Dicas

Como remover manchas de mofo e bolor das roupas

Segundo especialista, é possível mensurar o tempo da mancha pela cor.

Uol

Atualizada em 27/03/2022 às 12h23

Depois de meses fechadas nos armários, nem sempre nas condições adequadas, não é raro encontrar roupas com manchas de mofo e bolor. Teoricamente é sempre possível remover a sujeira, mas, como explica Vladimir Constantino Valério, professor de química têxtil do Senai Têxtil São Paulo, dependendo do tempo necessário para a eliminação da mancha pode ser que os produtos usados na remoção acabem estragando o tecido.

Veja abaixo as dicas do professor do Senai e de Ricardo Monteiro, coordenador técnico da Quality Lavanderia, sobre como se livrar das manchas de mofo e bolor.

Quando a mancha é removível?

O tempo de permanência da mancha de mofo e bolor no tecido é que vai determinar se ela poderá ser eliminada ou não. Manchas recentes, que apareceram há algumas semanas, podem ser retiradas de forma simples. Segundo Ricardo Monteiro, é possível mensurar o tempo da mancha pela cor. As com tons violetas, pretos e esverdeados geralmente são as mais antigas e que estão mais impregnadas no tecido.

"Se a mancha estiver no tecido por um tempo muito grande, o tempo e o número de vezes que deveremos repetir a operação para a retirada do bolor será grande, o que também enfraquecerá o tecido, podendo haver uma perda de resistência e apodrecimento da peça", explica Vladimir.

Por isso, a dica dos profissionais para manchas muito antigas é optar pelo tingimento da roupa, que pode ou não manter a cor original da peça, dependendo da preferência do proprietário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.