Uma pesquisa interessante apontou mais uma das vantagens de reduzir as calorias ingeridas na dieta. De acordo com os pesquisadores da Universidade de Washington, uma dieta menos calórica diminui a temperatura corporal, fazendo com que o corpo funcione com mais eficiência em praticamente todos os aspectos. E com o organismo operando em uma condição mais adequada, a longevidade aumenta.
Os resultados do estudo foram publicados no jornal científico Aging. Para chegar a essas conclusões, os cientistas compararam a temperatura corporal de dois grupos de pessoas na faixa dos 55 anos e um grupo de atletas da mesma faixa etária. O primeiro grupo seguia uma dieta com restrição de calorias há seis anos. O segundo possuía uma alimentação comum, com uma quantidade considerável de calorias e gordura. Os atletas praticavam corrida e competiam em provas de resistência. Esse último grupo foi incluso na pesquisa para avaliar se o peso ideal ou excesso de peso interferem na temperatura corporal.
As pessoas que ingeriam menos calorias em sua dieta apresentaram uma temperatura menor, cerca de 0,2°C abaixo das demais. Apesar de a diferença parecer pequena, ela já causa grandes mudanças no corpo. Os atletas não demonstraram diferença na temperatura corporal, o que leva a crer que a forma física não interfere.
Já é provado que a redução na ingestão de calorias pode duplicar ou até triplicar a longevidade de organismos mais simples. Nos seres humanos, a quantidade de calorias que deve se cortada para aumentar a longevidade significativamente ainda não é conhecida. Mas quem segue essa dieta de restrição espera passar dos cem anos.
É importante lembrar também que a simples restrição calórica e consequente diminuição da temperatura corporal não é o suficiente para viver mais. Prolongar a vida depende de vários fatores conhecidos – não fumar, não ingerir grandes quantidades de bebidas alcoólicas, evitar a obesidade, entre outros – por isso não é provável que seja desenvolvida alguma forma de prolongar a vida dos seres humanos apenas com a diminuição de temperatura. Mas ela é um fator a mais para ajudar a viver mais e melhor. Futuramente, talvez seja possível restringir moderadamente as calorias ingeridas e tomar um medicamento que oferece os benefícios encontrados pelos pesquisadores de uma dieta com alta restrição calórica.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.