São João

Dicas para fazer a festa junina perfeita!

Comidas e brincadeiras que vão transformar a sua casa em um arraial.

GNT

Atualizada em 27/03/2022 às 12h36

"A fogueira está queimando / em homenagem a São João / O forró já começou / vamos gente, rapapé neste salão". Os versos de Gonzagão trazem à memória a alegria e gostosuras das festas juninas. Marcadas pelos festejos de Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo, elas são estendidas até julho. Quer organizar a sua própria festa? Confira as dicas de especialistas:

Comidas típicas

Os quitutes são variados, e podem mudar de acordo com a região. “No Sul é tradicional ter churrasquinho. Já no Nordeste, pamonha e tapioca. Mas em toda festa junina você encontra receitas feitas à base de milho, pois é época da colheita, além de comidinhas do interior ou da casa da avó”, explica a especialista em eventos Lidia Fraga.

“Se o evento é bem informal, entre amigos e familiares, você pode pedir para que cada um leve alguma coisa. Para não ter só bolo de milho ou pipoca, faça uma lista e sugira aos amigos na hora do convite”, diz. Muitos pratos já são encontrados prontos e outros são fáceis de fazer, é só se aventurar uma primeira vez.

Não se esqueça de colocar na lista comidas regionais, arroz doce e bolo coco. Ela elaborou uma lista com outros itens do cardápio essencial da festa:

Salgados: Pinhão cozido, pipoca e milho verde cozido.

Doces: Pé de moleque, paçoca, amendoim doce, cocada, canjica e doces em calda.

Decoração

Não podem faltar bandeirinhas, lanternas, balões decorativos. Tudo colorido.

“Use tecidos de chita e xadrez nas toalhas, guardanapos pendurados na parede ou nas cortinas, chapéu de palha. É uma opção barata e ficam lindos como bandejas ou pendurados na parede”, sugere Lidia.

Quadrilha, música e brincadeiras

Brincadeiras e simpatias são clássicas. “Pescaria, corrida do saco, concurso do caipira mais bem vestido. E que tal locar um touro mecânico?”, sugere Lidia. “Você pode dar de lembrancinhas aos convidados um kit com as receitas de uma simpatia”, lembra.

A coordenadora de eventos do sítio Dona Rosa, Márcia Martins, acha fundamental a quadrilha. “O casamento na roça é o ponto chave do evento. Não pode faltar alguém para organizar e direcionar todos os participantes”. Na trilha sonora, Luiz Gonzaga e muito forró.

Envolva as crianças na organização da festa

Sua festa certamente será divertida. Mas não deixe de curtir cada detalhe da preparação. “Os pais podem ensinar aos filhos a fazer bandeirinhas e lanternas. As crianças adoram ajudar. Também podem envolvê-los na organização das brincadeiras ou ajudá-los com apresentações, ensaiando o casamento na roça ou danças típicas”, diz Lidia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.