso Fisioterapia do Ceuma - com a poesia “Gleba de encantos”.
4º lugar – Márcio José Sousa Araújo – 6º período do curso de Serviço Social do Ceuma - com a poesia “São Luís 400 anos (De volta ao exílio)”.
5º lugar – Karyn Laisla Pereira Viana – 4º período do curso de Direito do Ceuma - coma poesia “São Luís, 400 anos de história, beleza e encantos!”.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.