Será realizado sábado, 4, no Teatro de São Luís (antigo Cine Roxy) o show 'Gravidade Líquida, do pianista Rubens Salles com participação de Claudio Lima e Anna Claudia e a banda Jair Torres (guitarra), Mauro Sergio (baixo), Isaias Alves (bateria), Sávio Araújo (sax e flauta) e Luiz Claudio (percussão). O show será realizado a partir das 21h e os ingressos custam R$ 30.
O mais novo álbum do pianista brasileiro acaba de ser gravado nos Estados Unidos, onde ele reside há cinco anos, em Nova York. O trabalho instrumental, intitulado ‘Liquid Gravity’, é um mix de música brasileira, jazz e clássico contemporâneo, com participação do percussionista Luiz Claudio Farias, radicado em São Luís.
O primeiro álbum de Rubens Salles, ‘Munderno’, lançado no Brasil em 2006, foi considerado por críticos mundiais uma verdadeira obra prima de jazz e samba, e ritmos brasileiros, indianos e africanos. ‘Munderno’ é uma homenagem ao Maranhão, onde morou, com ritmos como cacuriá, tambor de criola, boi da Ilha e boi de Zabumba.
Rubens também gravou trabalho em parceria com o cantor maranhense Claudio Lima, ‘Cada Mesa é um Palco’, com músicas de compositores como Bruno Batista.
Rubens Salles é um dos mais aclamados pianistas de sua geração. É mestre em Improvisação Contemporânea pelo New England Conservatory (Boston/EUA). Possui diploma pela Berklee College of Music e é bacharel em música, educação musical e piano clássico pela FAAM, no Brasil.
O pianista já estudou ao lado dos maiores nomes da música mundial, como Charlie Banacos, Ran Blake, Ken Schaphorst (responsável pelo Depto de Jazz do New England Conservatory), Hankus Netsky (responsável pelo Depto de Improvisação Contemporânea do New England), Dominique Eade, Laszlo Gardony, Wilson Curia (Melhor Educador de Jazz do Mundo – American Jazz Society/99).
Tocou e gravou com o guitarrista americano David Fiucinsky (Jack DeJohnette, Hiromi, Torsos), o saxofonista turco Serhan Erkol (Rick Ford, Butch Morris), o nomeado ao Grammy Latino, o cantor e compositor Zeca Baleiro (Gal Costa, Maria Bethânia, Ná Ozzetti), o guitarrista Olmir Stockler (Alemão), cantores Alcione, Emilio Santiago, Luciana Mello, editor da Brazilian Guitar Player Marcio Okayama (Stu Hamm, Mike Stern), editor da Brazilian Bass Player Nilton Wood (o Michael Manring brasileiro), Clube do Balanço e banda Cravo e Canella, um grupo de samba rock brasileiro que conquistou a marca dos 300 mil álbuns vendidos no Brasil.
Rubens se apresentou em locais como o Jordan Hall e o Williams Hall, Berklee Performance Center em Boston; Zinc Bar, Something’ Jazz Club, Central Park, Brazilian Endowment for the Arts e Kitano Jazz em Nova York; Sesc Pompéia, Teatro Maria Antonia e Sambódromo do Rio de Janeiro no Brasil. Rubens esteve em programas especiais de televisão em Boston pela ABC, no Brasil pela TV Globo, TV Cultura e SBT, e em revistas como a Brazilian Keyboard Player.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.